UMA ANÁLISE SOBRE AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.127Resumo
O presente trabalho buscou analisar as possíveis contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação do professor reflexivo na Educação Física, tendo como corpus de investigação as atividades desenvolvidas no subprojeto do PRP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte. Para apreender a realidade empírica, realizou-se uma pesquisa de campo, com uso da abordagem qualitativa, juntamente com o método estudo de caso, realizado com os residentes do subprojeto mencionado acima. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário on-line, contendo perguntas abertas, elaborado pelo aplicativo Google Forms. Os resultados demonstraram que o PRP reorganizou a inserção dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física no espaço escolar, proporcionando uma vivência mais enriquecedora com as atividades docentes durante a formação inicial, resultando, assim, em uma maior aproximação com o futuro espaço de atuação profissional, as escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Diante do estudo, foi possível concluir que o PRP possibilitou aos residentes do curso de licenciatura em Educação Física uma formação docente que discute a prática profissional dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva, mediada pelo diálogo e a troca de conhecimentos e experiências profissionais entre os docentes orientadores, os preceptores e os residentes.
Palavras-chave: Professor Reflexivo. Formação de Professores. Programa Residência Pedagógica. Educação Física.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa de Residência Pedagógica. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. EDITAL Nº 6/2018. Brasília, 2018.
DARIDO, S. C. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física. Revista Motriz. v. 01, n.02 , 1995, p. 124-28.
DARIDO, Suaraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
FORTALEZA. Projeto Institucional do Programa Residência Pedagógica (PRP). IFCE, Fortaleza. Fortaleza, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
NETO, Shigunov Alexandre; FORTUNATO, Ivan. Donald Schön e o "professor reflexivo". In.: NETO, Shigunov Alexandre; FORTUNATO, Ivan (Orgs.). 20 anos sem Donald Schön: o que aconteceu com o professor reflexivo? São Paulo: Edições hipótese, 2017.
NÓVOA, António. O Professor Pesquisador e Reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do future presente. Lisboa: Educa, 2009.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In.: NOVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In.: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
PINTO, César Augusto Sadalla; NÓBREGA-THERRIEN, Silva Maria; MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira. Estudos preliminares sobre a formação do professor reflexivo na Educação Física: o estado da questão. In.: PINTO, César Augusto Sadalla (org.). A produção do conhecimento no curso de Educação Física: o desafio de formar professores pesquisadores. Recife: Imprima, 2016.
POLADIAN, Mariana Lopes Pedrosa. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre Universidade e Escola na Formação de Professores. 2014, 128f. Dissertação (Mestrado em Educação), Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014.
RANGEL-BETTI, Irene C.; BETTI, Mauro. Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física. Revista Motriz. v. 2, n.1, p.10-15, 1996.
REIS, Valdeci.; SARTORI, Ademilde. Educação pública em risco: descontinuidades, golpes e resistência. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v.11, n.1, p. 59-70, jan./abr. 2018.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES JÚNIOR, Néri Emilio. O professor reflexivo e a produção sobre formação de professores em Educação Física. Motrivivência. Ano XXII, Nº 35, P. 301-315 Dez./2010.
ZEICHNER, Ken. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90 In.: NOVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Marcos Saturnino Pereira, Francisco Eraldo da Silva Maia, Maria Ozirene Maia Vidal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.