SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E GERENCIAMENTO DE RISCO EM PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • VINCIUS GONÇALVES DA SILVA Secretaria de Educação e Cidadania - Prefeitura de São José dos Campos

Resumo

O artigo apresenta a transposição didática de uma proposta de sistema de gestão de segurança e gerenciamento de risco de uma orientação Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), para o desenvolvimento de atividades nas aulas regulares de educação física no ensino da unidade temática "Práticas Corporais de Aventura”. Trata-se da adequação e estruturação de uma proposta de cálculo de riscos de acidentes em atividades de aventura. As orientações apresentadas pela ABETA destinam-se para empresas que prestam serviços de turismo de aventura. Para o processo de transposição didática foi realizada uma pesquisa a respeito de segurança em atividades de aventura e nos manuais da ABETA. Após a pesquisa foi elaborado formulários, check-list e uma proposta de abordagem para as aulas do Ensino Fundamental.

Referências

_______. Currículo de Educação Física - Rede de Ensino Municipal, v.1 São José dos Campos - SP, Ensino Fundamental, 2021.

ABETA. MTUR. Manual de boas práticas de sistema de gestão da segurança / ABETA e Ministério do Turismo. Belo Horizonte: Ed. dos autores, 106p. 2009.

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ARAÚJO, D. L. O que é (e como faz) sequência didática? Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, jan./jul., 2013. p. 322-334.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 17 jul. 2021.

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Publicado

15-07-2022

Edição

Seção

GTT2 - PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA