CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: ASSOCIAÇÃO POSSÍVEL EM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL? UM DIÁLOGO COM O PROFESSOR WAGNER WEY MOREIRA

Autores

  • Arliene Stephanie Menezes Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
  • Klertianny Teixeira do Carmo
  • Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa
  • Symon Tiago Brandão de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.147

Resumo

O presente texto apresenta a entrevista com o Prof. Dr. Wagner Wey Moreira realizada em 27 de maio de 2020 para o projeto Entre-lares, projeto de extensão vinculado ao Instituto Federal do Ceará (IFCE), o qual objetivava produzir um ambiente dialógico sobre as afetações emergentes acerca da cultura corporal, no contexto pandêmico do covid-19 e reflexividade crítica com a experiência formadora. O professor Wagner é vinculado a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), aqui entrevistado pela professora doutoranda Stephanie Menezes do IFCE. O diálogo nos traz nuances sobre corporeidade, Educação Física e o contexto pandêmico com várias reflexões sobre a atualidade.

Palavras-chave: Corpo. Cultura Corporal. Educação Física. Covid-19.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do grupo de pesquisa CORPONEXÕES: corpo, cultura e sociedade.

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Doutorado em Educação (Psicologia Educacional) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Curso de Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação.

Klertianny Teixeira do Carmo

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC. Membro do Grupo de Pesquisa CORPONEXÕES: corpo, cultura e sociedade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)..

Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestra em Educação Física n UFRN. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa CORPONEXÕES: corpo, cultura e sociedade, do IFCE.  

Symon Tiago Brandão de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE)

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE). Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Treinamento Esportivo pela UECE. Membro do grupo de estudos e pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE). Membro do Núcleo de História, Informação e Memória da Enfermagem do Ceará (NUDIHEN).

Referências

ASSMANN, Hugo. Paradigmas educacionais e corporeidade, Piracicaba: Editora UNIMEP, 1994. 2ª. Edição.

BENTO, J. O. Corpo e desporto: reflexões em torno desta relação. In: MOREIRA, W. W. (Org.) Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas, Papirus, 2006, p. 155-182.

HARARI, Yuval Noah. Homo deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: RS:L&PM, 2018a.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018b.

INGENIEROS, José. O homem medíocre. Campinas: Edicamp, 2003.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo. in: NOVAES, Adauto (Org.), O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 123-137.

MOREIRA, Wagner Wey. Educação física escolar: uma abordagem fenomenológica. Campinas: Editora Unicamp, 1992, 2ª. Edição.

MOREIRA, Wagner Wey (Org.). Educação física e esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 2010, 16ª. Edição.

MOREIRA, Wagner Wey; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni (Orgs.). Educação física e esporte no século XXI. Campinas: Papirus, 2016.

NOVAES, Adauto (Org.). O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Edição

Seção

Entrevista