PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM INSTITUTO FEDERAL: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA

Autores

  • Juliano Daniel Boscatto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC, campus São Miguel do Oeste, SC.
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP- Rio Claro, , SP, Brasil.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar elementos inerentes a uma sistematização curricular para a Educação Física no Ensino Médio Integrado, desenvolvida de forma colaborativa por professores de um Instituto Federal localizado no estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa com as características de cunho qualitativo, do tipo descritivo. A amostra do estudo contou com a participação de seis professores de um Instituto Federal. Foi construído, de maneira colaborativa, um documento que apresenta possibilidades de diálogo com as diferentes características locais e que contém uma estrutura coerente com o que se pode implementar nas diferentes escolas em que os professores que fizeram parte da produção atuam. A especificidade de conhecimentos curriculares apresentados na Proposta Curricular vem demonstrar que, para os professores participantes do estudo, a Educação Física não está atrelada ao caráter funcional, relacionado ao saber-fazer de práticas corporais, à aquisição de habilidades necessárias ao desenvolvimento das profissões ou mesmo, restrita à prevenção de patologias causadas no ambiente laboral. Cabe a Educação Física cumprir sua função de componente curricular dessa modalidade de ensino, a qual, pode contribuir com a formação necessária para a vida, ao exercício da cidadania e à compreensão do contexto cultural em que os sujeitos fazem parte.

Palavras-chave: Currículo; Educação Física Escolar; Educação Profissionalizante; Ensino Médio.

Biografia do Autor

Juliano Daniel Boscatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC, campus São Miguel do Oeste, SC.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - UNOESC - Campus de São Miguel do Oeste - SC (2005) e mestrado em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), doutorado pelo programa de pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da UNESP- Rio Claro, SP (2017). É professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, câmpus São Miguel do Oeste, SC.

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP- Rio Claro, , SP, Brasil.

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(1997)
Efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , Brasil

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Publicado

28-04-2021