A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NO CONTEXTO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: UM PERCURSO INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.125Resumo
Este trabalho objetiva compartilhar a experiência com a tematização da Corrida de Orientação, realizada no âmbito das turmas de 1° (primeiro) ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo IFBA - campus Eunápolis, localizado na Região da Costa do Descobrimento, estado da Bahia, no ano letivo de 2018. Trata-se, portanto, de um relato de experiência que parte das opções teóricas e metodológicas dos docentes de Geografia e Educação Física, com ênfase neste último componente curricular. A perspectiva interdisciplinar que assumimos fundamentou-se nos estudos de Fazenda (1998; 2014) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Brasil, 2012). As reflexões suscitadas com a experimentação da Corrida de Orientação reforçaram a importância do fomento de práticas interdisciplinares e da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Essas ações potencializaram o domínio dos conteúdos de cartografia e de um esporte não tradicional no âmbito da Educação Física por parte das/os estudantes. Ressalta-se que, essa proposta também contribuiu com o estreitamento das relações entre os sujeitos envolvidos, que propuseram a incorporação da atividade no calendário acadêmico institucional e a inserção de outros componentes curriculares na realização de experiências futuras, a exemplo de Língua Portuguesa e de Matemática.
Palavras-chave: Cartografia; Corrida de orientação; Interdisciplinaridade.
Referências
ALMEIDA, Rosangela Doin de (Org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
BETTI, Mauro; SILVA, Pierre Normando Gomes da. Corporeidade, jogo, linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: EC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CARMONA, Eduardo K. et. al. O esporte de orientação: possibilidades e perspectivas. Educação Física em Revista – EFR, v. 7, n. 3, p. 19-27, 2013.
FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.
FILHO, Elias do Nascimento Melo. A corrida de orientação como atividade pedagógica com uso de QR CODE: experiências com estudantes de pedagogia e outros cursos de licenciatura. In: Congresso Internacional de Educação e tecnologias: Encontro de Pesquisadores em educação à distância. Educação e Tecnologias inovação em cenários em transição, 2018.
HAAS, Célia Maria. A Interdisciplinaridade em Ivani Fazenda: construção de uma atitude pedagógica. International Studies on Law and Education. EMOrOc-Feusp / IJI-Univ. do Porto. 8 mai-ago, 2011.
JULY, Fernand. A Cartografia. Campinas, SP: Papirus, 2013.
KENSKI, Vani. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 1998.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 8 ed. Ijuí: Unijuí, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Ensino médio e técnico com currículos integrados: proposta de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 80-95.
MARTINELLI, Marcello. Curso de cartografia temática. São Paulo: Contexto, 1991.
MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
MELLO, Nádia Cristina da Silva; MELLO, Luiz Antônio Castro de; RODRIGUES, Emanuel Teodoro. Desporto orientação como prática educativa. Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 2, p. 87-100, jul./dez. 2010.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e Interdisciplinaridade. In: A pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. 2 ed. Campinas: Papirus, 1997, p. 121-136.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Plano do Currículo, plano do ensino: o papel dos professores/as. In: SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. (Org.). Compreender e transformar o ensino. E ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 197-. 231.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aline Britto Rodrigues, Edcassio Nivaldo Avelino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.