ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DO SERVIÇO

Autores

  • Brena Dielle Anastacio de Sousa Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Samara Moura Barreto IFCE CANINDÉ

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.70

Resumo

O movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil tem como principal intervenção a desinstitucionalização da loucura, cujo foco não é somente a extinção de manicômios, mas também garantir às pessoas um olhar humanizado e holístico. O estudo teve o objetivo verificar como os usuários e os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS II de Tauá percebem a atuação do profissional de Educação Física no serviço. Estudo empírico, descritivo, qualitativo, participaram quatro usuários e quatro profissionais de nível superior. Utilizamos a entrevista semiestruturada e percebemos a adesão dos usuários nas atividades (caminhada assistida, atendimentos individuais, e o grupo ‘o Corpo Fala’) os usuários apontaram estar satisfeitos, enfatizando uma realidade de humanização e vínculo. Identificamos a relevância deste profissional situada fortemente pelos profissionais de saúde. Conclui-se que a inserção do profissional de Educação Física na saúde mental se coloca como um forte aliado junto ao movimento da Reforma Psiquiátrica e que essa categoria vem contribuindo significativamente nesses territórios de saúde.

Palavras-Chave: Saúde mental. Educação Física. Usuário. Atividades.

Biografia do Autor

Brena Dielle Anastacio de Sousa, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará, Campus Canindé. Em processo de conclusão da Residencia Integrada em Saúde (RIS) do Ceará, enfase: Saúde Mental Coletiva.

Samara Moura Barreto, IFCE CANINDÉ

DOCENTE IFCE CANINDÉ

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Centro de Atenção Psicossocial, 2014. Disponível em:< <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/803-

sas-raiz/daet-raiz/saude-mental/l2-saude-mental/12609-caps>. >. Acesso em: 31 out 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 336. Brasília, DF: 19 fev. 2002. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html>. Acesso em: 14 out 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH) 1. Ed, 2013.

BORGES, S et al. Integralidade e Humanização. Ação Odonto v.2 n.1 p.11, 2014. Disponível em: < https://editora.unoesc.edu.br/index.php/acaodonto/article/view/4887/2633>. Acesso em: 02 ago 2018.

FREITAS, F; CARVALHO, Y; MENDES,V. Educação Física e Saúde: Aproximações com a clínica ampliada. Rev. Brasileira Ciência Esporte, v.35, n.3, p.639-656, 2013

FURTADO, R. et al. O trabalho do professor de Educação Física no CAPS: Aproximações iniciais. Revista Escola de Educação Física da UFRGS, v.21, p-41-52, jan./març. 2015.

GRIGOLO, T et al. O projeto Terapêutico Singular na clínica da Atenção Psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v.7, p.53-73, 2015.

LOURENÇO et al. Atividade Física como uma estratégia terapêutica em saúde mental: revisão integrativa com implicação para o cuidado de enfermagem. Escola Anna Nery, 2017. Disponível em:< www.scielo.br/pdf/ean/v21n3/pt_1414-8145-ean-2177-9465-EAN-2016-0390.pdf>. Acesso em: 11 fev 2019.

MANZINI, J. Entrevista Semi-Estruturada: Análise de Objetivos e de Roteiros. Consagro, 2012. Disponível em: < https://wp.ufpel.edu.br/consagro/2012/03/16/entevista-semi-estruturada-analise-de-objetivos-e-de-roteiros/>. Acesso em: 02 ago 2018.

MELLO, A. Apontamentos sobre a reforma psiquiátrica no Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v.8, p.84-95, 2012. Disponível em: < http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/2127/2920>. Acesso em: 14 out 2017

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.

MORORÓ, M; COLVERO,L; MACHADO. Os desafios da integralidade em um Centro de Atenção Psicossocial e a produção de projetos terapêuticos. Revista Esc Enferm USP, 2011.

VIANA, D; BOLZAN,L. Oficinas dos sentidos. 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais Unioeste- Cascavel, 2011.

NASI et al. A integralidade na atenção a saúde mental. UFRGS, 2009. Disponível em:

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17129/000691088.pdf?sequence.> Acesso em: 11 fev 2019.

PAULA, A; OLIVEIRA, B; ABREU,S. Educação Física, Rede de Atenção Psicossocial e Grupo de Práticas Corporais: Estudo de Caso. Revista Baiana de Saúde Pública v.41 p.831-842, 2018.

PEREIRA, C; OLIVEIRA,B. Grupo De Ginástica Comunitária Vinculado A Um Centro De Atenção Psicossicoal: Relato De Experiência. Revista Bio Motriz, v.11, n.2, 2017. Disponível em:< http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/BIOMOTRIZ/article/view/16-30/pdf_60>. Acesso em: 04 out. 2019.

PEREIRA, D. A Integralidade no Cotidiano das Práticas em Centro de Atenção Psicossocial. Cogitare Enferm p.430-436, 2011.

ROBERTO, P et al. Educação Física e Saúde Mental: Uma análise da rotina de trabalho dos profissionais dos CAPS de Goiânia. Movimento Revista de Educação Física da UFRGS v.22 n.4 p.1077-1090, 2016.

SANTOS,S; ANJOS, W. O professor de Educação Física e sua atuação no CAPS II: Atividades Rítmicas e expressiva e seus benefícios para a saúde mental. 2º Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde. Universidade Tiradentes, 2016. Disponível em:< https://eventos.set.edu.br/index.php/CIAFIS/article/view/2680>.Acesso em: 11 fev 2019.

SILVA, T. et al. Reflexões sobre a atuação do profissional de Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial. Revista Perspectiva v.2 ed.2 p.96-106, 2017. Disponível em: < http://sys.facos.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/106/107>. Acesso em: 14 out 2017.

SILVA, A; OLIVEIRA,B. A Trajetória da Educação Física no SUS em Sobral-CE: Um Resgate Histórico. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP v.11 p.193-207, 2013.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. London: Sage, 1984.

SCHERER, C; SANTOS,D. A Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial em um Município do Sul do Brasil. UFSM, 2009.

SOUZA, F. Tecnologias de Cuidado em Saúde. Rede Humaniza SUS, 2013. Disponível em:< http://redehumanizasus.net/65498-tecnologias-de-cuidado-em-saude/>. Acesso em:06 mar 2019.

TAKEDA, O; STEFANELLI, M. Atividade física, saúde mental e reabilitação psicossocial. Revista Mineira de Enfermagem, v.10.2, 2006. Disponível em:< http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/403>. Acesso em: 06 Mar 2019.

VARELA, S; OLIVEIRA, B. Alongamento? Dinâmica? Chama o professor de Educação Física! Rediscutindo o fazer da categoria em um CAPS. Licere, v.21, n.1, 2018.

VIANA, D; SANTOS,J. O profissional de Educação Física na Saúde Mental: Sua importância Biopsicossocial. 64 Reunião anual da SBPC, 2012. Disponível em:< http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/8945.htm>. Acesso em: 11 fev 2019.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Edição

Seção

Artigos Originais