OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFG: um olhar sobre os planos de ensino

Authors

  • Almir Zandoná Júnior Instituto Federal de Goiás campus Uruaçu
  • Willian Batista dos Santos Instituto Federal de Goiás campus Senador Canedo
  • Néri Emílio Soares Júnior Instituto Federal de Goiás campus Aparecida de Goiânia
  • Fernando Henrique Silva Carneiro Instituto Federal de Goiás campus Inhumas
  • Guenther Carlos Feitosa de Almeida Instituto Federal de Goiás campus Inhumas
  • Ana Júlia Rodrigues Carvalho Instituto Federal de Goiás campus Inhumas
  • Danielle Batista de Moraes Instituto Federal de Goiás campus Luziânia

Abstract

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a seleção dos conteúdos da Educação Física no Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Goiás (IFG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de nível exploratório, utilizando como procedimento metodológico a análise documental dos planos de ensino de 13 campi da instituição. A análise nos permitiu localizar os seguintes elementos da cultura corporal: a) esporte; b) ginástica; c) jogo; d) dança; e) luta; f) circo; e g) prática corporal de aventura. Também, identificamos cinco temáticas abordadas como conteúdo: a) exercício físico e saúde; b) história e epistemologia da Educação Física; c) lazer e trabalho; d) Educação Física, corpo e cultura; e e) primeiros socorros. No que se refere aos elementos da cultura corporal, houve a preponderância do esporte, da ginástica e do jogo, com destaque para o primeiro. Já em relação às temáticas se destacaram aquela sobre exercício físico e saúde, bem como história e epistemologia da Educação Física. A seleção dos conteúdos no IFG se deu de maneira diversa e com diferentes níveis de complexidade, sendo privilegiados determinados conteúdos em detrimento de outros. Analisar a seleção de conteúdos nos planos de ensino dos professores de Educação Física do IFG permitiu fazer uma aproximação sobre aquilo que a área tem sido na instituição.

Author Biographies

Almir Zandoná Júnior, Instituto Federal de Goiás campus Uruaçu

Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás campus Uruaçu. Doutorando em Educação pela Universidade Santiago de Compostela. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudo Sociocrítico em Educação Física Escolar do IFG. 

Willian Batista dos Santos, Instituto Federal de Goiás campus Senador Canedo

Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás campus Senador Canedo. Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudo Sociocrítico em Educação Física Escolar do IFG.

Néri Emílio Soares Júnior, Instituto Federal de Goiás campus Aparecida de Goiânia

Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás campus Aparecida de Goiânia. Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudo Sociocrítico em Educação Física Escolar do IFG. 

Fernando Henrique Silva Carneiro, Instituto Federal de Goiás campus Inhumas

Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás campus Inhumas. Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudo Sociocrítico em Educação Física Escolar do IFG.

Guenther Carlos Feitosa de Almeida, Instituto Federal de Goiás campus Inhumas

Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás campus Inhumas. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudo Sociocrítico em Educação Física Escolar do IFG. 

Ana Júlia Rodrigues Carvalho, Instituto Federal de Goiás campus Inhumas

Professora de Educação Física no Instituto Federal de Goiás campus Inhumas. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Estudo Sociocrítico em Educação Física Escolar do IFG.

Danielle Batista de Moraes, Instituto Federal de Goiás campus Luziânia

Professora de Educação Física no Instituto Federal de Goiás campus Luziânia. Doutoranda em Educação Física pela Universidade de Brasília. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Estudo Sociocrítico em Educação Física Escolar do IFG. 

References

ARAÚJO, S. N.; ROCHA, L. O. R.; BOSSLE, F. Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 205-221, jul. 2017.

ASSIS, S. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2001.

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARONI, J. F. Arte circense: a magia e o encantamento dentro e fora das lonas. Pensar a Prática, v. 9, n. 1, p. 81-99, 2006.

BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, jun. 1999.

