OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: PERGUNTAS DE UM (SEMPRE) INQUIETO PROFESSOR

Autores

  • Lino Castellani Filho

Resumo

Partindo da premissa de que a Educação Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), seja como componente curricular do ensino médio, ou como curso de formação profissional em nível de graduação, deve guardar diferenciação com a forma como se faz presente nas demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), este Ensaio problematiza a questão se valendo de dados concernentes tanto à área da Educação Física (EF), quanto àqueles referentes às características próprias aos IFS, convidando os estudiosos a se debruçarem sobre o assunto, enfatizando a carência, e subsequente necessidade, de estudos sobre as especificidades da mencionada inserção.

Biografia do Autor

Lino Castellani Filho

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP; Professor Livre-Docente (aposentado) da Faculdade de Educação Física da Unicamp; Professor-Visitante da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, FEF/UnB, nos biênios 2012/13 e 2016/17; Secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, junto ao Ministério do Esporte, de janeiro de 2003 a abril de 2006; Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE, nas gestões 1999/2001 e 2001/2002; Presidente da Associação de Docentes da Unicamp – Adunicamp - 1996/98. Membro Efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE, e integrante do Conselho Científico Extraordinário do seu Grupo de Trabalho Temático de Políticas Públicas; Membro Efetivo da Red Latinoamericana y Caribeña de Deporte Social para la Inclusión.

Referências

BROCH, Caroline; TEIXEIRA, Fabiane Castilho; SOUZA, Juliano De; RINALDI, Ieda Parra Barbosa. A expansão da Educação Física no Ensino Superior Brasileiro. In Journal Physical Education, v. 31, e3143, 2020.

CASTELLANI FILHO, Lino. “Às voltas com o futuro: Minhas incursões na Educação Física escolar”. In Poiésis. Tubarão, SC: Unisul, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, V. 14, n.25, p. 19-51, jan/jul 2020.

CASTELLANI FILHO, Lino. 40 anos de CBCE: De expressão do “Movimento de Renovação Conservadora” à síntese do “Movimento Renovador (Progressista) da Educação Física/Ciências do Esporte”. In LARA, L.[et al] (orgs.) Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do conhecimento em 40 anos do CBCE – Volume 1: Memória e História do CBCE. Ijuí, RS: Editora Inijuí, 2019, pp. 65-76.

CASTELLANI FILHO, Lino. Formação em Educação Física no âmbito da Educação Superior Brasileira: Aproximações ao cenário Sulamericano. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes P.; CATANI, Afrânio Mendes. Formação Profissional no Brasil. São Paulo, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 267-289.

PACHECO, Eliezer. “Desvendando os Institutos Federais: identidade e Objetivos”. In Educação Profissional e Tecnológica em Revista. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, v. 4, n.1, 2020, pp.4-22.

RODRIGUES, Evellyn Pereira. “Formação Superior em Educação Física: Possíveis entendimentos sobre a distribuição geopolítica dos cursos”. Dissertação de Mestrado. Brasília, DF, UnB, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.

Downloads

Publicado

28-04-2021