Os Fazeres Pedagógicos de Professoras de Educação Física Preceptoras do Programa Residência Pedagógica

Authors

  • Cícero Bruno Moura de Souza
  • Richardson Dylsen de Souza Capistrano Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Juazeiro do Norte
  • Sávia Maria da Paz Oliveira Lucena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Juazeiro do Norte
  • Marla Maria Moraes Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Juazeiro do Norte

Abstract

Os fazeres pedagógicos do educador se concebem pela apropriação dos vários saberes docentes já adquiridos. Esses fazeres, são manifestados na atuação em sala, de acordo com todas as peculiaridades da comunidade e instituição de ensino. A Residência Pedagógica (PRP) trata-se de um programa de aperfeiçoamento da docência de licenciandos, no processo, residentes elaboram e executam atividades didáticas, orientados por professores e preceptores. Acerca dos fazeres e saberes pedagógicos de professores de Educação Física, formulou-se como objetivo geral: investigar através do relato pessoal e oral de atuação docente, como são e estão construídos os fazeres pedagógicos singulares das preceptoras do PRP Núcleo Educação Física - IFCE campus Juazeiro do Norte-CE. O estudo caracteriza-se como descritivo, de caráter qualitativo, utilizou-se a entrevista semiestrutura com as três preceptoras do programa, a interpretação dos dados deu-se por meio de Análise de conteúdo. De acordo com as preceptoras, os resultados registrados expõem que a Educação Física é um componente curricular único; a seleção de conteúdos precisa combinar atividades em sala e fora dela; as tarefas práticas e coletivas são mais vantajosas quanto a eficácia da aprendizagem; e que a rotinização das aulas demonstra um melhor proveito do processo ensino-aprendizagem. Como considerações finais, constatou-se que: determinações curriculares baseadas na regionalidade pelos órgãos mantedores das escolas; experiência, ou falta da mesma, na condução de práticas específicas nas aulas, bem como o domínio da teoria; a sequência metodológica das aulas e o estabelecer de rotinas conceberam a construção dos fazeres pedagógicos das três preceptoras.

Author Biographies

Cícero Bruno Moura de Souza

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal do Ceará - campus Juazeiro do Norte (2020).

Richardson Dylsen de Souza Capistrano, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Juazeiro do Norte

Mestre em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2010).
Professor da carreira EBBT do IFCE campus Juazeiro do Norte.

Sávia Maria da Paz Oliveira Lucena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Juazeiro do Norte

Mestra em Educação pela UFRN (2005). Professora efetiva do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE campus Juazeiro do Norte.

Marla Maria Moraes Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Juazeiro do Norte

Mestra em Educação pela UFPE (2015).
Professora efetiva do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE campus Juazeiro do Norte.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BASEI, A. P.; BENDRATH, E. A. Habitus e habitus de classe: analogias com o desenvolvimento profissional dos professores de educação física. Acta Scientiarum, Educação, Maringá, v. 38, n. 3, p. 319-327, set. 2016.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, a. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.

BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de set. de 2008. Lei Federal de Estágio. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 17 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abr. de 2016. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 20 mar. 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 19 mar. 2019.

FURTADO, R. S.; MONTEIRO, E. C. P.; VAZ, A. F. Lutas no ensino médio:

conhecimento e ensino. Cadernos de Formação RBCE, v. 10, n. 1, p. 57-69, mar. 2019.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

GARIGLIO, J. A. Fazeres e saberes pedagógicos de professores de educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Estatuto. Fortaleza, 2018. Disponível em: https://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/ensino/programa-residencia-pedagogica/campus-de-juazeiro-do-norte/edital-no-4_2018-prp_capes_proen_ifce-selecao-para-o-programa-_final.pdf. Acesso em: 19 mar. 2019.

KHALED, T. E. A.; TASSA, O. M. Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. EFDeportes.com Revista Digital, Buenos Aires, a. 20, n. 203, abr. 2015.

LIBÂNEO, J. C. Didática: velhos e novos temas. Edição do autor. Goiânia, 2002. Disponível em: https://pt.slideshare.net/stellasorg/libneo-didatica-velhos-e-novos-temas. Acesso em: 11 fev. 2020.

MATOS, J. M. C. et. al. Conteúdos de ensino da Educação Física Escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes. Revista Educação Física UEM, v. 26, n. 2, p. 181-199, 2 trim. 2015.

MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 98-110, 2000.

MOURA, M. M. M. Construção da identidade profissional do professor de educação física: elementos biográficos e relacionais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15780/1/Vers%C3%A3o%20Final%20Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Marla%20Maria%20Moraes%20Moura.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.

NÓVOA, A. org. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, LDA, 2000.

OLIVEIRA, M. R. Práticas corporais de aventura na natureza: rapel e orientação como possibilidades de aprendizagem na escola. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2020. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6576. Acesso em: 9 mar. 2020.

PIMENTEL, A.; RODRIGUES, C. A. L. A ludicidade e a prática de atividade física com escolares: relatos de experiência. Revista Infinitum, São Bernardo, v. 2, n. 3, p. 47-60, dez. 2019.

PINEAU, G. A autoformação no decurso da vida. Groupe de recherche sur l'autoformation en France (GRAF). Universidade de Tours, 1999. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/textos/a-autoformacao-no-decurso-da-vida.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

PINTO, R. et. al. Promover o questionamento junto de alunos de ciências do ensino básico. Interacções, v. 11, n. 39, 2016.

SANSOLOTTI, S. O.; COELHO, M. N. O conceito de formação continuada e a sua concepção de acordo com Imbernón, Nóvoa e Libâneo. Avanços & Olhares: Revista Acadêmica Multitemática do IESA, Barra do Garças, n. 3, ago. 2019.

SANTOS, W. et al. Avaliação na Educação Física Escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 205-218, 1 tri. 2015.

SEVERO, J. L. R. L. Formação e profissionalidade docente: a pedagogia como base de saberes e competências do professor. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 261-279, ago. 2016.

SILVA, L. R. C.; FARIAS, I. M. S. Ética: orientações legais para a formação de professores. In. ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 9. ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA, 9. SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 3. 2009. Iguatu. Ética: orientações legais para a formação de professores. Iguatu: IFCE, 2009.

SOUZA JÚNIOR, M. B. M. et al. Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 479-493, 2 tri. 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Published

2021-04-28