A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ikaro Alysson Viana Braga
  • Cesar Augusto Sadalla Pinto Professor efetivo do IFCE – campus Limoeiro do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.12

Resumo

O presente artigo trata sobre a formação de professores para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s). Nesse sentido, o estudo se propôs a analisar a formação dos graduandos em Educação Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte, refletindo sobre a sua concepção da importância do uso das NTIC’s na prática pedagógica. O estudo segue uma abordagem metodológica qualitativa, com ênfase no método estudo de caso. As técnicas utilizadas para coleta de dados foi análise documental e aplicação de questionários. Os sujeitos da pesquisa foram licenciandos em Educação Física que cursaram e concluíram com aproveitamento a disciplina Novas Tecnologias em Educação Física. De acordo com a análise dos documentos, identificamos que a legislação educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Resolução CNE/CP nº 1/2002) e o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE convergem sobre a necessidade de formar professores para o uso das Novas Tecnologias. Sobre a percepção dos sujeitos que receberam formação tecnológica ao longo de sua graduação, constatamos que os mesmos consideram que as NTIC’s devem estar presentes na prática docente, sendo um elemento inovador necessário ao professor em uma sociedade cada vez mais tecnológica. Nesse sentido, acreditamos que a formação de professores para o uso das NTIC’s auxilia nas práticas curriculares e extracurriculares dos graduandos, além de formar professores de acordo com as exigências da legislação brasileira.

Palavras-Chave: Novas Tecnologias. Formação de professores. Educação Física.

Biografia do Autor

Ikaro Alysson Viana Braga

Professor de Educação Física, Especializando em Fisiologia do Exercicio e Trenamento Funcional pela Faculdade do Vale do Jaguaribe.

Cesar Augusto Sadalla Pinto, Professor efetivo do IFCE – campus Limoeiro do Norte.

Graduado em Educação Física, com Mestrado em Educação

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professore Reflexivos Em Uma Escola Reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola.4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

ALMEIDA, Maria Elizabeth de. ProInfo: informática e formação de professores. Brasília: Ministério da educação, SEED, 2000.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e Abusos dos Estudos de Caso. In: Cadernos de Pesquisa. v.36. n.129, set.dez.2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 21 de set. 2014.

BARROS, Daniela Melaré Vieira; BRIGHENTI, Maria José Lourenção. Tecnologias da Informação e Comunicação e Formação de professores: tecendo algumas redes de conexão. In.RIVERO, Cléia Maria L. GALLO, Sílvio. (orgs.). A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru, SP: Edusc, 2004.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A Aprendizagem ao Longo da Vida: um desafio para a educação na sociedade do conhecimento. In: RIVERO, Cléia Maria L. GALLO, Sílvio. (orgs.). A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru, SP: Edusc, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. ParâmetrosCurriculares Nacionais (Ensino Médio): Bases Leais. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

COX, Kenia Kodel. Informática na Educação Escolar: polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores Associados, 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Século XXI: o mini dicionário da língua portuguesa. 4. ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MAIA, Dennys Leite. et.al. Estudo de Caso e Pesquisas Educacionais: análise acerca desse binômio. In: NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza, CE: EdUECE, 2011.

MARCONDES FILHO, Ciro. Sociedade Tecnológica. São Paulo: Scipione, 1994.

MENDES, Emanoela Therezinha Bessa; FARIAS, Isabel Maria Sabino; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Trabalhando com Materiais Diversos e Exercitando o Domínio da Leitura: pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. In: NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza, CE: EdUECE, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Brasília: MEC, 2002.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Tradução: Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.

PROJETO PEDAGÓGICO do curso de Licenciatura em Educação Física. Instituto Federal do Ceará, Campus Limoeiro do Norte. 2011.

RIVERO, Cléia Maria L; GALLO, Sílvio. (orgs.). A Formação de Professores na Sociedade do Conhecimento. Bauru, SP: Edusc, 2004.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007

SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de; MELO, Marcelo soares Tavares de; SANTIAGO, Maria Eliete. A Análise de Conteúdo Como Forma de Tratamento dos Dados Numa Pesquisa Qualitativa em Educação Física Escolar. In: MOVIMENTO. Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 31-49, julho/setembro de 2010.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Edição

Seção

Artigos Originais