REALIDADE E POSSIBILIDADES DO TRATO COM O CONHECIMENTO DA CULTURA CORPORAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO: RUMO AO POLITECNISMO
Resumo
O texto apresenta possibilidades de tratar o com o conhecimento da Cultura Corporal no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, tomando como estudo de caso o campus Valença. A pergunta síntese que orientou a investigação foi: qual a realidade do trato com o conhecimento da Cultura Corporal no IF Baiano e quais as possibilidades de sua organização, assentada em fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos de base materialista histórico-dialética, objetivando o desenvolvimento cultural humano no seu mais alto grau de possibilidades e contribuições para a resistência ativa na perspectiva de contribuir com o projeto histórico socialista? A base teórica advém das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Socialista, da Pedagogia Histórico-Crítica, da abordagem Crítico-superadora do Ensino da Educação Física. Os procedimentos investigativos foram: (a) Análise das contribuições sobre fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos; (b) Análise das normatizações do IF Baiano e dos documentos curriculares que orientam o trabalho pedagógico na Instituição; (c) Análise das contradições e mediações identificadas; (d) Exposição dos resultados e contribuições superadoras. A conclusão apresenta possibilidades de essência, de tratar no currículo dos IFs, os conhecimentos da Cultura Corporal, a partir da concepção de transformação social, desenvolvimento humano, função social da escola da transição e do currículo, com a finalidade de elevar a capacidade teórica e o padrão cultural dos estudantes, à luz de uma formação omnilateral e politécnica, visando inserir os jovens na atividade produtiva socialmente útil e no processo de transformação da sociedade, para além do Capital.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CEB 6/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 21de setembro de 2012, Seção 1, p. 22. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. MEC/CNE/CEB, Brasília, 2012. Disponível em http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/17417-ceb-2012
BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 30/12/2008.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
ESCOBAR, M. O. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categorias da prática pedagógica. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1997.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. – 1.ed. – Campinas, SP : Autores Associados, 2019.
GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. – Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015.
IF BAIANO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. – Valença, 2016a.
______. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio. – Valença, 2016b.
______. Plano de Desenvolvimento Institucional – identidade e gestão para a construção da excelência (2015-2019). Salvador, 2014.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2.ed. – São Paulo: Centauro, 2004.
LORDELO, Petry R. O trato com o conhecimento da Cultura Corporal no currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Instituto Federal Baiano: contribuições para uma educação politécnica. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, 2019.
MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à lua da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, Campinas – SP, Autores Associados, 2013.
MONTORO, Xabier Arrizabalo. Capitalismo y Economía Mundial: bases teóricas y análisis empírico para la comprensión de los problemas económicos del siglo XXI. 2ed. Madrid: Instituto Marxista de Economía, 2014.
PACHECO, Eliezer M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. – Natal: IFRN, 2010.
PISTRAK, M. Ensaios sobre a escola politécnica. – 1.ed. – São Paulo : Expressão Popular, 2015.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação. LDB, limite, trajetória e perspectivas. 13ª ed. rev. atual. e ampl. – Campinas, SP : Autores Associados, 2016. (1ª ed. 1997).
______. Pedagogia Histórico-Crítica. 8ª ed. São Paulo: Autores Associados, 2011.
______. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. 16a ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
TAFFAREL, C. N. Z; Esporte na escola e o esporte de rendimento: reafirmando o marxismo contra as ilusões e as imposturas intelectuais. In: STTIGER; M. P; LOVIOLO, H. (Org.) Esporte de rendimento e esporte na escola. São Paulo: Autores Associados. 2009a.
TAFFAREL, C. N. Z.; COLAVOLPE, R; SANTOS JUNIOR, C. (orgs). Trabalho Pedagógico e Formação de Professores/ Militantes Culturais: construindo políticas públicas para a educação física, esporte e lazer. EDUFBA, 2009b.
TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C. de L.; ESCOBAR, M. O. (orgs.). Cadernos didáticos sobre educação no campo. Salvador, 2010. (no prelo).
TAFFAREL, C; ESCOBAR, M. Cultura Corporal e os dualismos necessários a ordem do Capital. 2005. Disponível em: http://www.rascunhodigital.faced.ufba.br/. Acessado dia 20.04.2011.
TEIXEIRA, David Romão. Educação Física na Pré-escola: contribuições da abordagem crítico-superadora. – Tese (Doutorado) / Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, 2018.
TROTSKY, L. O Programa de Transição para a revolução socialista. – Programa de Transição. São Paulo: Secretaria de Formação Política do OT, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.