EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA (2011-2016)
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v1i1.42Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções de saúde que vêm sendo mobilizadas nos estudos sobre a Educação Física escolar na produção científica brasileira. Trata-se de uma revisão integrativa, em que foi realizada em primeiro momento uma busca na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e, em seguida, uma garimpagem diretamente nos principais periódicos brasileiros da área, que resultou em 19 artigos. Os resultados apontam principalmente para uma concepção de saúde centrada em aspectos biológicos, muitas vezes numa noção de causalidade direta entre exercício e saúde. Outros estudos trazem uma concepção de saúde que envolve aspectos socioculturais. Sem a pretensão de remeter a ideia de uma hierarquia entre os saberes – aqueles que operam com foco em aspectos biológicos ou socioculturais – destaca-se a necessidade de uma maior imbricação entre essas perspectivas de trabalho, pautada na noção de integralidade do sujeito.
Palavras-chaves: Educação Física e Treinamento. Serviços de Saúde Escolar. Revisão.
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