JORNAL INTERATIVO
UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
Resumo
Este estudo consiste em um relato de experiência, vivenciado no Programa de Iniciação à Docência (PID), com o objetivo de compartilhar uma proposta de avaliação para a disciplina de Didática e Educação Física (EF) no curso de Licenciatura em EF da Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta foi desenvolvida em 2021.1 e elaborada colaborativamente pelos(as) responsáveis pela disciplina em concordância com dois monitores orientandos. Essa proposta ocorreu em período pandêmico da Covid-19 e teve suas ações em um semestre de ensino remoto. Diante disso, todos(as) os(as) responsáveis pela elaboração do percurso da disciplina pensaram e elaboraram alternativas pedagógicas de modo a atender aos componentes curriculares já estabelecidos para a disciplina e questões sociais que permeiam os mais diversos ambientes. Nessa alternativa, foi exigida a participação crítica e reflexiva por parte dos(as) discentes matriculados(as). Assim, essa proposta de avaliação contou com a utilização de recursos tecnológicos, diálogos emergentes e envolvimento dos(as) estudantes. Nessa proposta fica evidente a participação constante dos(as) alunos(as) na elaboração do seu próprio percurso formativo, assim como a colaboração efetiva dos pares durante todo o processo.
Referências
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; MELLO TREVISANI, F. de. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso: Porto Alegre, 2015, pp. 47-53.
BELMONT, R. S.; OSBORNE, R.; LEMOS, E. dos S. A sala de aula invertida na Educação Física escolar. Motrivivência: Revista de Educação Física, Esporte e Lazer, Florianópolis, v. 31, n. 59, p. 01-18, set. 2019.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria no188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União 2020; 4 fev.
BORGES, C. M. F; SANCHES NETO, L. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 16.2 2014.
LIMA, E; MANARIM, I; PERSKE, C. L; GALVÃO, L. G . As especificidades e os possíveis conteúdos da Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre movimento, brincadeira e tempo-espaço. Motrivivência 19.29 (2007): 103-128.
MIRAGEM, A. A.; ALMEIDA, L. de. potencialidades e limitações da educação física no ensino remoto: O efeito pandemia no componente curricular. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, p. e27053, set. 2021. ISSN 1982-8918. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/111633>. Acesso em: 16 nov. 2021. doi:https://doi.org/10.22456/1982-8918.111633.
SANTOS, W.; MACEDO, L. R.; MATOS, J. M. C.; MELLO, A. S; SCHNEIDER O. Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.04 (p.153-179), Outubro-Dezembro 2014
SANTOS, W.; MAXIMIANO, F. L. Avaliação na Educação Física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-896, out./dez. 2013
SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: Análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, may 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945>. Acesso em: 28 may 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3828085.
SILVA, A. J. F. da, PEREIRA, B. K. M., OLIVEIRA, J. A. M. de, SURDI, A. C., & ARAÚJO, A. C. de. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: Realidades da educação física escolar. Corpoconsciência, 24(2), 57-70. 2020. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10664
VENÂNCIO, L., BRUNO, B. D., SILVA, I. C. de C., FLOR, B. J. M. S. de, GONÇALVES, Y., & SANCHES NETO, L. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, 4, (2021). e10778. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778
VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, . Instrumentos e critérios no processo de avaliação em Educação Física escolar: "errar é humano" mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan/jun. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Breno José Mascarenhas Sá de Flor, Iury Crislano de Castro Silva, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.