A FORMAÇÃO PERMANENTE DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFRN-CNAT: AUTOESTUDO E REFLEXÕES COMPARTILHADAS

Autores

  • Ewerton Leonardo da Silva Vieira Programa de pós-graduação em educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alison Pereira Batista Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ivana Lucia da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Luciana Venâncio Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto de Educação e Esportes da Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Sanches Neto Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto de Educação e Esportes da Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo refere-se a uma investigação da própria prática, realizada por um professor-pesquisador por meio de um autoestudo colaborativo, no contexto do ensino de conteúdos da educação física. A pesquisa foi realizada pelo professor no contexto de seu trabalho com alunos(as) de uma turma do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – campus Natal Central (CNAT). O objetivo é apontar os indícios de transições no processo formativo de um professor-pesquisador de educação física, vinculados à noção de formação permanente de professores(as). Discute-se, inicialmente, a metodologia e a pertinência do autoestudo na prática docente. O estudo centra-se em narrativas autobiográficas que focalizaram os saberes mobilizados e apropriados pelo professor-pesquisador no seu contexto de trabalho. Os resultados apontam a importância da colaboração com outros(as) professores(as) – denominados(as) na literatura como “amigos(as) críticos(as)” – que fomentam inquietações e questionamentos e estimulam processos reflexivos. Conclui-se que, por um lado, o autoestudo é uma estratégia coerente e situada de investigação colaborativa da própria prática docente porque, ao compartilhar saberes e entendimentos, promove o desenvolvimento profissional dos(as) professores(as) envolvidos. Por outro lado, há um limite da pesquisa à medida que o foco não está nas vozes dos(as) alunos(as) como sujeitos que também poderiam contribuir para analisar a prática do professor.

Biografia do Autor

Ewerton Leonardo da Silva Vieira, Programa de pós-graduação em educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Educação Física na área o movimento humano, cultura e educação

Alison Pereira Batista, Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em educação na área da educação, comunicação, linguagens e movimento

Professor de educação física na educação básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Ivana Lucia da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação na área da educação, comunicação, linguagens e movimento

Professora de educação física na educação básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Luciana Venâncio, Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto de Educação e Esportes da Universidade Federal do Ceará

Doutora em educação e professora no Programa de pós-graduação em educação física da Univrsidade Federal do rio Grande do Norte na área do movimento humano, cultura e educação

 

Luiz Sanches Neto, Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto de Educação e Esportes da Universidade Federal do Ceará

Doutor em pedagogia da motricidade humana e professor no Programa de pós-graduação em educação física da Univrsidade Federal do rio Grande do Norte na área do movimento humano, cultura e educação

Referências

ABREU, S. M. B. Formação para pesquisa de licenciados em educação física: experiência (auto) formadora. Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica, Salvador, v. 04, n.11, p. 787-791, 2019.

BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education An introduction to theory and methods. Boston Allyn and Bacon, 1982.

CORBIN, J. M; STRAUSS, A. L. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory. Londres: Sage, 2008.

DINKELMAN, T. Self-study in teacher education: a means and ends tool for promoting reflective teaching. Journal of Teacher Education, Nova York, v. 54, n. 1, p. 6-18, 2003.

ENNIS, C. D. The complexity of intervention: implementing curricula in the authentic world of schools. In: OVENS, A; HOPPER, T; BUTLER, J. (Orgs.). Complexity thinking in physical education: reframing curriculum, pedagogy and research. Londres: Routledge, p. 14-26, 2013.

FENSTERMACHER, G. D.; RICHARDSON, V. L’explicitation et la reconstruction des arguments pratiques dans l’ensignement. Cahiers de la Recherche en Éducation, v. 1, n. 1, p. 157-181, 1994

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GUIMARÃES, Soares Valter. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas-SP: Papirus, 2004.

GÜNTHER, M. C. C. A formação permanente de professores de educação física na rede municipal de Porto Alegre, no período de 1989 a 1999: um estudo a partir de quatro escolas da rede. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

HAMILTON, M. L. Professional knowledge, self-study and teacher education. In J. Loughran, M. Hamilton, V. La Boskey, & T. Russell (Eds.), The international handbook of self-study of teaching and teacher education practices. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, p. 375-419, 2004.

LOUGHRAN, J. Developing a Pedagogy of Teacher Education: Understanding Teaching and Learning about Teaching. Abingdon: Routledge, 2006.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NAHAS, M. V; BARROS, M. V. G; FRANCALACCI, V. O pentáculo do bem-estar: Base conceitual para avaliação de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Florianópolis, v. 05, n. 2, p. 48-59, 2000.

NÓVOA, A. (Org.). Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1992, 1997.

OVENS, A; FLETCHER, T. Doing self-study: the art of turning Inquiry on yourself. In: OVENS, A; FLETCHER, T. Self-study in physical education teacher education: exploring the interplay of pratice and scholarship. New York Dordrecht London: Springer, p. 3-14, 2014.

PHILPOT, R; SMITH, W. Making a different difference: physical education teacher education students’ reading of critical PETE program. Curriculum Studies in Health and Physical Education, Routledge, v. 9, n.1, p. 7-21, 2018.

PHILPOT, R; SMITH, W; OVENS, A. Pete critical pedagogies for a new millenium. Revista de Educação Física da UFRGS. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e25064, 2019.

PINNEGAR, S. Methological perspectives: introduction. In: HAMILTON, M. L; PINNEGAR, S; LOUGHRAN, J; LABOSKEY, V. Reconceptualizing teaching practice: self-study in teacher education. London: Falmer Press, pp. 31-33, 1998.

RANGEL-BETTI, I. C. A; GALVÃO, Z. Ensino reflexivo em uma experiência no ensino superior em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas-SP, v. 22, n. 3, p. 106-16, 2001.

SANCHES NETO, L. Pressupostos de convergência, sistematização e complexidade na educação física: perspectivas de professores(as)-pesquisadores(as). In: VENÂNCIO, L; SANCHES NETO, L; OKIMURA-KERR, T; ULASOWICZ, Carla (Orgs.). Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba: CRV, v. 29, p. 15-48, 2017.

OLIVEIRA, A. T. C; ROCHA, L. L; VENÂNCIO, L; SANCHES NETO, L. Professores(as)-pesquisadores(as) de educação física na educação básica: idiossincrasias e fomento à formação na região metropolitana de Fortaleza. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 143-151, jul./dez. 2019.

SCHUCK, Sandra; RUSSELL, Tom. Self-study, critical friendship, and the complexities of teacher education. Studying Teacher Education, v. 1, n. 2, p. 107-121, 2005.

SCHÖN, D. The reflective practitioner. New York: Basic Books, 1983.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 77-91, 1992.

VENÂNCIO, L; SANCHES NETO, L. A relação com o saber em uma perspectiva (auto) biográfica na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n.11, p. 729-750, 2019.

VENÂNCIO, L; SANCHES NETO, L; OKIMURA-KERR, T; ULASOWICZ, C. (Orgs.). Educação física no ensino fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curitiba: CRV, v. 29, 2017.

Downloads

Publicado

28-04-2021