SONDAGEM HISTÓRICA DO LEVANTAMENTO DE PESO E COMPETIÇÕES DE FISICULTURISMO NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Welton Daniel Nogueira Godinho Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
  • Francisco Sérgio Lopes Vasconcelos Filhos Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
  • João Valber Gomes Neto Centro Universitário Estácio - FIC

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v1i1.41

Resumo

A musculação é hoje uma das atividades físicas mais praticadas em todo mundo, contudo, embora seja de domínio geral sua implantação ao longo da história, a narrativa se enfraquece quando se refere ao Brasil e praticamente inexiste em âmbito local. Devido a inúmeros fatores, dentre estes o forte apelo mercadológico que a modalidade possui, é inusitado o desconhecimento dos praticantes, acerca da origem em comum de modalidades como: o levantamento de pesos; levantamento básico; e fisiculturismo, que embora não se discorde dos aspectos específicos que cercam as categorias, têm similaridades em seus primórdios, inclusive no âmbito do Brasil ou mais especificamente o Ceará. O estudo objetiva, apresentar o proêmio histórico do levantamento de peso no Estado do Ceará, trabalho até hoje inexistente, além de apresentar curiosidades sobre hábitos e práticas relacionados à época, bem como documentar competições. Utilizou-se para pesquisa: relatos orais, preferencialmente coincidentes, de proprietários de academias; presidentes de federação de fisiculturismo e levantamento básico; atletas e praticantes de musculação; jornais; fotos e documentos, desta forma obtendo como resultado o reconhecimento das primeiras academias do Ceará, os primeiros destaques no estado no levantamento de peso, o primeiro campeonato de fisiculturismo e a criação da Federação Cearense. O presente estudo fica como fonte de pesquisa para universitários, que desejem pesquisar sobre a prática da modalidade no Estado e curiosos em geral.

Palavras-chave: Treinamento de força. História. Fisiculturismo.

Biografia do Autor

Welton Daniel Nogueira Godinho, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Doutorando em Ciencias Fisiologicas pelo ISCB/UECE, Mestre em ciências Fisiologicas, especialista em Treinamento de Força, Especialista em Fisiologia e biomecânica do Exercício (FIC/ 2007). Atualmente é Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), professor de Pós graduação latu senso (UECE, FVJ, IVESP, Nacional Fisio), professor substituto do colegiado de educação fisica da Universidade Estadual do Ceará, trabalhou na Petrobras Biocombustível - Matriz, professor de educação fisica e SESI - Departamento Regional do Estado do Ceará e linha de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, em doenças neurodegerátivas, Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força, tem livro e artigos relacionados à musculação e treinamento de força.

Francisco Sérgio Lopes Vasconcelos Filhos, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Possui graduação em Educação Fisica pela Universidade Federal do Ceará (2012). Foi monitor não bolsista no programa Saúde em Movimento da Universidade Federal do Ceará, Monitor não bolsista da Disciplina "O ensino da Musculação" e monitor bolsista do PET-SAÚDE UFC, realizando trabalho multidisciplinar no Posto de Saúde Floresta. Atualmente é mestre em Ciências Fisiológicas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Colaborador do Laboratório de Histologia de Efeitos Causados por Venenos de Serpentes e Plantas (HISTOVESP) e o Laboratório de Bioquímica e Expressão Gênica LABIEX. Atuou como professor convidado na disciplna de Atividades em Academias, coordenada pelo professor Dr. Carlos Alberto da Silva, em 2014 e 2016. Tem experiência na área de Educação Física, Fisiologia humana, Fisiologia do exercício, Doenças neurodegenerativas, Estresse oxidativo, Biologia Molecular. Além disso, tenho experiência com Atividade Física para grupos especiais e Ginástica Coletiva, atuando como Treinador e coreógrafo da Tonu's Fit Group com programas de ginástica coletiva pré-coreografado. 

João Valber Gomes Neto, Centro Universitário Estácio - FIC

Possui graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2015). Especialização em Treinamento e Biodinâmica Aplicada a Saúde e Qualidade de Vida pela mesma instituição (2016). Especialização em Ciência do Treinamento de Força pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Atua profissionalmente como treinador pessoal na área de aprimoramento do desempenho biodinâmico humano.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Artigos Originais