JORNAL INTERATIVO

UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)

Authors

  • Breno José Mascarenhas Sá de Flor UFC UFRN
  • Iury Crislano de Castro Silva UFC UFRN
  • Luciana Venâncio UFC UFRN
  • Luiz Sanches Neto UFC UFRN

Abstract

Este estudo consiste em um relato de experiência, vivenciado no Programa de Iniciação à Docência (PID), com o objetivo de compartilhar uma proposta de avaliação para a disciplina de Didática e Educação Física (EF) no curso de Licenciatura em EF da Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta foi desenvolvida em 2021.1 e elaborada colaborativamente pelos(as) responsáveis pela disciplina em concordância com dois monitores orientandos. Essa proposta ocorreu em período pandêmico da Covid-19 e teve suas ações em um semestre de ensino remoto. Diante disso, todos(as) os(as) responsáveis pela elaboração do percurso da disciplina pensaram e elaboraram alternativas pedagógicas de modo a atender aos componentes curriculares já estabelecidos para a disciplina e questões sociais que permeiam os mais diversos ambientes. Nessa alternativa, foi exigida a participação crítica e reflexiva por parte dos(as) discentes matriculados(as). Assim, essa proposta de avaliação contou com a utilização de recursos tecnológicos, diálogos emergentes e envolvimento dos(as) estudantes. Nessa proposta fica evidente a participação constante dos(as) alunos(as) na elaboração do seu próprio percurso formativo, assim como a colaboração efetiva dos pares durante todo o processo.

References

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; MELLO TREVISANI, F. de. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso: Porto Alegre, 2015, pp. 47-53.

BELMONT, R. S.; OSBORNE, R.; LEMOS, E. dos S. A sala de aula invertida na Educação Física escolar. Motrivivência: Revista de Educação Física, Esporte e Lazer, Florianópolis, v. 31, n. 59, p. 01-18, set. 2019.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria no188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União 2020; 4 fev.

BORGES, C. M. F; SANCHES NETO, L. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 16.2 2014.

LIMA, E; MANARIM, I; PERSKE, C. L; GALVÃO, L. G . As especificidades e os possíveis conteúdos da Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre movimento, brincadeira e tempo-espaço. Motrivivência 19.29 (2007): 103-128.

MIRAGEM, A. A.; ALMEIDA, L. de. potencialidades e limitações da educação física no ensino remoto: O efeito pandemia no componente curricular. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, p. e27053, set. 2021. ISSN 1982-8918. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/111633>. Acesso em: 16 nov. 2021. doi:https://doi.org/10.22456/1982-8918.111633.

SANTOS, W.; MACEDO, L. R.; MATOS, J. M. C.; MELLO, A. S; SCHNEIDER O. Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.04 (p.153-179), Outubro-Dezembro 2014

SANTOS, W.; MAXIMIANO, F. L. Avaliação na Educação Física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-896, out./dez. 2013

SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: Análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, may 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945>. Acesso em: 28 may 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3828085.

SILVA, A. J. F. da, PEREIRA, B. K. M., OLIVEIRA, J. A. M. de, SURDI, A. C., & ARAÚJO, A. C. de. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: Realidades da educação física escolar. Corpoconsciência, 24(2), 57-70. 2020. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10664

VENÂNCIO, L., BRUNO, B. D., SILVA, I. C. de C., FLOR, B. J. M. S. de, GONÇALVES, Y., & SANCHES NETO, L. Temas e desafios (auto)formativos para professorǝs de educação física à luz da didática e da justiça social. Cenas Educacionais, 4, (2021). e10778. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10778

VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, . Instrumentos e critérios no processo de avaliação em Educação Física escolar: "errar é humano" mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Revista de estudo e pesquisa em educação, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 58-73, jan/jun. 2019.

Published

2022-07-15

Issue

Section

GTT3 - FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS