A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA AMPLIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DA PRÁTICA DO MONTANHISMO

Autores

  • Marcelo Faria Porretti CEFET/RJ campus Petrópolis (docente EBTT) http://orcid.org/0000-0002-1576-1633
  • Fernando Amaro Pessoa CEFET/RJ campus Petrópolis (docente EBTT)
  • Marcelo Soares Salomão CEFET/RJ campus Petrópolis (docente EBTT)
  • João Vinicius Corrêa Thompson IFES - Docente EBTT

Resumo

Resumo

Neste trabalho apresentamos como a prática corporal de aventura montanhismo realizada no âmbito do projeto de extensão “Expedições do CEFET/RJ campus Petrópolis”, vem dialogando com as mídias e compreendendo o espaço geográfico que se encontra a instituição. Nosso objetivo foi relatar a importância de redes sociais e mídias em busca de um diálogo com a comunidade. Metodologicamente é descrito como as mídias Instagram, Facebook e YouTube foram e são utilizadas.  Nos resultados são descritos os 4 eixos temáticos do projeto e como eles são relatados nas mídias sociais, fomentando articulação com a comunidade e atores sociais envolvidos com a temática. Indo além de estudar e apresentar a geodiversidade, a biodiversidade e a sociodiversidade de percursos em trilhas e áreas protegidas, por meio da integração multidisciplinar entre ecologia, geografia, saúde e educação física, o projeto também mostra os desafios enfrentados na realização das atividades, além de prêmios conquistados. Concluímos que a educação física pode ter a mídia como aliada, entretanto a busca de um diálogo constante com a sociedade se faz necessário, cabendo ao docente conduzir o processo de forma respeitosa e educativa.

Palavras-chave: montanhismo, práticas corporais de aventura, mídias sociais.

Biografia do Autor

Marcelo Faria Porretti, CEFET/RJ campus Petrópolis (docente EBTT)

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira (2011). Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente professor de Educação Física CEFET/RJ Campus Petrópolis. Já lecionei como docente concursado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Prefeitura de Petrópolis, Prefeitura de Magé e Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Idealizador e organizador do Meeting Esportivo Sei Mater (jogos escolares). Possuo experiência no âmbito do desporto escolar educacional, jogos recreativos e gincanas. Possui interface com a temática Meio Ambiente e a Educação Física Escolar. Desenvolvo projetos de extensão CEFET/RJ Campus Petrópolis.

Fernando Amaro Pessoa, CEFET/RJ campus Petrópolis (docente EBTT)

Professor e pesquisador do CEFET/RJ campus Petrópolis. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Geografia, na área de concentração Planejamento e Gestão Ambiental, pela mesma instituição. Atua no tema Geodiversidade e Serviços Ecossistêmicos em trilhas e áreas protegidas, coordenando projetos de extensão relacionados à divulgação das geociências e elaboração de roteiros turísticos e didáticos a partir da interpretação ambiental. Também possui experiência na utilização das formas de húmus e ciclagem de nutrientes como indicador funcional de fragmentos florestais da Mata Atlântica. 

Marcelo Soares Salomão, CEFET/RJ campus Petrópolis (docente EBTT)

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2000), especialização em Esp. na Área de Educação Concentração Matemática pelo Fundação Educacional de Além Paraíba(2005), especialização em Complementação Pedagogiga de Licenciatura em Matem pela Universidade de Barra Mansa(2003) e mestrado-profissionalizante em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2014). Atualmente é Professor EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Professor EBTT- CEFET. Atuando principalmente nos seguintes temas:Probabilidade, Monty Hall, Teorema de Bayes. 

João Vinicius Corrêa Thompson, IFES - Docente EBTT

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011), mestrado em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal Fluminense (2012) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor EBTT do IFES. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização, Roteamento de Veículos, Meta-Heurísticas Híbridas, Teoria da Computação e Teoria dos Grafos.

Referências

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Publicado

03-03-2023

Edição

Seção

GTT2 - PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA