AS CRIANÇAS CONSTRÓEM MAQUETES E MINIATURAS PARA APRENDEREM PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

Resumo

Dada a carência de material didático interativo para o ensino das Práticas Corporais de Aventura (PCA), apresentamos o uso de maquetes e miniaturas como uma ferramenta no Ensino Fundamental I. Trata-se de um estudo de caso sobre a curadoria de objetos de aprendizagem projetados por alunos do 4º ano e 5º ano em uma escola municipal em Maringá, Paraná. A produção dos artefatos foi precedida pela vivência direcionada de jogos de aventura até o contato com PCA sistematizadas e acesso à categorização das modalidades conforme terra, água e ar. A curadoria e a exposição das produções consideraram as formas de organização adotadas pelas crianças em diálogo com a fundamentação das aulas. Observamos que as maquetes e miniaturas aproximam a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo, ativando a imaginação e o protagonismo.

Referências

ARMBRUST, Igor.; LAURO, Flávio A. O skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 799 -807, 2010

AURICCHIO, José Ricardo. Escalada na Educação Física escolar.orientação adequada para a prática segura. EFDeportes, Buenos Aires, ano 14, n. 139, Dez/2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd139/escalada-na-educacao-fisica-escolar.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 10 jul. 2020.

CASTRO, Erico R. D. de. Repositórios de materiais digitais para Educação Física: uma revisão integrativa. Ensino em perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Recuperado de https://www.revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6373

CORREA, Liciane V. O. M.; BADARO, Luiz Fernando; Souza, Juliano; PIMENTEL, Giuliano G. A. Práticas corporais de aventura e biografias de movimento na educação física escolar. Humanidades & inovação, v. 8, p. 1-20, 2020.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2005.

FRANCO, Laércio Claro Pereira. Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta pedagógica nas três dimensões dos conteúdos, 2008, 136f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.

FRANCO, Laércio C. P. A adaptação das atividades de aventura na estrutura da escola. In: PEREIRA, Dimitri W. (Org.). Entre o urbano e a natureza: a inclusão na aventura. São Paulo: Lexia, 2011, p. 89-101.

FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino de Geografia: a aprendizagem mediada. 20. ed. Cascavel - Paraná: EDUNIOESTE, 2004. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N14/Res1-n8-n14-Revista-Ensino-Geografia-Sbardelotto.pdf>. Acesso em; 10 jul. 2021.

INÁCIO, Humberto Luis de Deus; CAUPER, Dayse Alisson Camara; SILVA, Luzia Antônia de Paula; MORAIS, Gleison Gomes de. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios - reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Motrivivência, v. 28, p. 168-187, 2016.

MARINGÁ. Prefeitura do Município de Maringá. Currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: <http://www2.maringa. pr.gov.br/sistema/arquivos/3c1871b9202b.pdf> Acesso em: 10 junho. 2020.

MARINHO, Alcyane; SCHWARTZ, Gisele Maria. Atividades de aventura como conteúdo da educação física: reflexões sobre seu valor educativo. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 10, n. 88, p. 1-1, set. 2005. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd88/avent.htm>. Acesso em: 05 Nov. 2021.

MELLO, André da S. [Entrevista concedida a] Rodrigo Lema del Rio Martins. Humanidades e Inovação v. 6, n. 15, p. 387-395, 2019.

PAIXÃO, Jairo Antônio da. O esporte de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. Motrivivência, v. 29, p. 170-182, 2017.

PAIXÃO, Jairo Antônio da. O esporte de aventura no currículo da Educação Física escolar: possibilidades de intervenção. Viçosa: Editora UFV, 2018.

PEREIRA, Dimitri W. Perfil de skatistas do Parque da Juventude em São Paulo. In: 2º Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, Governador Valadares. Anais …, 2007.

PEREIRA, Dimitri W; ARMBRUST Igor. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2010.

RISSO, Helli F. F.; SILVA, Camila S; GARCIA, William Fernando; PIMENTEL, Giuliano G. de A. Ensino do esporte orientação: materiais didáticos interativos e aprendizagem declarada. In: 11º Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, Goiania. Anais …, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/CBAA/11CBAA-1/paper/view/15925

SARDELICH, Maria Emília. Curadoria compartilhada: ensinar e aprender com e sobre arte para além das fronteiras. Interfaces da educação, v. 12, n. 34, p. 185–212., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4600

SIMIELLI, Maria Elena Ramos; GIRARDI, Gisele; MORONE, Rosemeire. Maquete de relevo: um recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo, n. 87, p. 131-148, dez. 2007. Disponível em: Acesso em: 02 fev. 2018;

SOUSA, Dandara Q. de O. et al. Materiais didáticos digitais e interativos (maddis) aplicados ao esporte orientação em situações de ensino. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, Ago. 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1499>

UVINHA, Ricardo R. Esportes Radicais nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. In: MOREIRA, Evando Carlos. (Org.). Educação Física escolar: desafios e propostas. 2ed. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, v. 1, p. 241-256.

Downloads

Publicado

15-07-2022

Edição

Seção

GTT2 - PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA