EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE NO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA (2011-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v1i1.42

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções de saúde que vêm sendo mobilizadas nos estudos sobre a Educação Física escolar na produção científica brasileira. Trata-se de uma revisão integrativa, em que foi realizada em primeiro momento uma busca na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e, em seguida, uma garimpagem diretamente nos principais periódicos brasileiros da área, que resultou em 19 artigos. Os resultados apontam principalmente para uma concepção de saúde centrada em aspectos biológicos, muitas vezes numa noção de causalidade direta entre exercício e saúde. Outros estudos trazem uma concepção de saúde que envolve aspectos socioculturais. Sem a pretensão de remeter a ideia de uma hierarquia entre os saberes – aqueles que operam com foco em aspectos biológicos ou socioculturais – destaca-se a necessidade de uma maior imbricação entre essas perspectivas de trabalho, pautada na noção de integralidade do sujeito.

Palavras-chaves: Educação Física e Treinamento. Serviços de Saúde Escolar. Revisão.

Biografia do Autor

Braulio Nogueira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduado em Educação Física (UECE)
Especialista em Saúde do Idoso (UECE)
Especialista em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (EFSFVS/UVA)
Mestre em Saúde Coletiva (PPSAC/UECE)
Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMGH/UFRGS.

http://lattes.cnpq.br/6972021620191039

Bérgson Nogueira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri, Unidade descentralizada de Iguatu (URCA-UDI) e Especialização em Saúde da Família pela Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Atualmente, mestrando da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN) sob a Linha de Estudos Sócio-Filosóficos sobre o Corpo e o Movimento Humano, na qual participa do Grupo de Estudos Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC). Foi professor temporário da Universidade Regional do Cariri - UDI (2017.1 e 2017.2). Presidente na Associação Cultural e Esportiva de Basquete Iguatu (ACEBI). 

http://lattes.cnpq.br/8307326272133793

Priscilla de Cesaro Antunes, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.

Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Licenciada e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem atuado nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados a Educação Física e saúde coletiva, práticas corporais integrativas e estágio. Integrante do LabPhysis (Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza-UFG) e do POLIFES (Políticas de Formação em Educação Física e Saúde-UFRGS).

 http://lattes.cnpq.br/3001179599852212

 

Downloads

Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Artigos de Revisão