EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • PAMELA KARINA DE MELO GOIS INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
  • Rebecca Ruhama Gomes Barbosa INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
  • Fernanda Lira Braga INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
  • Eloisa Maria Luiz Pereira INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar como a Educação em Direitos Humanos está presente nos cursos de Licenciatura de Educação Física existentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que reuniu informações e dados, além de realizar a pesquisa por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). A partir desse documento, constatou-se que os quatorze cursos de licenciatura em educação física cumprem a Resolução CNE/CP nº 1/2012, apresentando-se pela disciplinaridade e/ou pela transversalidade. Além disso, os conhecimentos estão organizados nos currículos através de temas como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Organização das Nações Unidas (ONU), ética, cultura afro-brasileira e indígena, meio ambiente, gênero, sexualidade, pessoa com deficiência, diversidade cultural e religiosa, cidadania, formação docente, democracia e legislação, os quais são mais recorrentes nos PPCs. Nesse sentido, entende-se que as apresentações dessa temática, em seus conteúdo e objetivos, aparecem de formas múltiplas e pertinentes, ressaltando e reafirmando temáticas recorrentes que precisam ser discutidas no cotidiano social e escolar, como ética, racismo, violência social e meio ambiente. A partir disso, percebe-se que a presença, abordagem e problematização dos assuntos que permeiam os Direitos Humanos são de cunho essencial para a formação inicial do docente.

Referências

BARROS FILHO, Armando Dantas. Educação física e direitos humanos em prisões: uma análise das ações de educação física e esporte na educação de jovens e adultos em privação de liberdade. 2014. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

BRASIL. Decreto nº 7037, de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 21 dez. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7037.htm. Acesso em: 13 ago. 2020.

_____. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 ago. 2020

_____. Lei nº 12.796, de 04 de março de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 05 abr. 2013. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30037356/do1-2013-04-05-lei-n-12-796-de-4-de-abril-de-2013-30037348. Acesso em: 13 ago. 2020.

_____. Lei nº 13.010, de 26 de junho de 2014. Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante, e altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 27 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13010.htm. Acesso em: 12 ago. 2020

_____. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 31 mai. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

_____. Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, p. 48 e 49.

CANDAU, Vera Maria; ANDRADE, Marcelo; LUCINDA, Maria da Consolação; AMORIM, Viviane; PAULO, Iliana Ainda; SACAVINO, Susana Beatriz. Educação em Direitos Humanos e formação de professores (as). São Paulo: Cortez, 2013.

CARNEIRO, Antônio Lineu; CRUZ, Christiane Gioppo. Apresentação – LDB: o processo de tramitação. Educar, Curitiba, n. 11, p. 107 - 115, 1995. Editora da UFPR.

CESCON, Everaldo; STECANELA, Nilda. Educação à paz e em direitos humanos//Education for peace and human rights. Conjectura: filosofia e educação, v. 20, n. Espec, p. 85-100, 2015.

CROCETTA, Renata Righetto Jung. As relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em educação física das instituições de ensino superior do sistema ACAFE. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014.

DIAS, A. A.; PORTO, R. C. C. A Pedagogia e a Educação em Direitos Humanos: subsídios para a inserção da temática da Educação em Direitos Humanos nos cursos de Pedagogia. In: FERREIRA, L. F. G.; ZENAIDE, M. N. T.; DIAS, A. A. (Orgs.). Direitos Humanos na Educação Superior: Subsídios para a Educação em Direitos Humanos na Pedagogia. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, p.29-63.

FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos; ALVES, Cláudia Aleixo. Formação de professores de educação física no Brasil: implicações e perspectivas. In: Formação profissional e mundo do trabalho.Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: Edufrn, 2020, p. 31-49

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas. 2008

GOMES, Catarina. A Educação para os Direitos Humanos e a Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação para os Direitos Humanos: a sua aplicação em zonas de reconstrução pós-conflito. 2013. Disponível em: http://www.igc.fd.uc.pt/data/fileBIB201782313545.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

GUERRA, Sidney. Direitos Humanos: curso elementar. São Paulo: Saraiva, 2013.

LAKATOS, E.V; MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologias Científica. 5 ed. Atlas. São Paulo, 2003.

MARIUSSI, Madalene Isabel; GISI, Maria Lourdes; EYNG, Ana Maria. A escola como espaço para efetivação dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 3, p. 443-454, 2016.

NUNES, Jael Cantilio; LEVANDOSKI, Gustavo. A formação de professores de educação física na perspectiva de egressos de uma universidade do Mato Grosso do Sul–Brasil. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), v. 21, p. 39-50, 2019.

ONU. A Década das Nações Unidas para a Educação em Matéria de Direitos Humanos 1995-2004. Lições para a Vida. Nações Unidas: Genebra, 1998. v. 1. Disponível em: http://gddc.ministeriopublico.pt/sites/default/files/documentos/pdf/serie_decada_1_b_nacoes_unidas_educacao_dh_.pdf. Acesso em: 12 de ago. 2020.

PIOVESAN, Flávia. Declaração Universal de Direitos Humanos: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Estudos Jurídicos, v. 9, n. 2, p. 31, 2014.

PONCE, Branca Jurema; NERI, Juliana Fonseca de Oliveira. O currículo escolar em busca da justiça social: a violência doméstica contra a criança e o adolescente. Revista e-Curriculum, v. 13, n. 2, p. 331-349, 2015.

RAMOS, Aura Helena; FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Currículo de educação em direitos humanos: sentidos em embates/articulações. Educação, v. 36, n. 1, p. 14-20, 2013.

SCHÜTZ, Jenerton Arlan; FUCHS, Cláudia. Educação escolar e direitos humanos: necessidades de uma aproximação. Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia, n. 20, p. 39-52, 2017.

SILVA, Everaldo Ribeiro da. Educação em Direitos Humanos como instrumento para efetivação dos direitos fundamentais e garantia da cidadania. 2013. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Uepb, Guarabira, 2013. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1719/1/PDF%20%20Everaldo%20da%20Silva%20Ribeiro.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

ZLUHAN, Mara Regina; RAITZ, Tânia Regina. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, p. 31-54, 2014.

Downloads

Publicado

28-04-2021