OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFG: um olhar sobre os planos de ensino
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a seleção dos conteúdos da Educação Física no Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Goiás (IFG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de nível exploratório, utilizando como procedimento metodológico a análise documental dos planos de ensino de 13 campi da instituição. A análise nos permitiu localizar os seguintes elementos da cultura corporal: a) esporte; b) ginástica; c) jogo; d) dança; e) luta; f) circo; e g) prática corporal de aventura. Também, identificamos cinco temáticas abordadas como conteúdo: a) exercício físico e saúde; b) história e epistemologia da Educação Física; c) lazer e trabalho; d) Educação Física, corpo e cultura; e e) primeiros socorros. No que se refere aos elementos da cultura corporal, houve a preponderância do esporte, da ginástica e do jogo, com destaque para o primeiro. Já em relação às temáticas se destacaram aquela sobre exercício físico e saúde, bem como história e epistemologia da Educação Física. A seleção dos conteúdos no IFG se deu de maneira diversa e com diferentes níveis de complexidade, sendo privilegiados determinados conteúdos em detrimento de outros. Analisar a seleção de conteúdos nos planos de ensino dos professores de Educação Física do IFG permitiu fazer uma aproximação sobre aquilo que a área tem sido na instituição.Referências
ARAÚJO, S. N.; ROCHA, L. O. R.; BOSSLE, F. Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 205-221, jul. 2017.
ASSIS, S. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2001.
AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARONI, J. F. Arte circense: a magia e o encantamento dentro e fora das lonas. Pensar a Prática, v. 9, n. 1, p. 81-99, 2006.
BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, jun. 1999.
BORTOLETO, M.; MACHADO, G. Reflexões sobre o circo e a educação física. Corpoconsciência, n. 12, p. 39-69, 2003.
BOSCATTO, J. D.; DARIDO, S. C. A educação física no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: percepções curriculares. Pensar a Prática, v. 20, n. 1, p. 99-111, jan./mar. 2017.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. CADERNO CEDES, n. 48, p. 69-87, 1999.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 09 jul. 2020.
CARVALHO, Y. M. O mito da atividade física e saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
CASTELLANI FILHO, L. A Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.
COSTA, M. L. F. et al. Corpo e epistemologia: contribuições para educação física escolar. In: FRANCO, M. A.; SURDI, A. C. (Org.). Corpo, cultura e educação física. Natal: SEDIS/UFRN, 2018.
FERREIRA, A. R.; GONÇALVES, G. Á. Meio século de história da Educação Física na Instituição: da ETG à ETFG. In: BARBOSA, W.; PARANHOS, M. F.; LÔBO, S. A. (Orgs.). A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o IFG no tempo: conduzindo uma recuperação histórica até os anos 1990. Goiânia: IFG, 2015. p. 95-118.
FRANÇA, J. F. M.; FREIRE, E. S. Educação física e currículo: os conteúdos selecionados pelos professores para o ensino fundamental. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 8, n. 2, p. 89-102, 2009.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.
FUJIKAWA, C. S. L. Ginástica: um modelo antigo com roupagem nova? Ou uma nova maneira de aprisionar os corpos? In: Vários Autores. Educação Física: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006.
GARIGLIO, J. A. O ensino da educação física nas engrenagens de uma escola profissionalizante. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997.
GARIGLIO, J. A. Educação Física no currículo de uma escola profissionalizante: um caso sui generis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23. n. 2. p. 69-88, 2002.
IFG. PDI/IFG 2019/2023 - Plano de Desenvolvimento Institucional. 2018. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/11546/PDI_IFG_2019_2023.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
INÁCIO, H. L. D. et al. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios – reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 168-187, set. 2016.
LOPES, R. G. B.; KERR, T. O. O ensino das lutas na Educação Física Escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, v. 27, n. 45, set., 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D.A. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MIRANDA, A. C. M.; LARA, L. M.; RINALDI, I. P. B. A Educação Física no ensino médio: saberes necessários sob a ótica docente. Motriz, v. 15, n. 3, p. 621-630, jul./set. 2009.
MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out./dez. 2015.
PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
SADI, R. S. et al. Ensino de Esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 17-26, jan./jul, 2008.
SAMPAIO, J. S. O componente curricular educação física no ensino médio integrado da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
SILVA, E. M. A Educação Física no currículo de Escolas Profissionalizantes da Rede Federal: uma disciplina em processo de “mutação”. 2014. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2002.
SOARES, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça; MELO, Marcelo Soares Tavares; SANTIGO, Maria Eliete. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar. Movimento, v. 16, n. 03, p. 31-49, jul./set. 2010.
SOUZA JÚNIOR, M.; SANTIAGO, E.; TAVARES, M. Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos. Pro-Posições, v. 22, n. 1 (64), p. 183-196, jan./abr. 2011.
TAHARA, A. K.; CARNICELLI FILHO, S. A Presença de Atividades de Aventura na Educação Física Escolar. Arquivos de Ciências do Esporte, v. 1, n. 1, p. 60-69, 2012.
VIEIRA, M. S. A dança na arte e na educação física: diálogos possíveis. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.7, n. 13, p. 177-188, mai./ago., 2014.
ZANDONÁ JÚNIOR, A.; CARNEIRO, F. H. S. Reflexões acerca do currículo e metodologia da Educação Física no Instituto Federal de Goiás: a experiência com materiais didáticos. Retos, n. 34, p. 337-342, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.