MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS EM PERÍODOS DE ENSINO REMOTO

EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compartilhar e elaborar sínteses de experiências pedagógicas na Educação Física desenvolvidas em três países da comunidade Iberoamericana: Chile, Espanha e Brasil. Nesse sentido, pretende-se relatar e problematizar algumas estratégias de mediação tecnológica no ensino de Educação Física diante do isolamento social e, consequente, ensino remoto. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. O desenho de análise é inspirado na estrutura metodológica de casos pedagógicos, que compreende a elaboração e análise compartilhada de narrativas por diferentes sujeitos, e posterior síntese na forma de balanço das experiências. Dentre os aspectos destacados, observa-se que Chile, Espanha e Brasil são territórios que necessitam fortalecer e ampliar a noção e/ou acesso à tecnologia. Percebe-se que todos os países tiveram que reordenar suas práticas em torno de uma nova compreensão de tecnologia para além do dispositivo. Considera-se a constante necessidade de repensar a formação de professores frente à demanda da tecnologia digital e dos processos de desterritorialização da educação (seja ela básica ou superior). Se por um lado, a abrupta mudança nas formas de ensinar e aprender desestabilizou o professorado, por outro é latente a potência criativa para viabilizar tal processo.

Biografia do Autor

Allyson Carvalho de Araujo, UFRN

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN), na área de concentração "Movimento Humano, Cultura e Educação" e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede (PROEF-Pólo Natal). É vice-líder do Grupo de estudos e pesquisa em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC), membro do Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Comunicação e Cultura (Marginália) e Coordenador do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). Foi diretor de Comunicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) nas gestões de 2015-2017 e de 2017-2019. Foi Coordenador do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (REDE CEDES-RN) entre 2016 e 2019. Foi coordenador do Sub-projeto Educação Física do PIBID-UFRN (2015-2017). Já foi editor de dossiê temático na Revista Cadernos de Formação RBCE (2014) e na Revista Temas em Educação (2019). Atualmente é editor de uma sessão temática na Revista Espaço do Currículo. Atualmente voltou a coordenar o Subprojeto Pibid Educação Física na UFRN no edital (2020). Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Comunicação, Educação, Mídia, Tecnologia e Cinema.

Alexandre Paulo Loro, UFFS

Pós-Doutorado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), com estágio Sanduíche no Departamento de Educação Física e Esportes da Universidade de Valência - Espanha (com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Estágio Sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciatura Plena em Educação Física (UFSM). Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Chapecó-SC), Curso de Pedagogia; Professor Credenciado como Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), Curso de Mestrado (Campus Erechim-RS). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - BASis/INEP/MEC e Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019) para a área da Educação Física. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Física Escolar. Atua nos seguintes temas: interdisciplinaridade; sujeito e linguagem; formação de professores; lazer; intercultura; corpo e jogos. 

Irene Moya Mata, Universidade de Valência

Professora de Educação Física no Ensino Básico, Professora da Faculdade de Ensino (Universidade de Valência).

Ricardo Souza de Carvalho, Universidade Católica de Maule

Possui doutorado em Doctorado en Educación pela Universidad Academia de Humanismo Cristiana(2018). Atualmente é Professor da Universidad Catolica del Malue. Tem experiência na área de Educação Física.

Referências

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Publicado

15-07-2022

Edição

Seção

GTT3 - FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS