CORPO, SAÚDE E SALUTOGENIA NA PANDEMIA COVID-19
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRODUÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS E TEXTUAIS
Resumo
O texto relata a experiência do Projeto de Extensão “Corpo, Saúde e Salutogenia na pandemia COVID-19: produção de produtos audiovisuais e textuais”, ofertado pela Universidade Federal de Sergipe (2020-2). Metodologicamente, os encontros ocorreram via plataforma virtual, quinzenalmente, estudando a perspectiva salutogênica, concepção elaborada pelo médico Aaron Antonovksy (década 1970), a qual procura enfatizar a dimensão que envolve a potência e possibilidades da vida humana com a saúde, e não com a doença (esta última, hegemônica, conhecida como perspectiva patogênica e seus discursos de risco). Os resultados foram a produção de 3 produtos (um audiovisual, um banner digital e um portfólio digital), que se configuram como um registro histórico desse momento pandêmico. O projeto de extensão permitiu aproximar os alunos e alunas de um conceito pouco conhecido e discutido nos meios acadêmicos e midiático (salutogenia), sendo que a elaboração dos três produtos ajudou a refletir sobre o presente e sobre o conhecimento adquirido quanto às relações da mídia e tecnologia com a Educação Física (EF). Também possibilitou a construção e veiculação do conhecimento com a criação e circulação de materiais didáticos que podem servir de apoio a diversos professores do componente curricular EF na tematização da saúde na perspectiva mídia-educativa.
Referências
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
BRODTMANN, D. “O que mantém as crianças e os jovens mais saudáveis?” Novas maneiras de entender a saúde e suas consequências na promoção e educação. In: KUNZ, E. Educação Física crítico-emancipatória: com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Unijuí, 2006. p. 97-115.
FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
KUNZ, E. “O Ministério da Saúde adverte: viver é prejudicial à saúde”. In: BAGRICHEVSKY, M.; PALMA, A.; ESTEVÃO, A. A Saúde em debate na Educação Física vol. 3. Ilhéus: Editus/Ministério do Esporte, 2007. p. 173-186.
MEZZAROBA, C.; DANTAS JÚNIOR, H. S. O que podemos e devemos aprender sobre a pandemia como professores? Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, set./dez. 2020.
OLIVEIRA, A. A. B. de. O tema saúde na Educação Física Escolar: uma visão patogenética ou salutogenética? In: KUNZ, E.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física e esportes. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 241-260.
RIVOLTELLA, P. C. Formar a competência midiática: novas formas de consumo e perspectivas educativas. Revista Comunicar, v. XIII, n. 25, 2º sem. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cristiano Mezzaroba, Maria Edivania Alves dos Santos, Rodrigo de Souza Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.