A PRODUÇÃO DE REVISTAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CONTEÚDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Abstract
Este artigo emerge da triangulação entre a dinamicidade da escola, o acionamento de Recursos Educacionais Digitais (REDs) no ensino da Educação Física e os avanços tecnológicos que perpassam a escola na contemporaneidade. Desse modo, estabelecemos como objetivo principal: Analisar a possibilidade de utilização de revistas digitais como material didático nas aulas de Educação Física no ensino médio, explorando o conteúdo esporte na modalidade futebol. Essas revistas foram produzidas por estudantes do ensino médio, por meio de um processo de intervenção pedagógica, mediada pelos princípios da Mídia-educação e estudos de Fantin (2006), Belonni (2009) e Bévort e Belloni (2009). O foco deste estudo não foi a intervenção, mas os materiais desenvolvidos. Delimitamos a pesquisa como sendo qualitativa (CHIZZOTTI, 1995) e recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como instrumento metodológico. O corpus de análise foi composto por 26 revistas digitais sobre futebol e copa do mundo. De acordo com a análise realizada, foi possível identificar que o conteúdo das revistas foi bastante rico e diversificado, trazendo matérias de destaque sobre humor, entretenimento, ciência, tecnologia, história, política, curiosidades, desigualdades de gênero, deficiências, saúde, qualidade de vida e estilo de vida, por meio de textos dissertativos, informativos, enquetes, artigos de opinião etc. Consideramos que a utilização dessas revistas digitais, no âmbito da Educação Física no ensino médio, pode ser uma forma de atender os anseios e desejos dessa juventude que está cada dia mais concatenada com o universo da cultura digital e do uso das mídias.
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELLONI, Maria Luíza. O que é Mídia-Educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
BÉVORT, Evelyne.; BELLONI, Maria L. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v.30, n.109, p.1081-1102, dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 24 fev. 2018.
BETTI, Mauro. Esporte na mídia ou esporte da mídia? Motrivivência, Florianópolis, ano 12, n. 17, p. 107-111. Set. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5929/5441. Acesso em: 08 mar. 2019.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.
CERVI, Thales. A. N. Intolerância e racismo no futebol: a racialização do outro. ComCiência: Revista eletrônica de jornalismo esportivo. Santa Catarina, p. 1-3, abril, 2014. Disponível em: http://observatorioracialfutebol.com.br/intolerancia-racial-no-futebol-alem-das-quatro-linhas/. Acesso em: 24 jul. 2018.
FANTIN, Mônica. Mídia-Educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
DARIDO, S. C.; IMPOLCETTO, F. M.; BARROSO, A. L. R; RODRIGUES, H. A. Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais. Motriz, Rio Claro, v.16, n.2, p.450-457, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/2083. Acesso em: 24 jul. 2018.
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Apostilha (Curso Técnico de Formação para Funcionários em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equipamentos.pdf. Acesso em; 01 mai. 2018.
HORIE, R. M.; PLUVINAGE, J. F. Revistas digitais para iPad e outros tablets – Arte-finalização, Geração e Distribuição. 3. ed. São Paulo, Bytes e Types editora, 2013.
MAIA, M. C. M.; CHAVES, P. N.; ARAÚJO, A. C. O espaço da mulher na cultura esportiva: análise da obra offside. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 18., e CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 8., 2013, Brasília. Anais. [...]. Brasília: UNB, 2013. Online. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5519/2486. Acesso em: 05 jan. 2020.
RUBIO, Katia; SIMÕES, Antônio C. De espectadoras a protagonistas: a conquista do espaço esportivo pelas mulheres. Movimento, Porto Alegre, ano 5, v. 11, p. 50-56, 1999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2484. Acesso em: 05 jan. 2020.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
VÍLCHEZ, Iván. C. C. Uma escola em transformação: reflexões essenciais de uma educação inclusiva para estudantes com deficiência. In: PAMPIM, Ângelo. A. P., et.al (Orgs). Inclusão Escolar: Perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2018. Disponível em: https://3c290742-53df-4d6f-b12f-6b135a606bc7.filesusr.com/ugd/48d206_9389e65d9c7e432988b2bd7c58706ff1.pdf. Acesso em: 07 jan. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Alison Pereira Batista, Everaldo Robson Andrade, José Pereira Melo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.