CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPORTE ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO EXTREMO SUL DO BRASIL

Authors

  • Gabriel Barros da Cunha Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL, Campus Pelotas
  • Gicele de Oliveira Karini da Cunha Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL, Campus Pelotas
  • Thiago Terra Borges Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL, Campus Pelotas

Abstract

RESUMO 

Nas últimas décadas, houve um crescimento notável na oferta de cursos em nível Lato Sensu na área da Educação Física e Esporte. No entanto, ainda são escassos os espaços de formação docente que tem se dedicado a problematizar e refletir os dilemas do ensino do esporte no contexto escolar, conteúdo sempre muito presente nas aulas de educação física. Além disso, muitos cursos de qualificação apresentam um currículo inchado, desarticulado dos objetivos do professor e desconexo com a realidade escolar. Dessa forma, um grupo de professores de Educação Física do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), cientes da necessidade de implementação de programas de qualificação profissional fundamentados na relação entre o conhecimento científico, filosófico e empírico, ofertou a comunidade de Pelotas e região, um curso presencial de Especialização em Esporte Escolar. A escolha do tema para o curso justifica-se, tanto por seu caráter inédito na região, quanto por sua irrefutável aplicabilidade ao cotidiano do professor de Educação Física. Posto isto, com o objetivo de apresentar a comunidade acadêmica a proposta e as concepções do curso de Especialização em Esporte Escolar implementado pelo IFSul no ano de 2019, o presente artigo divide-se em cinco partes: 1) Qualificação docente; 2) Ensinando o esporte na escola; 3) O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Esporte Escolar no IFSul; 4) Percepção do corpo discente e 5) Considerações finais.

Palavras-chave: Qualificação docente. Esporte. Educação Física. Escola.

Author Biographies

Gabriel Barros da Cunha, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL, Campus Pelotas

Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2006), Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Portugal (2008), Doutorando em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Professor de Ensino básico, técnico e tecnológico, componente do quadro efetivo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL).

Gicele de Oliveira Karini da Cunha, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL, Campus Pelotas

Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2007), Mestra em Atividade Física e Saúde pela Universidade do Porto, Portugal (2009), Doutoranda em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Professora de Ensino básico, técnico e tecnológico, componente do quadro efetivo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL).

Thiago Terra Borges, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL, Campus Pelotas

Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2007), Mestre em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (2008), Doutor em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (2014). Professor de Ensino básico, técnico e tecnológico, componente do quadro efetivo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL).

References

REFERÊNCIAS

ABRAHAM, A.; COLLINS, D.; MARTINDALE, R. The coaching schematic: validation through expert coach consensus. Journal of Sports Sciences. v. 24, n. 6, p. 549-564, 2006.

BENTO, J.O. Da pedagogia do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J.O.; PETERSON, R.D.S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, Cap. 3, p. 26–40.

BLOOM, G.A.; DURAND-BUSH, N.; SCHINKE, R.; SALMELA, J.H. The importance of mentoring in the development of coaches and athletes. International Journal of Sport Psychology. v. 29, p. 267-281, 1998.

BRANDÃO, Z. Escola de tempo integral e cidadania escolar. Em Aberto. Brasília, v. 22, n. 8, p. 97-108, 2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020.Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 19 de agosto de 2020.

BUNKER, D.; THORPE, R. A Model for the Teaching of Games in Secondary Schools. Bulletin of Physical Educatin. v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.

CUSHION, C.J.; NELSON, L.; ARMOUR, K.; LYLE, J.; JONES, R; SANDFORD, R.; O'CALLAGHAN, C. Coach learning and development: A review of literature. Project Report. Sports Coach UK, Leeds. 2010.

DARIDO, S.C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. In: MACIEL, L.S.B.; SHIGUNOV NETO, A. (Orgs.). Formação de professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004, cap. V, p. 113-27.

DUMITH, S. C.; AZEVEDO JÚNIOR, M. R.; ROMBALDI, A. J. Aptidão física relacionada à saúde de alunos do ensino fundamental do município de Rio Grande, RS, Brasil. Rev Bras Med Esporte. São Paulo, v. 14, n. 5, p. 454-459, 2008.

ERICKSON, K.; BRUNER, M.; MacDONALD, D.; CÔTÉ, J. Gaining insight into actual and preferred sources of coaching knowledge. International Journal of Sport Science and Coaching, v. 3, n. 4, p. 527-538, 2008.

FERREIRA, L.A. O professor de educação física no primeiro ano da carreira: análise da aprendizagem profissional a partir da promoção de um programa de iniciação à docência. 2005. 216f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

FORTES, M. O. et al. A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos. Rev. educ. fis. UEM, Maringá , v. 23, n. 1, p. 69-78, Mar. 2012.

GALATTI, L.R. et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.

GALATTI, L.R.; BETTEGA, O.B.; PAES, R.R.; REVERDITO, R.R.; SEOANE, A.M.; SCAGLIA, A.J. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços tecnológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a prática, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 639-654, jul/set 2017.

GIUSTI, J.G.; GALATTI, L.R.; VOSER, R.C.; AZEVEDO, M.R. O ensino do esporte através do jogo: análises, possibilidades e desafios na educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, jul./set. 2017.

GONZÁLES, F.J; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GRAÇA, A. O desporto na escola: enquadramento da prática. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004, p. 97-112.

GÜNTHER, M.C.C.; MOLINA NETO, V. Formação permanente de professores de educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: uma abordagem etnográfica. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-91, 2000.

JONES, R.L; ARMOUR, K.M.; POTRAC, P. Constructing expert knowledge: a case study of a top-level professional soccer coach. Sport, Education and Society, v. 8 n. 2, p. 213- 229, 2003.

MATIAS, N. Escolas de integral e atividades extracurriculares: universos à espera da psicologia brasileira. Psicologia em Revista. Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 120-139, 2009.

MATOS, M. A. Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. Campinas, 1993.

MATOS, Z. Contributos para a compreensão da pedagogia do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 154-184.

MESQUITA, I.M.R. Refundar a cooperação escola-clube no desporto de crianças e jovens. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004, p. 143-170.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. World Health Organization, 2020. Disponível em: https://www.who.int/. Acesso em: 19 de agosto de 2020.

PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. CAVALLET, V.J. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, R.L.L.(Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP. 2003. p. 267-278.

PONTES JÚNIOR, J.A.F. Contribuição social da formação científica em Educação Física. Motricidade. Ribeira de Pena, v. 12, S1, p. 1-2, 2016.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 600-610, 2009.

RINK, J. Teaching physical education for learning (2nd ed.). Mosby, St. Louis. 1993.

RODRIGUES, L.L.; BRACHT, V. As culturas da educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Porto Alegre, v. 32 n. 1, p.93-107, set 2010.

SIEDENTOP, D; HASTIE, P.A.; MARS, H.V. Complete Guide to Sport Education. Champaing: Human Kinetics, 2004.

SOUZA, E.A.; FILHO, V.C.B.; NOGUEIRA, J.A.D.; JÚNIOR, M.R.A.; Atividade Física e alimentação saudável em escolares brasileiros: revisão de programas de intervenção. Caderno de Saúde Pública, v. 27 n. 8, Rio de Janeiro, p. 1459-1471, 2011.

VASCONCELLOS, C.S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5. ed. São Paulo: Libertad, 2004.

WITTIZORECKI, E.S.; MOLINA NETO, V. O trabalho docente dos professores de Educação Física na rede municipal de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 47-70, 2005.

Published

2021-04-28