AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENSAIO SOBRE AS PRÁTICAS DAS LUTAS E O DISCURSO DE UM CONTEÚDO DE LUTAS
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v3i1.103Resumo
A partir do “movimento renovador” e da abordagem culturalista, as lutas têm se legitimado como um conteúdo nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, cabe questionar: será que as práticas das lutas nas escolas se deram somente a partir do “movimento renovador”? Em caráter de ensaio, a partir de revisão parcial da literatura, o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão a respeito da presença das práticas das lutas na Educação Física escolar. Os resultados indicam que a presença das práticas das lutas não é um fenômeno derivado do “movimento renovador”, visto que as fontes do atual estudo indicaram a presença da esgrima nas aulas de gymnastica desde meados do século XIX. Todavia, diferente dos tempos atuais, as práticas de lutas eram atravessadas por discursos higienistas e civilizatórios. Conclui-se que, conhecer a história das formas de presença das lutas na escola básica, torna-se fundamental para poder lograr um espaço definitivo deste conhecimento na Educação Física escolar.
Palavras-chave: Luta; Esgrima; Movimento Renovador; Educação Física escolar.
Referências
BETTI, M. Educação Física e sociedade: a Educação Física na escola brasileira. São Paulo: Hucitec, 1991.
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física- 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC, SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 13 maio 2020.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESGRIMA. Regras para competições. Rio de Janeiro: CBESGRIMA, 2017. Disponível em: http://cbesgrima.org.br/wp-content/uploads/2018/01/regulamento-tecnico-esgrima-fie-dezembro-de-2017.pdf. Acesso em 13 maio 2020.
COSTA, L. H.; SANTOS, M. S.; GÓIS JUNIOR, E. O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX). Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), v. 28, p. 273-282, 2014.
CUNHA JUNIOR, C. F. Os exercícios gymnasticos no Collegio Imperial de Pedro Segundo (1841-1870). Rev. Bras. Ciênc. Esporte. v. 25 p. 69-81 2003.
CUNHA JUNIOR, C. F. Organização e cotidiano escolar da “Gymnastica” uma história no Imperial Collegio de Pedro Segundo. Perspectiva. v. 22 p.163-196 2004.
FERREIRA, H. S. As lutas na educação física escolar. Revista de Educação Física / Journalof Physical Education, v. 75, n. 135, 2006.
GASPAROTTO, G. S.; SANTOS, S. L C. D. Produção científica nacional sobre o ensino de lutas no ambiente escolar: estado da arte. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 11, n. 4, p. 112-124, out./dez. 2013.
GÓIS JUNIOR, E; BATISTA, J. C. F. A Introdução da Gymnastica na Escola Normal de São Paulo (1890-1908). Movimento (UFRGS. Impresso), v. 16, p. 69-85, 2010.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
MACHADO, T. S.; BRACHT, V. O impacto do movimento renovador da educação física nas identidades docentes: uma leitura a partir da “teoria do reconhecimento” de Axel Honneth. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 22, n. 3, p. 849-860, 2016.
MEDINA, J. P. S. A educação física cuida do corpo e... “mente”: Novas contradições e desafios do século XXI. 26. ed. Campinas: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, V. M. O que é educação física? 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.
PARANÁ (Estado). Educação física: ensino médio. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2006.
PERNAMBUCO (Estado). Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares de Educação Física do Estado de Pernambuco.Pernambuco: SEE, 2014.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autentica, 2008.
RIO GRANDE DO SUL (Estado). Secretaria de Educação.Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Rio Grande do Sul: Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011650.pdf. Acesso em: 01 de set. 2018.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta curricular do estado de São Paulo: educação física – ensino fundamental ciclo II e ensino médio. São Paulo: SEE, 2009.
SOARES, C. L. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, p. 6-12, 1996.
SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.