TRAJETÓRIA EXPERIENCIAL NA EDITORAÇÃO CIENTÍFICA: ENTREVISTA COM O PROFESSOR ALEX BRANCO FRAGA

Autores

  • Samara Moura Barreto de Abreu Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Braulio Nogueira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v2i1.77

Resumo

O Prof. Alex Branco Fraga é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do grupo de pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (Polifes). Dentre outros temas, dedica-se ao estudo da editoração científica, temática explorada em seu estágio pós-doutoral na Faculty of Kinesiology & Physical Education (FKPE) e The Centre for Critical Qualitative Health Research (CQ), ambos da University of Toronto, Canadá. É também editor chefe da revista Movimento, da UFRGS. Aborda, na entrevista, sua trajetória experiencial, enfatizando desafios e potencialidades nesse campo e as implicações sobre os referentes de qualidade.

Palavras-chaves: Editoração Científica. Comunicação científica. Periódicos. Qualis. Educação Física.

Referências

CAPES. Disponível em: https://capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/qualis-periodicos-e-classificacao-de-producao-intelectual. Acesso em: 10 nov. 2019.

DONNELLY, Peter. Editorial. International Review for the Sociology of Sport, v. 39, n. 1, p. 5–6, 2004.

DONNELLY, Peter; FRAGA, Alex Branco; AISENSTEIN, Angela. Por uma sociologia pública do esporte nas Américas: um chamado editorial em prol de uma educação física socialmente relevante. Movimento, v. 20, p. 9-20, 2014.

FRAGA, Alex Branco. Concepções de gênero nas práticas corporais de adolescentes. Movimento (Esefid/UFRGS), v. 2, n. 3, p. 35-41, 1995.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Edição

Seção

Entrevista