A PRODUÇÃO DE REVISTAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CONTEÚDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alison Pereira Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) http://orcid.org/0000-0002-5293-0993
  • Everaldo Robson Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • José Pereira Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

Este artigo emerge da triangulação entre a dinamicidade da escola, o acionamento de Recursos Educacionais Digitais (REDs) no ensino da Educação Física e os avanços tecnológicos que perpassam a escola na contemporaneidade. Desse modo, estabelecemos como objetivo principal: Analisar a possibilidade de utilização de revistas digitais como material didático nas aulas de Educação Física no ensino médio, explorando o conteúdo esporte na modalidade futebol. Essas revistas foram produzidas por estudantes do ensino médio, por meio de um processo de intervenção pedagógica, mediada pelos princípios da Mídia-educação e estudos de Fantin (2006), Belonni (2009) e Bévort e Belloni (2009). O foco deste estudo não foi a intervenção, mas os materiais desenvolvidos. Delimitamos a pesquisa como sendo qualitativa (CHIZZOTTI, 1995) e recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como instrumento metodológico. O corpus de análise foi composto por 26 revistas digitais sobre futebol e copa do mundo. De acordo com a análise realizada, foi possível identificar que o conteúdo das revistas foi bastante rico e diversificado, trazendo matérias de destaque sobre humor, entretenimento, ciência, tecnologia, história, política, curiosidades, desigualdades de gênero, deficiências, saúde, qualidade de vida e estilo de vida, por meio de textos dissertativos, informativos, enquetes, artigos de opinião etc. Consideramos que a utilização dessas revistas digitais, no âmbito da Educação Física no ensino médio, pode ser uma forma de atender os anseios e desejos dessa juventude que está cada dia mais concatenada com o universo da cultura digital e do uso das mídias.

Biografia do Autor

Alison Pereira Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Educação (2021), Mestrado acadêmico em Educação (2013), Especialização em Pedagogia do Movimento (2003) e Licenciatura Plena em Educação Física (2002). Toda a sua formação acadêmica é vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Parnamirim). É autor do livro Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Tem como áreas de interesse acadêmico e profissional: CORPO, APRENDIZAGEM, CULTURA DE MOVIMENTO, EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, ENSINO MÉDIO e REDs (Recursos Educacionais Digitais). É membro dos Grupos de Pesquisa GEPEC/UFRN (Corpo e Cultura de Movimento), LEFEM/UFRN (Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia) e do NuPEP/IFRN/Parnamirim (Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional).

Everaldo Robson Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas:Educação Física, Saúde, Qualidade de Vida e Envelhecimento. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

José Pereira Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), especialização em Educação Física Escolar (UFRN-1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2018). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Educação Física. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, do mestrado em Educação Física (Acadêmico) e do mestrado em Educação Física (Profissional), todos na UFRN. Tem experiência na área de Educação Física escolar, na pedagogia do esporte e na formação de professores, tendo sua produção intelectual centrada na publicação de artigos, livros e capítulos de livros que versam sobre a educação física escolar, corpo e aprendizagem, formação de professores e projetos sociais na escola. Coordenador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento - GEPEC. Avaliador do INEP. Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis (PROAE/UFRN).

Referências

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Publicado

15-07-2022

Edição

Seção

Fluxo Contínuo