REALIDADE E POSSIBILIDADES DO TRATO COM O CONHECIMENTO DA CULTURA CORPORAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO: RUMO AO POLITECNISMO

Autores

Resumo

O texto apresenta possibilidades de tratar o com o conhecimento da Cultura Corporal no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, tomando como estudo de caso o campus Valença. A pergunta síntese que orientou a investigação foi: qual a realidade do trato com o conhecimento da Cultura Corporal no IF Baiano e quais as possibilidades de sua organização, assentada em fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos de base materialista histórico-dialética, objetivando o desenvolvimento cultural humano no seu mais alto grau de possibilidades e contribuições para a resistência ativa na perspectiva de contribuir com o projeto histórico socialista? A base teórica advém das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Socialista, da Pedagogia Histórico-Crítica, da abordagem Crítico-superadora do Ensino da Educação Física. Os procedimentos investigativos foram: (a) Análise das contribuições sobre fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos; (b) Análise das normatizações do IF Baiano e dos documentos curriculares que orientam o trabalho pedagógico na Instituição; (c) Análise das contradições e mediações identificadas; (d) Exposição dos resultados e contribuições superadoras. A conclusão apresenta possibilidades de essência, de tratar no currículo dos IFs, os conhecimentos da Cultura Corporal, a partir da concepção de transformação social, desenvolvimento humano, função social da escola da transição e do currículo, com a finalidade de elevar a capacidade teórica e o padrão cultural dos estudantes, à luz de uma formação omnilateral e politécnica, visando inserir os jovens na atividade produtiva socialmente útil e no processo de transformação da sociedade, para além do Capital.

Biografia do Autor

Petry Rocha Lordelo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Doutor em Educação, professor EBTT de Educação Física do Instituto Federal Baiano

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação, Professora Titular da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Educação III

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CEB 6/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 21de setembro de 2012, Seção 1, p. 22. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. MEC/CNE/CEB, Brasília, 2012. Disponível em http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/17417-ceb-2012

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 30/12/2008.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

ESCOBAR, M. O. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categorias da prática pedagógica. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1997.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. – 1.ed. – Campinas, SP : Autores Associados, 2019.

GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. – Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015.

IF BAIANO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. – Valença, 2016a.

______. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio. – Valença, 2016b.

______. Plano de Desenvolvimento Institucional – identidade e gestão para a construção da excelência (2015-2019). Salvador, 2014.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2.ed. – São Paulo: Centauro, 2004.

LORDELO, Petry R. O trato com o conhecimento da Cultura Corporal no currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Instituto Federal Baiano: contribuições para uma educação politécnica. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, 2019.

MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à lua da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, Campinas – SP, Autores Associados, 2013.

MONTORO, Xabier Arrizabalo. Capitalismo y Economía Mundial: bases teóricas y análisis empírico para la comprensión de los problemas económicos del siglo XXI. 2ed. Madrid: Instituto Marxista de Economía, 2014.

PACHECO, Eliezer M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. – Natal: IFRN, 2010.

PISTRAK, M. Ensaios sobre a escola politécnica. – 1.ed. – São Paulo : Expressão Popular, 2015.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação. LDB, limite, trajetória e perspectivas. 13ª ed. rev. atual. e ampl. – Campinas, SP : Autores Associados, 2016. (1ª ed. 1997).

______. Pedagogia Histórico-Crítica. 8ª ed. São Paulo: Autores Associados, 2011.

______. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. 16a ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

TAFFAREL, C. N. Z; Esporte na escola e o esporte de rendimento: reafirmando o marxismo contra as ilusões e as imposturas intelectuais. In: STTIGER; M. P; LOVIOLO, H. (Org.) Esporte de rendimento e esporte na escola. São Paulo: Autores Associados. 2009a.

TAFFAREL, C. N. Z.; COLAVOLPE, R; SANTOS JUNIOR, C. (orgs). Trabalho Pedagógico e Formação de Professores/ Militantes Culturais: construindo políticas públicas para a educação física, esporte e lazer. EDUFBA, 2009b.

TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C. de L.; ESCOBAR, M. O. (orgs.). Cadernos didáticos sobre educação no campo. Salvador, 2010. (no prelo).

TAFFAREL, C; ESCOBAR, M. Cultura Corporal e os dualismos necessários a ordem do Capital. 2005. Disponível em: http://www.rascunhodigital.faced.ufba.br/. Acessado dia 20.04.2011.

TEIXEIRA, David Romão. Educação Física na Pré-escola: contribuições da abordagem crítico-superadora. – Tese (Doutorado) / Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, 2018.

TROTSKY, L. O Programa de Transição para a revolução socialista. – Programa de Transição. São Paulo: Secretaria de Formação Política do OT, 1995.

Downloads

Publicado

28-04-2021