CURSO DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA - POSSIBILIDADES PRÁTICAS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Raffaelle Andressa dos Santos Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Buriticupu).
  • Antônio Silva Andrade Cunha Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Santa Inês). http://orcid.org/0000-0002-4189-9572
  • Braulio Nogueira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Presidente Dutra). http://orcid.org/0000-0002-3457-2854
  • Mirelle Cutrim Penha Pestana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Barreirinhas). http://orcid.org/0000-0002-7319-0920
  • Hélton Mota Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus São Luís - Monte Castelo). http://orcid.org/0000-0001-9574-6152
  • Adriana Karlla Ferreira Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Maracanã). http://orcid.org/0000-0003-4427-1382

Abstract

Relato de experiência, com o objetivo de analisar a trajetória formativa do curso de extensão “Educação Física em tempos de COVID-19 - possibilidades práticas” na modalidade da educação à distância, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O Curso se caracteriza como ação legítima e transformadora entre a instituição e a comunidade para socializar conhecimentos e aprimorar o processo formativo dos participantes. A prática pedagógica perpassa pelo aproveitamento das ações cotidianas relacionadas à Educação, Lazer, Saúde e Esporte, estabelecendo relação direta com o contexto social, ou seja, por meio da educação online foram desenvolvidas ações de enfrentamento das consequências e impactos sociais decorrentes do isolamento social, devido a pandemia. O curso apresenta carga horária de 90 horas, distribuídos em 06 módulos de 15h cada. Como resultados, relatamos a participação de 400 estudantes e profissionais da área em que o curso se destinou a (in)formar nas perspectivas pedagógica, humana e científica possibilidades de (re)formulação da Educação Física, contribuindo com o desenvolvimento profissional ao possibilitar ações conscientes de proteção à saúde pública. Concluímos que o desenvolvimento deste curso demonstrou a responsabilidade de proporcionar a formação humana e cultural para os participantes no combate a disseminação da COVID-19, evidenciando a Educação Física como área importante na promoção e manutenção da saúde.

Author Biographies

Raffaelle Andressa dos Santos Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Buriticupu).

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialização em Esporte Escolar pela Universidade de Brasília (UNB/CEAD) e Graduação em Licenciatura em Educação Física pela UFMA. Professora de Educação Física na Educação Básica e Tecnológica e Professora de Educação no Ensino Superior do IFMA - Campus Buriticupu-MA. Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/MA) - Gestão 2020-2022. Atua no Programa de Formação de Professores da Educação Básica do Plano Nacional de Ações Articuladas do MEC-PARFOR pela UFMA na qualidade de Professora-pesquisadora Formador I (Curso de Licenciatura em Educação Física). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) atuando na organização e desenvolvimento dos principais Eventos de Educação Física no Maranhão. Pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede CEDES do Estado do Maranhão. Pesquisadora do Grupo VALENTE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Políticas Públicas de Esporte e Lazer (IFMA). Líder do Grupo de Pesquisa "Rede Integrada de Professores de Educação Física do IFMA" (REDE PROEF/IFMA).

Antônio Silva Andrade Cunha Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Santa Inês).

Possui Mestrado em Saúde do Adulto e da Criança (UFMA), Especialista em Metodologia no ensino da Educação Física  (UNINTER), e Graduação em Licenciatura em Educação Física pela UFMA. Professor de Educação Física na Educação Básica e Tecnológica e Professora de Educação no Ensino Superior do IFMA - Campus Santa Inês-MA. Membro e sócio  do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/MA).  Escritor do livro “Avaliação Autonômica e Corporal em indivíduos com Síndrome de Down: Ativos e Sedentários”, pela editora Novas Edições Acadêmicas. Atuo na responsabilidade e compromisso com pessoas com deficiência física  desenvolvendo a inclusão social e incentivando a concepção de cultura corporal do movimento ampliando a contribuição da Educação Física para o pleno exercício da cidadania, apontando para um processo de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento de capacidades e habilidades motoras, cognitivas, sócio-culturais e afetivas.

Braulio Nogueira de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Presidente Dutra).

Possui título de licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - EFSFVS. Mestrado acadêmico em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC-UECE). Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi tutor na especialização em Educação Física na Educação Básica vinculada à Universidade Aberta do Brasil (UAB), integra o grupo Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES - https://www.ufrgs.br/polifes/), o Grupo de Estudo Independente Michel Foucault (Interinstitucional), o Laboratório de Seguridade Social e Serviço Social (LASSOSS/UECE) e a comissão científica do GTT Atividade Física e Saúde do CBCE. Parte da produção científica disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Braulio_Oliveira3

Mirelle Cutrim Penha Pestana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Barreirinhas).

Mestre em Educação (Ensino do 1° e 2° Ciclos do Ensino Básico) no Instituto Politécnico da Guarda reconhecido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Atualmente é professora do Instituto de Educação, Ciencia e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida.

Hélton Mota Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus São Luís - Monte Castelo).

Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI / Santa Catarina (2015), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Aleixo / Rio de Janeiro (2009) e Licenciado em Educação Física pela UFMA / São Luís (2006). Professor da Disciplina Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Buriticupu (2007 a 2008), Campus Santa Inês (2008 a 2010) e Campus São Luís Monte Castelo (2010 até a presente data). Atuando no ensino profissionalizante nos cursos integrados, com interesse nas relações multidisciplinares entre as Ciências do Esporte e as demais áreas do conhecimento, como forma de contribuir para o desenvolvimento educacional, científico, técnico e tecnológico. Ênfase para as possibilidades de atuação esportiva dos diversos profissionais formados no IFMA. Atualmente Chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) do IFMA Campus São Luís Monte Castelo e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Desportiva (GEPOD) com as linhas de pesquisa: L1 - Organização Desportiva Escolar e L2 - Organização Desportiva Amadora e Profissional.

Adriana Karlla Ferreira Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Maracanã).

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal do Maranhão (2000) e mestrado em CIENCIA DA EDUCACAO - UNIDA (2016). Atualmente é professora de ensino medio e profissionalizar do Instituto Federal do Maranhão, prof. ensino, tecnico, tecnologico e superior do Instituto Federal do Maranhão e professora de nível superior lic.em ciências agrarias do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação básica e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento psicossocial, estudo comparativo, hidroginastica, idoso e terceira idade. Especialista em gerontologia pela unifoa- RJ

References

AUTOR (2018).

AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes/2892. Acesso em: 06 jun. 2020.

BITTENCOURT, R. N. Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico, v. 19, n. 221, p. 168-178, 2020. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52827. Acesso em: 06 jun. 2020.

BRAMANTE, A. C. Recreação e lazer: o futuro em nossas mãos. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação física e esportes: perspectivas para o século XXI. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública/ Doença pelo Coronavírus 2019-COE-COVID 19. Boletim Epidemiológico 19 – COE Coronavirus – 22 de junho de 2020. Disponível em: http://saude.gov.br/images/pdf/2020/June/25/Boletim-epidemiologico-COVID-19-2.pdf. Acesso em: 26 de jun. 2020.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização eo funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da união, v. 20, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitative em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2014.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física, Cortez, São Paulo, 1992.

COAUTOR (2013).

FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/411. Acesso em: 15 mai. 2020.

FILIPPIS, A.; MARCELLINO, N. C. Formação profissional em lazer, nos cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo. Movimento, v. 19, n. 3, p. 35, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/37560. Acesso em: 15 mai. 2020.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KENSI, V. M. Tecnologia e ensino presencial e a distância. 6. ed. Campinas: Papirus, 2002.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.

MASCARENHAS, F. Lazer e utopia: limites e possibilidades de ação política. Movimento, v. 11, n. 3, p. 156,157, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2876. Acesso em: 06 jun. 2020.

OLIVEIRA, E. S.; MORAIS, A. C. L. N. Covid-19: uma pandemia que alerta à população. Interamerican Journal Of Medicine And Health, v. 3, p. 03, 2020. Disponível em: https://iajmh.com/iajmh/article/view/80. Acesso em: 13 mai. 2020.

RAIOL, R. A. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 2807-2808, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/8463. Acesso em: 10 mai. 2020.

TUBINO, M. J. G. Dimensões Sociais do Esporte. São Paulo: Cortez, 1994.

Published

2021-04-28