CURSO DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA - POSSIBILIDADES PRÁTICAS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Relato de experiência, com o objetivo de analisar a trajetória formativa do curso de extensão “Educação Física em tempos de COVID-19 - possibilidades práticas” na modalidade da educação à distância, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O Curso se caracteriza como ação legítima e transformadora entre a instituição e a comunidade para socializar conhecimentos e aprimorar o processo formativo dos participantes. A prática pedagógica perpassa pelo aproveitamento das ações cotidianas relacionadas à Educação, Lazer, Saúde e Esporte, estabelecendo relação direta com o contexto social, ou seja, por meio da educação online foram desenvolvidas ações de enfrentamento das consequências e impactos sociais decorrentes do isolamento social, devido a pandemia. O curso apresenta carga horária de 90 horas, distribuídos em 06 módulos de 15h cada. Como resultados, relatamos a participação de 400 estudantes e profissionais da área em que o curso se destinou a (in)formar nas perspectivas pedagógica, humana e científica possibilidades de (re)formulação da Educação Física, contribuindo com o desenvolvimento profissional ao possibilitar ações conscientes de proteção à saúde pública. Concluímos que o desenvolvimento deste curso demonstrou a responsabilidade de proporcionar a formação humana e cultural para os participantes no combate a disseminação da COVID-19, evidenciando a Educação Física como área importante na promoção e manutenção da saúde.
References
AUTOR (2018).
AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes/2892. Acesso em: 06 jun. 2020.
BITTENCOURT, R. N. Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico, v. 19, n. 221, p. 168-178, 2020. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52827. Acesso em: 06 jun. 2020.
BRAMANTE, A. C. Recreação e lazer: o futuro em nossas mãos. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação física e esportes: perspectivas para o século XXI. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública/ Doença pelo Coronavírus 2019-COE-COVID 19. Boletim Epidemiológico 19 – COE Coronavirus – 22 de junho de 2020. Disponível em: http://saude.gov.br/images/pdf/2020/June/25/Boletim-epidemiologico-COVID-19-2.pdf. Acesso em: 26 de jun. 2020.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização eo funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da união, v. 20, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitative em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2014.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física, Cortez, São Paulo, 1992.
COAUTOR (2013).
FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/411. Acesso em: 15 mai. 2020.
FILIPPIS, A.; MARCELLINO, N. C. Formação profissional em lazer, nos cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo. Movimento, v. 19, n. 3, p. 35, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/37560. Acesso em: 15 mai. 2020.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KENSI, V. M. Tecnologia e ensino presencial e a distância. 6. ed. Campinas: Papirus, 2002.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.
MASCARENHAS, F. Lazer e utopia: limites e possibilidades de ação política. Movimento, v. 11, n. 3, p. 156,157, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2876. Acesso em: 06 jun. 2020.
OLIVEIRA, E. S.; MORAIS, A. C. L. N. Covid-19: uma pandemia que alerta à população. Interamerican Journal Of Medicine And Health, v. 3, p. 03, 2020. Disponível em: https://iajmh.com/iajmh/article/view/80. Acesso em: 13 mai. 2020.
RAIOL, R. A. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 2807-2808, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/8463. Acesso em: 10 mai. 2020.
TUBINO, M. J. G. Dimensões Sociais do Esporte. São Paulo: Cortez, 1994.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.