EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar como a Educação em Direitos Humanos está presente nos cursos de Licenciatura de Educação Física existentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que reuniu informações e dados, além de realizar a pesquisa por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). A partir desse documento, constatou-se que os quatorze cursos de licenciatura em educação física cumprem a Resolução CNE/CP nº 1/2012, apresentando-se pela disciplinaridade e/ou pela transversalidade. Além disso, os conhecimentos estão organizados nos currículos através de temas como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Organização das Nações Unidas (ONU), ética, cultura afro-brasileira e indígena, meio ambiente, gênero, sexualidade, pessoa com deficiência, diversidade cultural e religiosa, cidadania, formação docente, democracia e legislação, os quais são mais recorrentes nos PPCs. Nesse sentido, entende-se que as apresentações dessa temática, em seus conteúdo e objetivos, aparecem de formas múltiplas e pertinentes, ressaltando e reafirmando temáticas recorrentes que precisam ser discutidas no cotidiano social e escolar, como ética, racismo, violência social e meio ambiente. A partir disso, percebe-se que a presença, abordagem e problematização dos assuntos que permeiam os Direitos Humanos são de cunho essencial para a formação inicial do docente.
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