CONSTRUINDO PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA ATIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este artigo descreve a experiência realizada com a criação de um material informativo relacionado ao tema de atividade física e saúde, nas aulas regulares de Educação Física, com sete turmas de Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. O objetivo da proposta foi de que os/as alunos/as produzissem um material informativo com base na temática do programa de atividade física e saúde da disciplina. Foram elaborados 29 materiais informativos, entre os quais: folders (11); artigo informativo ou de opinião para uma revista (seis); panfletos (nove); banner (dois); vídeo (um). Como resultados destacam-se a qualidade e a criatividade dos materiais produzidos, assim como a avaliação dos materiais realizada pelos/as alunos. A avaliação dos materiais informativos, realizada tanto pela professora, quanto pelos/as alunos/as, foi o momento mais proveitoso da experiência, pois contou com a participação efetiva dos/as alunos/as nos processos de ensino e de aprendizagem. Essa prática enfatiza a possibilidade de uma proposta metodológica diferenciada nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio, onde seja possível o desenvolvimento integral do/a aluno/a, assim como sua participação ativa, onde o/a professor/a valorize as diversas possibilidades de atuação do/a aluno/a, contribuindo para uma formação mais significativa.Referências
REFERÊNCIAS
COSTA, l. C. A.; NASCIMENTO, J. V. Prática pedagógica de professores de educação física: conteúdos e abordagens pedagógicas. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 17, n. 2, p. 161-167, 2006. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3336/2409>. Acesso em: 22 jul. 2020.
FORTES, M. O. et al. A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 23, n. 1, p. 69-78, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12617/9331>. Acesso em: 22 jul. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HANCOCK, A. A educação e as novas tecnologias da informação e da comunicação. In: DELORS, J. (org.) Educação para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2005.
KHALED, T. E. A.; TASSA, O. M. Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. Revista Digital EF Deportes. Buenos Aires, ano 20, n. 203, 2015. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd203/motivacao-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm>. Acesso em: 20 jul. 2020.
KRUG, H. N. Formação de professores reflexivos: ensaios e experiências. Santa Maria: O Autor, 2001.
MARTINEZ, R. V. O desinteresse dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física. 2014. 57f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Curso de Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul.
MERCADO, L. P. L. A internet como ambiente de pesquisa na escola. In: MERCADO, L. P. L (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002. P. 11-28.
MONTIEL, F. C.; ANDRADE, D. M. Tecnologias da informação e comunicação nas aulas de educação física - uma experiência no IFSul. In: SILVA, G. C. P; JORGE, W. J. Tecnologias educacionais [recurso eletrônico]: uma abordagem contemporânea. Maringá, PR: Uniedusul, 2020. p. 133-142.
MOROUÇO, P.; MARQUES, S.; CARVALHO, M. A influência da Educação Física na edificação dos valores nos jovens actuais. Revista Digital EF Deportes. Buenos Aires, ano 12, n. 118, mar. 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Pedro_Morouco/publication/267450608_A_influencia_da_Educacao_Fisica_na_edificacao_dos_valores_nos_jovens_actuais/links/544fc0470cf24e8f7374a59e.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2020.
OLIVEIRA, B. N.; OLIVEIRA, B. N.; ANTUNES, P. C. Educação Física Escolar e saúde no contexto brasileiro: uma revisão integrativa (2011-2016). Refise, Ceará, v.1, n. 1, 2018, p. 117-130. Disponível em: <https://intranet.limoeiro.ifce.edu.br/revistas/refise/article/view/42/9>. Acesso em 22 jul. 2020.
PARNAIBA, C. S.; GOBBI, M. C. Os Jovens e as tecnologias da informação e da comunicação: aprendizado na prática. Anagrama, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 1-14, 2010. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35450/38169>. Acesso em: 10 jun. 2020.
SOARES, R. A. Manual de educação física: esporte educacional. Federação Nacional das Apaes: Brasília, 2009.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.