UMA ANÁLISE SOBRE AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • João Marcos Saturnino Pereira
  • Francisco Eraldo da Silva Maia
  • Maria Ozirene Maia Vidal Instituto Federal do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.127

Resumo

O presente trabalho buscou analisar as possíveis contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação do professor reflexivo na Educação Física, tendo como corpus de investigação as atividades desenvolvidas no subprojeto do PRP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte. Para apreender a realidade empírica, realizou-se uma pesquisa de campo, com uso da abordagem qualitativa, juntamente com o método estudo de caso, realizado com os residentes do subprojeto mencionado acima. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário on-line, contendo perguntas abertas, elaborado pelo aplicativo Google Forms. Os resultados demonstraram que o PRP reorganizou a inserção dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física no espaço escolar, proporcionando uma vivência mais enriquecedora com as atividades docentes durante a formação inicial, resultando, assim, em uma maior aproximação com o futuro espaço de atuação profissional, as escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Diante do estudo, foi possível concluir que o PRP possibilitou aos residentes do curso de licenciatura em Educação Física uma formação docente que discute a prática profissional dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva, mediada pelo diálogo e a troca de conhecimentos e experiências profissionais entre os docentes orientadores, os preceptores e os residentes.

Palavras-chave: Professor Reflexivo. Formação de Professores. Programa Residência Pedagógica. Educação Física.

Biografia do Autor

João Marcos Saturnino Pereira

Mestrando em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduando em Educação Física Escolar e Psicomotricidade pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte.

Francisco Eraldo da Silva Maia

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Graduado em Ensino de Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-Graduado em Didática e Práticas de Ensino pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte.

Maria Ozirene Maia Vidal, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa de Residência Pedagógica. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. EDITAL Nº 6/2018. Brasília, 2018.

DARIDO, S. C. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física. Revista Motriz. v. 01, n.02 , 1995, p. 124-28.

DARIDO, Suaraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

FORTALEZA. Projeto Institucional do Programa Residência Pedagógica (PRP). IFCE, Fortaleza. Fortaleza, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

NETO, Shigunov Alexandre; FORTUNATO, Ivan. Donald Schön e o "professor reflexivo". In.: NETO, Shigunov Alexandre; FORTUNATO, Ivan (Orgs.). 20 anos sem Donald Schön: o que aconteceu com o professor reflexivo? São Paulo: Edições hipótese, 2017.

NÓVOA, António. O Professor Pesquisador e Reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001.

NÓVOA, António. Professores: Imagens do future presente. Lisboa: Educa, 2009.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In.: NOVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In.: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

PINTO, César Augusto Sadalla; NÓBREGA-THERRIEN, Silva Maria; MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira. Estudos preliminares sobre a formação do professor reflexivo na Educação Física: o estado da questão. In.: PINTO, César Augusto Sadalla (org.). A produção do conhecimento no curso de Educação Física: o desafio de formar professores pesquisadores. Recife: Imprima, 2016.

POLADIAN, Mariana Lopes Pedrosa. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre Universidade e Escola na Formação de Professores. 2014, 128f. Dissertação (Mestrado em Educação), Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014.

RANGEL-BETTI, Irene C.; BETTI, Mauro. Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física. Revista Motriz. v. 2, n.1, p.10-15, 1996.

REIS, Valdeci.; SARTORI, Ademilde. Educação pública em risco: descontinuidades, golpes e resistência. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v.11, n.1, p. 59-70, jan./abr. 2018.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES JÚNIOR, Néri Emilio. O professor reflexivo e a produção sobre formação de professores em Educação Física. Motrivivência. Ano XXII, Nº 35, P. 301-315 Dez./2010.

ZEICHNER, Ken. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90 In.: NOVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Edição

Seção

Artigos Originais