ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A PERSPECTIVA DISCENTE

Authors

  • Marla Maria Moraes Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Amanda Raquel Rodrigues Pessoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Thaliciane Adrianny Adrianny Valença Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Abstract

A presente pesquisa tem como problemática de investigação o estágio supervisionado na visão de acadêmicos que ainda não vivenciaram esta disciplina curricular no curso de formação inicial. Especificamente buscou-se identificar quais as percepções dos discentes de Educação Física sobre o Estágio Supervisionado para a formação profissional, aguçando o olhar sobre o que os discentes esperam encontrar na experiência de Estágio Supervisionado. A fundamentação teórica se constituiu de autores como Lima (2008); Andrade (2005); Campos (2007). A metodologia utilizada se caracteriza como qualitativa e descritiva, sendo o público participantes os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE - campus Juazeiro do Norte que não cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado. Estes responderam um questionário contendo dez questões abertas/discursivas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1974). Dentre os aspectos que se destacam estar a relação da disciplina com a qualificação profissional por proporcionar experiência e diminuir a insegurança, favorecendo o contato com o espaço de atuação profissional. Assim, conclui-se que as visões discentes enfatizam a relevância desse componente curricular como gerador de saberes por meio da experiência, o que necessita ser discutido na formação inicial de professores de Educação Física.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Formação Inicial. Educação Física.

Author Biographies

Marla Maria Moraes Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora Mestre do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE - campus Juazeiro do Norte

Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação e Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE - campus Juazeiro do Norte

Thaliciane Adrianny Adrianny Valença Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora de Educação Física formada pelo IFCE- campus Juazeiro do Norte.

References

ANDRADE, A. de. Estágio curricular: contribuições para o redimensionamento de sua prática / Maria Lúcia Santos Ferreira da Silva, Organizadora. – Natal, RN: EDUFRN – Editora da UFRN, 2005.

ANTUNES, A. C. Mercado de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Revista de Educação, v. 10, n. 10, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BOUZADA, V. C. P. C.; KILIMNIK, Z. M.; OLIVEIRA, L. C. V. Professor Iniciante: Desafios e Competências da Carreira Docente de Nível Superior e Inserção no Mercado de Trabalho. In: ReCaPe – Revista de Carreiras e Pessoas. São Paulo, V. 02, n.01. Jan/Fev/Mar/Abr, 2012.

CAMPOS, M. Z. A prática nos cursos de licenciatura: reestruturação curricular da formação inicial. In: Tese (Doutorado em Currículo, Formação de Professores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). São Paulo, 2007.

CARDOSO, I.; BATISTA, P.; GRAÇA, A. A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional. In: Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 523-538, abr./jun. de 2016.

GARCIA, C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. In: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br.

JANUARIO, G. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: Seminário de História e Investigações de/em Aulas De Matemática, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. único. p. 1-8.

LIMA, M. S. L. Reflexões Sobre o Estágio/ Prática de Ensino na Formação de Professores. In: Revista Diálogo Educacional. vol. 8, núm. 23, enero-abril, 2008, pp. 195-205 Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Paraná, Brasil.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 04 de abril de 2018.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MOLINA NETO, V.; MOLINA, R. M. K. Identidade e perspectivas da Educação Física na América do Sul: formação profissional em Educação Física no Brasil. In: BRACHT, V.; CRISÓRIO, R. (Orgs.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003.

NÖRNBERG, M.; PEREIRA, I. D. M. Concepções de Estágio e Ação Docente. In: Revista Brasileira de Pesquisa sobre a Formação Docente. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 05, n. 08, p. 109-120, jan./jun. 2013. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Portugal: Publicações Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, E.S.G.; CUNHA, V.L. O estágio Supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. In: Revista de Educación a Distancia. Ano V, n. 14, 2006.

PASSERINI, G. A. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.

PEREIRA, J. E. D. A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações. In: Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 02, p. 83-93, jan./jul. 2010. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, B. V.; CAPARRÓZ, F. E.; ALMEIDA, U. R. A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de Educação Física. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, jan./mar. 2011. p.51¬68.

ZOTOVICI, S. A.; MELO, J. B.; De CAMPOS, M. Z.; LARA, L. M. Reflexões Sobre o Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Educação Física: Entre a Teoria e a Prática. In: Pensar a Prática, Goiânia, v.16, n.2, p.320­618, abr./jun, 2013.

Published

2021-04-28