OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFG: um olhar sobre os planos de ensino
Abstract
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a seleção dos conteúdos da Educação Física no Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Goiás (IFG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de nível exploratório, utilizando como procedimento metodológico a análise documental dos planos de ensino de 13 campi da instituição. A análise nos permitiu localizar os seguintes elementos da cultura corporal: a) esporte; b) ginástica; c) jogo; d) dança; e) luta; f) circo; e g) prática corporal de aventura. Também, identificamos cinco temáticas abordadas como conteúdo: a) exercício físico e saúde; b) história e epistemologia da Educação Física; c) lazer e trabalho; d) Educação Física, corpo e cultura; e e) primeiros socorros. No que se refere aos elementos da cultura corporal, houve a preponderância do esporte, da ginástica e do jogo, com destaque para o primeiro. Já em relação às temáticas se destacaram aquela sobre exercício físico e saúde, bem como história e epistemologia da Educação Física. A seleção dos conteúdos no IFG se deu de maneira diversa e com diferentes níveis de complexidade, sendo privilegiados determinados conteúdos em detrimento de outros. Analisar a seleção de conteúdos nos planos de ensino dos professores de Educação Física do IFG permitiu fazer uma aproximação sobre aquilo que a área tem sido na instituição.References
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