A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NO CONTEXTO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: UM PERCURSO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Aline Britto Rodrigues Instituto Federal da Bahia
  • Edcassio Nivaldo Avelino Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.125

Resumo

Este trabalho objetiva compartilhar a experiência com a tematização da Corrida de Orientação, realizada no âmbito das turmas de 1° (primeiro) ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo IFBA - campus Eunápolis, localizado na Região da Costa do Descobrimento, estado da Bahia, no ano letivo de 2018. Trata-se, portanto, de um relato de experiência que parte das opções teóricas e metodológicas dos docentes de Geografia e Educação Física, com ênfase neste último componente curricular. A perspectiva interdisciplinar que assumimos fundamentou-se nos estudos de Fazenda (1998; 2014) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Brasil, 2012). As reflexões suscitadas com a experimentação da Corrida de Orientação reforçaram a importância do fomento de práticas interdisciplinares e da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Essas ações potencializaram o domínio dos conteúdos de cartografia e de um esporte não tradicional no âmbito da Educação Física por parte das/os estudantes. Ressalta-se que, essa proposta também contribuiu com o estreitamento das relações entre os sujeitos envolvidos, que propuseram a incorporação da atividade no calendário acadêmico institucional e a inserção de outros componentes curriculares na realização de experiências futuras, a exemplo de Língua Portuguesa e de Matemática.

Palavras-chave: Cartografia; Corrida de orientação; Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Aline Britto Rodrigues, Instituto Federal da Bahia

Possui mestrado em Educação Física pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo),  Licenciatura Plena em Educação Física também  pela UFE e, graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV, 2004). É professora EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico) do IFBA (Instituto Federal da Bahia), na cidade de Eunápolis. Além de atuar na Educação Física escolar, apresenta experiência na formação de professores de Educação Física, nas modalidades presencial e a distância. É integrante do grupo de pesquisa GEICES. 

Edcassio Nivaldo Avelino, Instituto Federal da Bahia

Possui título de Mestre em Geografia (2013); de Especialista em Geografia (2012); de Bacharel em Geografia (2011) e Licenciatura em Geografia (2009). Atua como professor efetivo do Instituto Federal da Bahia. Nos últimos anos desenvolveu pesquisa com os seguintes temas: mapeamento de uso da terra; caracterização geomorfológica a partir de imagem de satélite SRTM/ Topodata; índice de vegetação (NDVI) aplicado no estudo dos remanescentes de Mata Atlântica; índices de vegetação (NDVI, SAVI e EVI) aplicados no estudo das fitofisionomias do bioma Cerrado e Geografia & Cultura: (i) com recorte temático em saberes tradicionais e foco em produção de cerâmica tradicional e pesca artesanal; (ii) a construção do olhar a partir de uma óptica geográfica, usando como recurso a câmera fotográfica do aparelho celular.

Referências

ALMEIDA, Rosangela Doin de (Org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

BETTI, Mauro; SILVA, Pierre Normando Gomes da. Corporeidade, jogo, linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: EC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CARMONA, Eduardo K. et. al. O esporte de orientação: possibilidades e perspectivas. Educação Física em Revista – EFR, v. 7, n. 3, p. 19-27, 2013.

FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

FILHO, Elias do Nascimento Melo. A corrida de orientação como atividade pedagógica com uso de QR CODE: experiências com estudantes de pedagogia e outros cursos de licenciatura. In: Congresso Internacional de Educação e tecnologias: Encontro de Pesquisadores em educação à distância. Educação e Tecnologias inovação em cenários em transição, 2018.

HAAS, Célia Maria. A Interdisciplinaridade em Ivani Fazenda: construção de uma atitude pedagógica. International Studies on Law and Education. EMOrOc-Feusp / IJI-Univ. do Porto. 8 mai-ago, 2011.

JULY, Fernand. A Cartografia. Campinas, SP: Papirus, 2013.

KENSKI, Vani. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 1998.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 8 ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2011.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Ensino médio e técnico com currículos integrados: proposta de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 80-95.

MARTINELLI, Marcello. Curso de cartografia temática. São Paulo: Contexto, 1991.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MELLO, Nádia Cristina da Silva; MELLO, Luiz Antônio Castro de; RODRIGUES, Emanuel Teodoro. Desporto orientação como prática educativa. Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 2, p. 87-100, jul./dez. 2010.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e Interdisciplinaridade. In: A pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. 2 ed. Campinas: Papirus, 1997, p. 121-136.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Plano do Currículo, plano do ensino: o papel dos professores/as. In: SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. (Org.). Compreender e transformar o ensino. E ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 197-. 231.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências