EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO, CAMPO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE FAZER EM UM PERÍODO DE DESTRUIÇÃO DE FORÇAS PRODUTIVAS?
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v1i1.65Abstract
O presente texto trata da Educação Física, enquanto área do conhecimento, campo de formação inicial e continuada e de atuação profissional. Objetiva contribuir com as reflexões pedagógicas sobre o que fazer em termos de pesquisas, de formação inicial e continuada de professores e intervenção profissional, em tempos de destruição do Estado Democrático de Direito, de retirada de conquistas, de avanços da extrema-direita conservadora e de seu ideário moral, ideológico, a-cientifico, a-histórico e acrítico.Trata-se de um ensaio, com base em referências bibliográficas clássicas e, de referências recentemente defendidas em forma de dissertações e teses. São apresentados elementos sobre a “crise-ajuste-crise”do capital com o crescimento da exploração e crise crescente do capital, e as consequências no Brasil da aplicação dos ajustes estruturais, em especial na Educação e na Educação Física. Por fim, considerando as contradições da negação do acesso ao patrimônio cultural da humanidade, principalmente a setores significativos da classe trabalhadora, identificamos possibilidades concretas para enfrentar o fardo do peso histórico de superar, com um programa de transição, o processo de degeneração próprio do capitalismo, visando a emancipação da classe trabalhadora. Processo este que a Educação Física, enquanto área do conhecimento, campo de formação e de atuação profissional não estará eximida.
Palavras-chaves: Educação Física. Formação inicial e continuada de professores. Educação Física e atuação profissional. Educação Física abordagens e concepções. Golpe na Educação.
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