EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR MÚLTIPLOS EXEMPLARES
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v1i1.56Resumo
A premissa desta investigação é que o ensino por múltiplos exemplares (MEI) pode contribuir para a aprendizagem de estudantes com deficiência visual (DV), contudo há pouca incidência dessa estratégia de ensino em aulas de educação física na educação básica. Estudantes com DV podem ter a aprendizagem escolar comprometida devido à precarização no desenvolvimento da orientação espacial por percepção auditiva. No contexto da educação física escolar, essa problemática pode ser associada ao ensino de temas que potencializam as habilidades voltadas à orientação e à mobilidade, como é o caso de vários elementos culturais como o circo, a dança, a luta, a ginástica, o jogo e o esporte. O objetivo é interpretar as eventuais implicações à educação física escolar a partir de uma vivência com ênfase na orientação por percepção auditiva para estudantes com DV. A pesquisa foi realizada no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará e teve caráter propositivo a respeito do MEI. Metodologicamente, situamos a pesquisa de modo quali-quantitativo com foco na precisão do chute ao gol no futebol de cinco como elemento cultural e encontramos indícios aparentemente satisfatórios no sentido de valorizar as potencialidades dos estudantes. Todavia, encontramos também lacunas e sugerimos uma aproximação ao contexto das aulas de educação física, tendo-o também como limite à análise. Consideramos que, no contexto das aulas de educação física, seriam necessárias menos tentativas para melhorar a mobilidade de estudantes com DV à medida que a complexidade da situação de aprendizagem aumenta.
Palavras-chaves: Educação especial. Orientação espacial. Percepção auditiva.
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Copyright (c) 2018 Rodrigo de Souza Coelho, Paulo Augusto Costa Chereguini, Luiz Sanches Neto
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