BORTOLETO, M.; MACHADO, G. Reflexões sobre o circo e a educação física. Corpoconsciência, n. 12, p. 39-69, 2003.

BOSCATTO, J. D.; DARIDO, S. C. A educação física no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: percepções curriculares. Pensar a Prática, v. 20, n. 1, p. 99-111, jan./mar. 2017.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. CADERNO CEDES, n. 48, p. 69-87, 1999.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 09 jul. 2020.

CARVALHO, Y. M. O mito da atividade física e saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.

CASTELLANI FILHO, L. A Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

COSTA, M. L. F. et al. Corpo e epistemologia: contribuições para educação física escolar. In: FRANCO, M. A.; SURDI, A. C. (Org.). Corpo, cultura e educação física. Natal: SEDIS/UFRN, 2018.

FERREIRA, A. R.; GONÇALVES, G. Á. Meio século de história da Educação Física na Instituição: da ETG à ETFG. In: BARBOSA, W.; PARANHOS, M. F.; LÔBO, S. A. (Orgs.). A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o IFG no tempo: conduzindo uma recuperação histórica até os anos 1990. Goiânia: IFG, 2015. p. 95-118.

FRANÇA, J. F. M.; FREIRE, E. S. Educação física e currículo: os conteúdos selecionados pelos professores para o ensino fundamental. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 8, n. 2, p. 89-102, 2009.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.

FUJIKAWA, C. S. L. Ginástica: um modelo antigo com roupagem nova? Ou uma nova maneira de aprisionar os corpos? In: Vários Autores. Educação Física: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006.

GARIGLIO, J. A. O ensino da educação física nas engrenagens de uma escola profissionalizante. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997.

GARIGLIO, J. A. Educação Física no currículo de uma escola profissionalizante: um caso sui generis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23. n. 2. p. 69-88, 2002.

IFG. PDI/IFG 2019/2023 - Plano de Desenvolvimento Institucional. 2018. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/11546/PDI_IFG_2019_2023.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.

INÁCIO, H. L. D. et al. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios – reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 168-187, set. 2016.

LOPES, R. G. B.; KERR, T. O. O ensino das lutas na Educação Física Escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, v. 27, n. 45, set., 2015.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D.A. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MIRANDA, A. C. M.; LARA, L. M.; RINALDI, I. P. B. A Educação Física no ensino médio: saberes necessários sob a ótica docente. Motriz, v. 15, n. 3, p. 621-630, jul./set. 2009.

MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out./dez. 2015.

PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

SADI, R. S. et al. Ensino de Esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 17-26, jan./jul, 2008.

SAMPAIO, J. S. O componente curricular educação física no ensino médio integrado da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.

SILVA, E. M. A Educação Física no currículo de Escolas Profissionalizantes da Rede Federal: uma disciplina em processo de “mutação”. 2014. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2002.

SOARES, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça; MELO, Marcelo Soares Tavares; SANTIGO, Maria Eliete. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar. Movimento, v. 16, n. 03, p. 31-49, jul./set. 2010.

SOUZA JÚNIOR, M.; SANTIAGO, E.; TAVARES, M. Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos. Pro-Posições, v. 22, n. 1 (64), p. 183-196, jan./abr. 2011.

TAHARA, A. K.; CARNICELLI FILHO, S. A Presença de Atividades de Aventura na Educação Física Escolar. Arquivos de Ciências do Esporte, v. 1, n. 1, p. 60-69, 2012.

VIEIRA, M. S. A dança na arte e na educação física: diálogos possíveis. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.7, n. 13, p. 177-188, mai./ago., 2014.

ZANDONÁ JÚNIOR, A.; CARNEIRO, F. H. S. Reflexões acerca do currículo e metodologia da Educação Física no Instituto Federal de Goiás: a experiência com materiais didáticos. Retos, n. 34, p. 337-342, 2018.

Published

2021-04-28