PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM INSTITUTO FEDERAL: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA
Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar elementos inerentes a uma sistematização curricular para a Educação Física no Ensino Médio Integrado, desenvolvida de forma colaborativa por professores de um Instituto Federal localizado no estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa com as características de cunho qualitativo, do tipo descritivo. A amostra do estudo contou com a participação de seis professores de um Instituto Federal. Foi construído, de maneira colaborativa, um documento que apresenta possibilidades de diálogo com as diferentes características locais e que contém uma estrutura coerente com o que se pode implementar nas diferentes escolas em que os professores que fizeram parte da produção atuam. A especificidade de conhecimentos curriculares apresentados na Proposta Curricular vem demonstrar que, para os professores participantes do estudo, a Educação Física não está atrelada ao caráter funcional, relacionado ao saber-fazer de práticas corporais, à aquisição de habilidades necessárias ao desenvolvimento das profissões ou mesmo, restrita à prevenção de patologias causadas no ambiente laboral. Cabe a Educação Física cumprir sua função de componente curricular dessa modalidade de ensino, a qual, pode contribuir com a formação necessária para a vida, ao exercício da cidadania e à compreensão do contexto cultural em que os sujeitos fazem parte.
Palavras-chave: Currículo; Educação Física Escolar; Educação Profissionalizante; Ensino Médio.
Referências
ALMEIDA, L. FENSTERSEIFER, P.E. A relação teoria-prática na educação física escolar: desdobramentos para pensar um “programa mínimo”. Revista Kinesis, Santa Maria. ed. 32 vol 2, jul-dez de 2014.
BARROS, A. M; DARIDO, S. C. Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.23, n.1, p.61-75. 2009
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2 ed Revista. Brasilia: 2016.
Disponível em http://www.consed.org.br/download/base-nacional-comum-curricular-2a-versao-revistaAcesso em 05 de julho de 2017.
BOSCATTO, J.D; DARIDO, S.C. A Educação Física no ensino médio integrado à Educação Profissional E Tecnológica: Percepções Curriculares. Revista Pensar a Prática, Goiânia: v. 20, n. 1, jan./mar. 2017.
DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal: v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007.
FENSTERSEIFER, P.E,GONZÁLEZ. F.J. Desafios da legitimação da Educação Física na escola republicana. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, n.2, v1, julho a dezembro de 2013.
FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2004.
GONZÁLEZ, F. J. Projeto curricular e educação física: o esporte como conteúdo escolar. In: Rezer, R. Org. O fenômeno esportivo: ensaios críticos-reflexivos. Chapecó: Argos, p. 93-114. 2006.
GONZÁLEZ, F. J. FENSTERSEIFER, P.E. Entre o “não mais” e o “ainda não”pesando saídas para o não lugar da EF escolar I. In Cadernos de Formação RBCE. 2009.
GONZÁLEZ, F. J. BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
KUNZ, E. Transformação didática-pedagógica do esporte. 6. ed Ijuí: Unijuí, 2004.
RESENDE, A. B. A. P. Educação Física no Instituto Federal do Espirito Santo -campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos. 2009. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Instituto de Agronomia. Seropédica, 2009.
SACRISTAN, G. J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani Da Rosa. 3ª edição. Porto Alegre: Art Med. 2000.
SAMPAIO, J. S.O componente curricular Educação Física no ensino médio integrado da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA. 2010. Dissertação Mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro-UFRRJ Seropédica, 2010.
SILVA, E. M. A Educação Física no currículo de Escolas Profissionalizantes da Rede Federal: uma espécie em processo de mutação. 2014,Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 6ª Ed. Atlas. São Paulo: 2010.
VASCONSELLOS, C.D.S. Currículo: a atividade humana como princípio educativo. 3ª Ed. São Paulo, Libertad Editora, 2011.
YOUNG, M. Para que servem as escolas. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302. 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.