EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO, CAMPO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE FAZER EM UM PERÍODO DE DESTRUIÇÃO DE FORÇAS PRODUTIVAS?

Autores

  • Celi Nelza Zulke Taffarel FACED/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v1i1.65

Resumo

O presente texto trata da Educação Física, enquanto área do conhecimento, campo de formação inicial e continuada e de atuação profissional. Objetiva contribuir com as reflexões pedagógicas sobre o que fazer em termos de pesquisas, de formação inicial e continuada de professores e intervenção profissional, em tempos de destruição do Estado Democrático de Direito, de retirada de conquistas, de avanços da extrema-direita conservadora e de seu ideário moral, ideológico, a-cientifico, a-histórico e acrítico.Trata-se de um ensaio, com base em referências bibliográficas clássicas e, de referências recentemente defendidas em forma de dissertações e teses. São apresentados elementos sobre a “crise-ajuste-crise”do capital com o crescimento da exploração e crise crescente do capital, e as consequências no Brasil da aplicação dos ajustes estruturais, em especial na Educação e na Educação Física. Por fim, considerando as contradições da negação do acesso ao patrimônio cultural da humanidade, principalmente a setores significativos da classe trabalhadora, identificamos possibilidades concretas para enfrentar o fardo do peso histórico de superar, com um programa de transição, o processo de degeneração próprio do capitalismo, visando a emancipação da classe trabalhadora. Processo este que a Educação Física, enquanto área do conhecimento, campo de formação e de atuação profissional não estará eximida.

Palavras-chaves: Educação Física. Formação inicial e continuada de professores. Educação Física e atuação profissional. Educação Física abordagens e concepções. Golpe na Educação.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, FACED/UFBA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e, Pós--Doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha, (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Ensaio