SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CONSTRUÇÃO DE MATERIAL PARADIDÁTICO DIGITAL E INTERATIVO
Resumo
Este artigo debate a viabilidade de ensino da saúde na Educação Física escolar a partir de instrumento didático-pedagógico pouco comum à área. A pesquisa tem o objetivo de refletir acerca da produção de material paradidático e suas possibilidades para o ensino da saúde. Trata-se de um estudo que se apropria de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, e em um segundo momento avaliamos os objetos de aprendizagem postos no livro. O recurso educacional foi construído por um grupo de oito autores – dois alunos do ensino médio, três estudantes de graduação em EF, dois pós-graduandos em nível de mestrado e um professor do ensino superior da mesma área. Cada um desenvolveu uma história e seus respectivos objetos de aprendizagem – jogos, vídeos, podcasts, entre outros. Estes, por sua vez, foram avaliados a partir das diretrizes para avaliação propostas por Reategui, Boff e Finco (2010). Consideramos, por fim, que a feitura do material é um passo considerável para a EF, contudo carecemos de esperar o livro chegar a sala de aula para que seja possível apontar duas capacidades e fragilidades de utilização.
Referências
BAEZ, M. A. C. et al. Educação Física escolar e saúde: novos olhares frente a novos contextos. EFDeportes.com, Buenos Aires, v. 8, n. 173, p. 1-1, out. 2012. Disponível em: http://www.efdeportes.com/. Acesso em: 12 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019.
COPE, B.; KALANTZIS, M. A grammar of multimodality. The International Journal of Learning, v. 16, n. 2, 2009. Disponível em https://newlearningonline.com/_uploads/L09_17649_MultlmodalGrammar_final.pdf . Acesso em 31 ago. 2021.
CUNHA, S. M. da; ARAÚJO, A. C. de. O tema saúde na Educação Física escolar: diálogos entre intenções pedagógicas e tecnologia. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 22., 2021, Evento Online. Anais [...]. No prelo 2022.
CUNHA, S. M. da et al. Educação Física escolar e o tema saúde: uma construção de material (para)didático digital. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 22., 2021, Evento Online. Anais [...]. No prelo 2022.
DESSBESELL, G.; FRAGA, A. B. Exercícios físicos na Base Nacional Comum Curricular: um estranho no nicho da cultura corporal de movimento. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. e26007, fev. 2020.
FERNANDES, L. V.; MELO, L. R. P. de; FONSECA, F. B. de; CUNHA, S. M. da; OLIVEIRA, N. D.; ARAÚJO, A. C. de. O tema Saúde na Educação Física escolar: diálogos entre material didático e currículo. Corpoconsciência, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 1-16, 2021. DOI: 10.51283/rc.v25i2.11576. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/11576. Acesso em: 18 dez. 2021.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2009. 120 p.
LEIRO, A. C. R.; ARAÚJO, A. C. de; SOUSA, D. Q. de O. Mídias e tecnologias no contexto da educação física escolar. In: DORENSKI, S.; LARA, L.; ATHAYDE, P. (org.). Comunicação e Mídia: história, tensões e perspectivas. Natal: Edufrn, 2020. p. 57-74. (Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE).
PEREIRA, R. S. Multiletramentos, Tecnologias digitais e os lugares do corpo na educação. 2014. 227 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
REATEGUI, E.; BOFF, E.; FINCO, M. D. Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos. RENOTE: Revista Novas Tecnologias em Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 1-10, 2010.
SANCHES NETO, L. O processo de elaboração de saberes por professores-pesquisadores de Educação Física em uma comunidade colaborativa. 2014. 325 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.
SELWYN, N. Education and technology: Key issues and debates. 1. ed. London: Continuum, 2011. 208 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sérgio Melo da Cunha, Samara Ellen do Nascimento da Cruz, Gabriel Carvalho Pereira Silva, Allyson Carvalho de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.