A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de identificar a percepção dos alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus Presidente Figueiredo sobre a utilização das TICs nas aulas de Educação Física, realizadas de forma remota durante o período inicial da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 52 alunos de cursos técnicos de nível médio na forma integrada. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário composto por 6 questões fechadas. Constatou-se que dentre os recursos utilizados nas aulas, o Whatsapp foi apontado pela maioria dos alunos como a ferramenta com a qual mais se identificaram e gostaram de utilizar. Verificou-se ainda que os alunos tiveram dificuldades para acessar o Sistema de turma virtual próprio da instituição, bem como problemas de acesso a internet. Os resultados apontam, ainda, que um grande número de estudantes já utilizavam as TICs por conta própria para complementação dos estudos. Em relação à continuidade do uso desses recursos nas aulas de Educação Física no pós-pandemia, a maioria dos alunos sinaliza para manutenção da metodologia adotada, especialmente para tratar dos conteúdos teóricos da disciplina. Tais achados indicam que o uso das TICs foi importante no período de paralisação das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19, proporcionando aos alunos uma forma de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, ainda que de forma remota.

Biografia do Autor

Eder Marcio Araujo Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Docente de Educação Física do Institudo Federal do Amazonas, atuando nas áreas de Educação Física escolar e novas Tecnologias para o ensino.

Referências

ALBUQUERQUE, R.; LEITE, S. Q. M. Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia Educacional Complementar de Ensino de Ciências. RENOTE. v. 6, p. 1, 2008.

ANTÓNIO MOREIRA, J.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 13 maio 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.

BUHRING, R. L.; QUARESMA, C. R. T. A Integração das TICs como ferramentas de ensino e aprendizagem na educação física escolar: o olhar docente. Revista Biomotriz. Cruz Alta/RS, v. 13, n. 4, p. 44 - 54, dez. 2019.

BIANCHI, P.; PIRES, G. L.; VANZIN, T. As Tecnologias de Informação e Comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Revista Linhas, Florianópolis, SC, v. 9, n. 2, p. 56-75, 2008.

BIANCHI, P. Relato de experiência em mídia Educação (Física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sérgio Dorenski (Orgs.). Pesquisa em educação física e Mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2009.

DINIZ, I. K. S.; DARIDO, S. C. Blog educacional e o ensino das danças folclóricas nas aulas de educação física: aproximações a partir do currículo do estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, RS, v. 21, n. 3, p.701-716, 2015.

FERREIRA, A. F.; DARIDO, S. C. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). In: GONZÁLEZ, F.J.; FENSTERSEIFER, P.E. (Orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GARCIA, L. C. P.; MEZZAROBA, C.; RIBEIRO, S. D. D.; MENDES, D. S. A formação profissional em Educação Física e a temática das tecnologias da informação e comunicação e mídia esportiva: contribuições do LaboMídia/UFS. In: II Congresso Internacional de Formação de Profissional em Educação Física e IV Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2012, Florianópolis. Anais do II CIFPEF E IV SEPEF. Florianópolis, 2012. v. 1. p. 640-650.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2012.

LARA, H. L. Uma proposta de utilização de mídias sociais no ensino de física para as turmas de 1° ano do ensino médio, com ênfase à dinâmica de Newton. 2016. 143 f. Dissertação - Mestrado em Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016. Disponível em: <https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2138>. Acesso em: 08 nov. 2019.

RUBIO JUNIOR, L.; SILVA, M. S. Uso significativo do celular na Educação Física Escolar. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor – PDE. Cadernos PDE, v. 1. Governo do Estado do Paraná: SE, 2014. [online]. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ ufpr_edfis_artigo_leonildo_rubio_junior.pdf>. Acesso em: 31 maio. 2020.

TAHARA, A. K.; CAGLIARI, M. S.; DARIDO, S. C. Celular, corrida de orientação, Educação Física Escolar: elaboração e avaliação de um material didático. Revista Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 5, n. 1, 2017. Disponível em:<http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/1983/2112>. Acesso em: 08 jun. 2020.

Downloads

Publicado

28-04-2021