AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENSAIO SOBRE AS PRÁTICAS DAS LUTAS E O DISCURSO DE UM CONTEÚDO DE LUTAS

Authors

  • Marcos Roberto So Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho/MG Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Gilson Santos Rodrigues Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v3i1.103

Abstract

A partir do “movimento renovador” e da abordagem culturalista, as lutas têm se legitimado como um conteúdo nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, cabe questionar: será que as práticas das lutas nas escolas se deram somente a partir do “movimento renovador”? Em caráter de ensaio, a partir de revisão parcial da literatura, o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão a respeito da presença das práticas das lutas na Educação Física escolar. Os resultados indicam que a presença das práticas das lutas não é um fenômeno derivado do “movimento renovador”, visto que as fontes do atual estudo indicaram a presença da esgrima nas aulas de gymnastica desde meados do século XIX. Todavia, diferente dos tempos atuais, as práticas de lutas eram atravessadas por discursos higienistas e civilizatórios. Conclui-se que, conhecer a história das formas de presença das lutas na escola básica, torna-se fundamental para poder lograr um espaço definitivo deste conhecimento na Educação Física escolar.

Palavras-chave: Luta; Esgrima; Movimento Renovador; Educação Física escolar.

Author Biographies

Marcos Roberto So, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho/MG Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do IFSULDEMINAS –
Câmpus Muzambinho. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Estadual Paulista (UNESP, Presidente Prudente-SP). Licenciado e bacharel em
Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Bauru-SP). Atualmente é
estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade
Estadual de Campinas. Integrante dos Grupo de Estudos em Educação Física EscolaR
(Unicamp/CNPq) e participante do Grupo de Pesquisa Margem (Unicamp/CNPq). Desenvolve
trabalhos de investigação na área de Educação Física escolar, com ênfase nos seguintes temas:
lutas, relação com o saber, alunos, ensino médio.

Gilson Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação - bacharelado (2014) e licenciatura (2015) - em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2018).  É membro do grupo de estudos e pesquisas das artes circenses (CIRCUS) e do Grupo do Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil  (GEEFIDI). Atualmente é doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: circo, pedagogia, pedagogia das atividades circenses, jogos circenses, jogos, lúdico, aéreos, arte-educação e Educação Física.

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo.

 

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Published

2020-09-02