SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

CONSTRUÇÃO DE MATERIAL PARADIDÁTICO DIGITAL E INTERATIVO

Autores

  • Sérgio Melo da Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-1913-0705
  • Samara Ellen do Nascimento da Cruz
  • Gabriel Carvalho Pereira Silva
  • Allyson Carvalho de Araújo

Resumo

Este artigo debate a viabilidade de ensino da saúde na Educação Física escolar a partir de instrumento didático-pedagógico pouco comum à área. A pesquisa tem o objetivo de refletir acerca da produção de material paradidático e suas possibilidades para o ensino da saúde. Trata-se de um estudo que se apropria de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, e em um segundo momento avaliamos os objetos de aprendizagem postos no livro. O recurso educacional foi construído por um grupo de oito autores – dois alunos do ensino médio, três estudantes de graduação em EF, dois pós-graduandos em nível de mestrado e um professor do ensino superior da mesma área. Cada um desenvolveu uma história e seus respectivos objetos de aprendizagem – jogos, vídeos, podcasts, entre outros. Estes, por sua vez, foram avaliados a partir das diretrizes para avaliação propostas por Reategui, Boff e Finco (2010). Consideramos, por fim, que a feitura do material é um passo considerável para a EF, contudo carecemos de esperar o livro chegar a sala de aula para que seja possível apontar duas capacidades e fragilidades de utilização.

Referências

BAEZ, M. A. C. et al. Educação Física escolar e saúde: novos olhares frente a novos contextos. EFDeportes.com, Buenos Aires, v. 8, n. 173, p. 1-1, out. 2012. Disponível em: http://www.efdeportes.com/. Acesso em: 12 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019.

COPE, B.; KALANTZIS, M. A grammar of multimodality. The International Journal of Learning, v. 16, n. 2, 2009. Disponível em https://newlearningonline.com/_uploads/L09_17649_MultlmodalGrammar_final.pdf . Acesso em 31 ago. 2021.

CUNHA, S. M. da; ARAÚJO, A. C. de. O tema saúde na Educação Física escolar: diálogos entre intenções pedagógicas e tecnologia. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 22., 2021, Evento Online. Anais [...]. No prelo 2022.

CUNHA, S. M. da et al. Educação Física escolar e o tema saúde: uma construção de material (para)didático digital. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 22., 2021, Evento Online. Anais [...]. No prelo 2022.

DESSBESELL, G.; FRAGA, A. B. Exercícios físicos na Base Nacional Comum Curricular: um estranho no nicho da cultura corporal de movimento. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. e26007, fev. 2020.

FERNANDES, L. V.; MELO, L. R. P. de; FONSECA, F. B. de; CUNHA, S. M. da; OLIVEIRA, N. D.; ARAÚJO, A. C. de. O tema Saúde na Educação Física escolar: diálogos entre material didático e currículo. Corpoconsciência, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 1-16, 2021. DOI: 10.51283/rc.v25i2.11576. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/11576. Acesso em: 18 dez. 2021.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2009. 120 p.

LEIRO, A. C. R.; ARAÚJO, A. C. de; SOUSA, D. Q. de O. Mídias e tecnologias no contexto da educação física escolar. In: DORENSKI, S.; LARA, L.; ATHAYDE, P. (org.). Comunicação e Mídia: história, tensões e perspectivas. Natal: Edufrn, 2020. p. 57-74. (Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE).

PEREIRA, R. S. Multiletramentos, Tecnologias digitais e os lugares do corpo na educação. 2014. 227 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

REATEGUI, E.; BOFF, E.; FINCO, M. D. Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos. RENOTE: Revista Novas Tecnologias em Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 1-10, 2010.

SANCHES NETO, L. O processo de elaboração de saberes por professores-pesquisadores de Educação Física em uma comunidade colaborativa. 2014. 325 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

SELWYN, N. Education and technology: Key issues and debates. 1. ed. London: Continuum, 2011. 208 p.

Downloads

Publicado

15-07-2022

Edição

Seção

GTT1 - SAÚDE E MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA