EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
O objetivo desse estudo foi apresentar uma experiência político-pedagógica realizada durante as aulas de Educação Física no Ensino Médio, a partir das ações educativas planejadas por um projeto de ensino, em tempos de pandemia. Durante o texto é possível observar as disputas políticas que atravessaram os debates sobre a educação remota em tempos de pandemia no Instituto Federal de São Paulo, a caracterização de um projeto de ensino que possui como essência fundamentar uma pedagogia decolonial nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e o relato de uma experiência realizada nas aulas do componente curricular no ano letivo de 2020. Entendemos a necessidade de que os professores se tornam intelectuais transformadores nos contextos onde atuam, resistindo ao processo meritocrático, neoliberal, neotecnicista e neoconservador que se torna cada vez mais premente na educação pública brasileira. O processo educativo no pós-pandemia precisa permitir o diálogo, debates, reflexões e novas produções sobre os conhecimentos historicamente produzidos por diferentes grupos que fazem parte da sociedade, para que possamos efetivar uma escola democrática, pública, de qualidade e que transforme a realidade de todos e todas.
References
CÁSSIO, Fernando. Desbarbarizar a educação. In: CÁSSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 15-21.
CASTLLANI FILHO, Lino et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GIROUX, Henry. Los professores como intelectuales. Hacia una pedagogia crítica del aprendizaje. Barcelona: Paidós, 1997.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7ª ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
MALDONADO, Daniel Teixeira. Professores e professoras de Educação Física progressistas do mundo, uni-vos! Curitiba: CRV, 2020.
MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação Física no Ensino Médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de Educação Física e Esporte. v. 18, n. 1, p. 1-6, 2020.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação intercultural e antirracista no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010.
GOMES, Nilma Lino. Libertando-se das amarras: relações sobre gênero, raça e poder. Currículo sem Fronteiras. v. 19, n. 2, p. 609-627, 2019.
SOUSA SANTOS, Boaventura. Construindo as Epistemologias do Sul: antologia essencial. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.
SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
TAVARES, Manuel; GOMES, Sandra Rosa. Multiculturalismo, interculturalismo e decolonialidade: prolegômenos a uma pedagogia decolonial. Dialogia. São Paulo, n. 29, p. 47-68, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.