PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UMA EXPERIÊNCIA COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Dr. Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Mateus Camargo Pereira IFSuldeminas
  • Salete de Cássia Pereira de Carvalho
  • Mariana Mota da Silva IFSuldeminas
  • Maira Bruna Queiroz Isa

Resumo

Os desafios enfrentados por professores(as) de Educação Física se intensificaram no contexto da pandemia da Covid-19. Com o agravamento da pandemia, as tecnologias e a utilização de materiais didáticos digitais ganharam notoriedade na área. Com isso, entendemos que a produção de materiais didáticos, por parte de professores(as) em seus contextos escolares e em seus ambientes de formação inicial e continuada, sobrevirá como uma possibilidade de qualificação dos processos de ensino e aprendizagem da escola. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de produção de materiais didáticos digitais na Educação Física escolar no âmbito de um grupo de estudos e pesquisas com professores(as) e estudantes de Educação Física. Participaram desse projeto dois docentes e quatro bolsistas do curso de Educação Física em uma instituição do Sul de Minas Gerais. Entendemos que este trabalho pode colaborar nos movimentos de aproximação da Educação Física escolar com os processos de produção de materiais didáticos digitais e na corresponsabilização dos(as) professores(as) com as transformações dos processos comunicativos e dos regimes de interações com estes recursos educacionais digitais, bem como os desafios abertos em complexidade no período pandêmico.

Biografia do Autor

Dr. Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitao, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela UNESP/Presidente Prudente. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciatura em Educação Física pela UNESP/Bauru. Atuo como docente nos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Câmpus-Muzambinho. Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Educação Física (IFSULDEMINAS). Integro o corpo editorial da Revista de Educação Física, Saúde e Esporte (REFISE). Líder e coordenador do laboratório e Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte e do Movimento (GEPPEM). Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Violências (GEPEVs) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (EscolaR) na FEF-Unicamp. Área/Subárea de atuação: Educação Física/ Educação/ Ciências Humanas. Desenvolve pesquisas com foco de interesse nos temas: Educação Física Escolar, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores, Educação Infantil, Pedagogia do Esporte, Corporeidade e Linguagem, Mídias, Epistemologia, Ética e Experiências Formativas na Educação em Valores.

Downloads

Publicado

15-07-2022

Edição

Seção

GTT3 - FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS