SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E GERENCIAMENTO DE RISCO EM PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
O artigo apresenta a transposição didática de uma proposta de sistema de gestão de segurança e gerenciamento de risco de uma orientação Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), para o desenvolvimento de atividades nas aulas regulares de educação física no ensino da unidade temática "Práticas Corporais de Aventura”. Trata-se da adequação e estruturação de uma proposta de cálculo de riscos de acidentes em atividades de aventura. As orientações apresentadas pela ABETA destinam-se para empresas que prestam serviços de turismo de aventura. Para o processo de transposição didática foi realizada uma pesquisa a respeito de segurança em atividades de aventura e nos manuais da ABETA. Após a pesquisa foi elaborado formulários, check-list e uma proposta de abordagem para as aulas do Ensino Fundamental.
Referências
_______. Currículo de Educação Física - Rede de Ensino Municipal, v.1 São José dos Campos - SP, Ensino Fundamental, 2021.
ABETA. MTUR. Manual de boas práticas de sistema de gestão da segurança / ABETA e Ministério do Turismo. Belo Horizonte: Ed. dos autores, 106p. 2009.
AURICCHIO, J. R. Segurança e gestão de riscos nas atividades de aventura. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, Ano 21, Nº 215, Abril de 2016,
ARAÚJO, D. L. O que é (e como faz) sequência didática? Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, jan./jul., 2013. p. 322-334.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 17 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 VINCIUS GONÇALVES DA SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.