EXPERIÊNCIAS NO ESPORTE E AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEARÁ

Autores

  • Victor Hugo Santos de Castro
  • Gabriel Pereira Maciel
  • Iraneide Etelvina Lopes
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.173

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as experiências de estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará nas aulas de Educação Física e atividades esportivas ofertadas. Quanto ao método, trata-se de estudo epidemiológico transversal, de base escolar e de abrangência estadual, cuja população foi composta por 1.303 discentes de diversos campi da referida instituição de ensino. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2021, através do autopreenchimento de um questionário pelos estudantes, sendo o Youth Experience Survey for Sport Portuguese Version (PYES-S), o instrumento aplicado para avaliar as experiências positivas (habilidades pessoais e sociais, cognitivas e experiências de iniciativa) e negativas (comportamento inadequado de adultos e pares, exclusão social e estresse) nas aulas de Educação Física e atividades esportivas. Os dados foram analisados através de pontuações relativas, considerando as categorias da escala de experiências. Os resultados apontam ampla pontuação nas experiências positivas, e baixos índices de experiências negativas e que estas são diretamente proporcionais ao nível de escolaridade, sobretudo as experiências contextualizadas a partir das habilidades pessoais e sociais. Portanto, depreende-se que, os estudantes que se encontram nos últimos anos do ensino médio, de um modo geral, já vivenciaram diversas possibilidades de envolvimento em atividades esportivas na instituição se comparado aos estudantes recém-ingressos.

Palavras-chave: Desenvolvimento Positivo de Jovens; Psicologia Esportiva; Estudantes.

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Publicado

31-12-2023

Edição

Seção

Artigos Originais