ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DO SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v6i1.70Abstract
O movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil tem como principal intervenção a desinstitucionalização da loucura, cujo foco não é somente a extinção de manicômios, mas também garantir às pessoas um olhar humanizado e holístico. O estudo teve o objetivo verificar como os usuários e os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS II de Tauá percebem a atuação do profissional de Educação Física no serviço. Estudo empírico, descritivo, qualitativo, participaram quatro usuários e quatro profissionais de nível superior. Utilizamos a entrevista semiestruturada e percebemos a adesão dos usuários nas atividades (caminhada assistida, atendimentos individuais, e o grupo ‘o Corpo Fala’) os usuários apontaram estar satisfeitos, enfatizando uma realidade de humanização e vínculo. Identificamos a relevância deste profissional situada fortemente pelos profissionais de saúde. Conclui-se que a inserção do profissional de Educação Física na saúde mental se coloca como um forte aliado junto ao movimento da Reforma Psiquiátrica e que essa categoria vem contribuindo significativamente nesses territórios de saúde.
Palavras-Chave: Saúde mental. Educação Física. Usuário. Atividades.
References
BRASIL. Ministério da Saúde. Centro de Atenção Psicossocial, 2014. Disponível em:< <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/803-
sas-raiz/daet-raiz/saude-mental/l2-saude-mental/12609-caps>. >. Acesso em: 31 out 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 336. Brasília, DF: 19 fev. 2002. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html>. Acesso em: 14 out 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH) 1. Ed, 2013.
BORGES, S et al. Integralidade e Humanização. Ação Odonto v.2 n.1 p.11, 2014. Disponível em: < https://editora.unoesc.edu.br/index.php/acaodonto/article/view/4887/2633>. Acesso em: 02 ago 2018.
FREITAS, F; CARVALHO, Y; MENDES,V. Educação Física e Saúde: Aproximações com a clínica ampliada. Rev. Brasileira Ciência Esporte, v.35, n.3, p.639-656, 2013
FURTADO, R. et al. O trabalho do professor de Educação Física no CAPS: Aproximações iniciais. Revista Escola de Educação Física da UFRGS, v.21, p-41-52, jan./març. 2015.
GRIGOLO, T et al. O projeto Terapêutico Singular na clínica da Atenção Psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v.7, p.53-73, 2015.
LOURENÇO et al. Atividade Física como uma estratégia terapêutica em saúde mental: revisão integrativa com implicação para o cuidado de enfermagem. Escola Anna Nery, 2017. Disponível em:< www.scielo.br/pdf/ean/v21n3/pt_1414-8145-ean-2177-9465-EAN-2016-0390.pdf>. Acesso em: 11 fev 2019.
MANZINI, J. Entrevista Semi-Estruturada: Análise de Objetivos e de Roteiros. Consagro, 2012. Disponível em: < https://wp.ufpel.edu.br/consagro/2012/03/16/entevista-semi-estruturada-analise-de-objetivos-e-de-roteiros/>. Acesso em: 02 ago 2018.
MELLO, A. Apontamentos sobre a reforma psiquiátrica no Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v.8, p.84-95, 2012. Disponível em: < http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/2127/2920>. Acesso em: 14 out 2017
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.
MORORÓ, M; COLVERO,L; MACHADO. Os desafios da integralidade em um Centro de Atenção Psicossocial e a produção de projetos terapêuticos. Revista Esc Enferm USP, 2011.
VIANA, D; BOLZAN,L. Oficinas dos sentidos. 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais Unioeste- Cascavel, 2011.
NASI et al. A integralidade na atenção a saúde mental. UFRGS, 2009. Disponível em:
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17129/000691088.pdf?sequence.> Acesso em: 11 fev 2019.
PAULA, A; OLIVEIRA, B; ABREU,S. Educação Física, Rede de Atenção Psicossocial e Grupo de Práticas Corporais: Estudo de Caso. Revista Baiana de Saúde Pública v.41 p.831-842, 2018.
PEREIRA, C; OLIVEIRA,B. Grupo De Ginástica Comunitária Vinculado A Um Centro De Atenção Psicossicoal: Relato De Experiência. Revista Bio Motriz, v.11, n.2, 2017. Disponível em:< http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/BIOMOTRIZ/article/view/16-30/pdf_60>. Acesso em: 04 out. 2019.
PEREIRA, D. A Integralidade no Cotidiano das Práticas em Centro de Atenção Psicossocial. Cogitare Enferm p.430-436, 2011.
ROBERTO, P et al. Educação Física e Saúde Mental: Uma análise da rotina de trabalho dos profissionais dos CAPS de Goiânia. Movimento Revista de Educação Física da UFRGS v.22 n.4 p.1077-1090, 2016.
SANTOS,S; ANJOS, W. O professor de Educação Física e sua atuação no CAPS II: Atividades Rítmicas e expressiva e seus benefícios para a saúde mental. 2º Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde. Universidade Tiradentes, 2016. Disponível em:< https://eventos.set.edu.br/index.php/CIAFIS/article/view/2680>.Acesso em: 11 fev 2019.
SILVA, T. et al. Reflexões sobre a atuação do profissional de Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial. Revista Perspectiva v.2 ed.2 p.96-106, 2017. Disponível em: < http://sys.facos.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/106/107>. Acesso em: 14 out 2017.
SILVA, A; OLIVEIRA,B. A Trajetória da Educação Física no SUS em Sobral-CE: Um Resgate Histórico. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP v.11 p.193-207, 2013.
YIN, R. K. Case study research: design and methods. London: Sage, 1984.
SCHERER, C; SANTOS,D. A Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial em um Município do Sul do Brasil. UFSM, 2009.
SOUZA, F. Tecnologias de Cuidado em Saúde. Rede Humaniza SUS, 2013. Disponível em:< http://redehumanizasus.net/65498-tecnologias-de-cuidado-em-saude/>. Acesso em:06 mar 2019.
TAKEDA, O; STEFANELLI, M. Atividade física, saúde mental e reabilitação psicossocial. Revista Mineira de Enfermagem, v.10.2, 2006. Disponível em:< http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/403>. Acesso em: 06 Mar 2019.
VARELA, S; OLIVEIRA, B. Alongamento? Dinâmica? Chama o professor de Educação Física! Rediscutindo o fazer da categoria em um CAPS. Licere, v.21, n.1, 2018.
VIANA, D; SANTOS,J. O profissional de Educação Física na Saúde Mental: Sua importância Biopsicossocial. 64 Reunião anual da SBPC, 2012. Disponível em:< http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/8945.htm>. Acesso em: 11 fev 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Brena Dielle Anastacio de Sousa, Samara Moura Barreto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.