ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERSPECTIVA DISCENTE
Resumo
A presente pesquisa tem como problemática de investigação o estágio supervisionado na visão de acadêmicos que ainda não vivenciaram esta disciplina curricular no curso de formação inicial. Especificamente buscou-se identificar quais as percepções dos discentes de Educação Física sobre o Estágio Supervisionado para a formação profissional, aguçando o olhar sobre o que os discentes esperam encontrar na experiência de Estágio Supervisionado. A fundamentação teórica se constituiu de autores como Lima (2008); Andrade (2005); Campos (2007). A metodologia utilizada se caracteriza como qualitativa e descritiva, sendo o público participantes os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE - campus Juazeiro do Norte que não cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado. Estes responderam um questionário contendo dez questões abertas/discursivas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1974). Dentre os aspectos que se destacam estar a relação da disciplina com a qualificação profissional por proporcionar experiência e diminuir a insegurança, favorecendo o contato com o espaço de atuação profissional. Assim, conclui-se que as visões discentes enfatizam a relevância desse componente curricular como gerador de saberes por meio da experiência, o que necessita ser discutido na formação inicial de professores de Educação Física.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Formação Inicial. Educação Física.
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