PREFERÊNCIA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AOS JOGOS ESPORTIVOS DE BOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.176

Resumo

Os jogos esportivos de bola compõem importante esfera da cultura corporal, sendo, portanto, expressivo conteúdo da educação física escolar e da formação superior em Educação Física. Contudo, apesar de cada vez maior pluralidade, nesses dois cenários costuma imperar certo tradicionalismo, sendo os jogos esportivos de bola comumente restritos ao basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol. Diante dessa realidade, objetivou-se analisar quais as preferências de alunos de um curso superior de Educação Física a respeito dos jogos esportivos de bola. A pesquisa é descritiva e quantitativa, tendo como instrumento um questionário elaborado ad hoc e analisado por meio de estatística descritiva, computando-se frequências e percentuais. Compuseram a amostra, 30 alunos do curso de Educação Física de uma universidade pública de Manaus. Os resultados indicam preferência por jogos esportivos de invasão, seguidos de jogos esportivos de rede e parede. Em relação aos jogos em espécie, há preferência pelo basquetebol e futebol (invasão), voleibol e futevôlei (rede e parede), beisebol e tacobol (campo e taco) e sinuca e boliche  (precisão). A preferência dos estudantes assemelha-se ao tradicionalismo imanente à Educação Física nacional, mas, paralelamente indica uma tendência ao interesse por novos conhecimentos.

Biografia do Autor

Stella Maria Pereira Castelo, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2018). Foi aluno-monitor em Fundamentos Técnicos e Didáticos da Dança (2019) e Bases Biológicas para a Educação Física (2020). Foi membro do grupo de pesquisa PRÁXIS - Teoria e Prática da Educação Física (2021). Participou do projeto de extensão Dialogando sobre o Ensino do Esporte (2021). Participou do projeto de extensão Ciência, Comunitarismo e Transformação Motriz da Escola (2021).

Marcelo de Araujo, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Amazonas (2022). Tem experiência em projeto de extensão, com o tema dialogando sobre o ensino do esporte, ? Curso de Métodos atuais para treinamentos de força e da potência muscular no esporte de alto rendimento (Congresso brasileiro de biomecânica) ? Biomecânica nos grupos especiais: Parkinson, idosos, e esclerose múltiplas. (Congresso brasileiro de biomecânica) ? Participação no XVIII congresso Brasileiro de Biomecânica e 2 Encontro Latino Americano de Biomecânico. ? Participação no 3 simpósio da Região Norte em atividade Física e Saúde na ? (Ufam) ? Participação no simpósio na Tarde do café á Educação Física Além da Quadra (UEA)

Downloads

Publicado

31-12-2023

Edição

Seção

Artigos Originais