EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Biana Politto Instituto Federal de São Paulo
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo

Resumo

O objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica realizada durante as aulas de Educação Física no Ensino Médio, a partir das ações educativas planejadas por um projeto de ensino, em tempos de pandemia. Durante o texto é possível observar as disputas políticas que atravessaram os debates sobre a educação remota em tempos de pandemia no Instituto Federal de São Paulo, a caracterização de um projeto de ensino que possui como essência fundamentar uma pedagogia decolonial nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e o relato de uma experiência realizada nas aulas do componente curricular no ano letivo de 2020. Entendemos a necessidade de que os professores se tornam intelectuais transformadores nos contextos onde atuam, resistindo ao processo meritocrático, neoliberal, neotecnicista e neoconservador que se torna cada vez mais premente na educação pública brasileira. O processo educativo no pós-pandemia precisa permitir o diálogo, debates, reflexões e novas produções sobre os conhecimentos historicamente produzidos por diferentes grupos que fazem parte da sociedade, para que possamos efetivar uma escola democrática, pública, de qualidade e que transforme a realidade de todos e todas.

Biografia do Autor

Biana Politto, Instituto Federal de São Paulo

Estudante da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo. Bolsista do Projeto de Ensino "Práticas corporais e marcadores sociais: tematizando esportes, danças, lutas, esportes, jogos e brincadeiras no IFSP

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

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Publicado

28-04-2021