MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS EM PERÍODOS DE ENSINO REMOTO
EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS
Abstract
O presente artigo tem como objetivo compartilhar e elaborar sínteses de experiências pedagógicas na Educação Física desenvolvidas em três países da comunidade Iberoamericana: Chile, Espanha e Brasil. Nesse sentido, pretende-se relatar e problematizar algumas estratégias de mediação tecnológica no ensino de Educação Física diante do isolamento social e, consequente, ensino remoto. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. O desenho de análise é inspirado na estrutura metodológica de casos pedagógicos, que compreende a elaboração e análise compartilhada de narrativas por diferentes sujeitos, e posterior síntese na forma de balanço das experiências. Dentre os aspectos destacados, observa-se que Chile, Espanha e Brasil são territórios que necessitam fortalecer e ampliar a noção e/ou acesso à tecnologia. Percebe-se que todos os países tiveram que reordenar suas práticas em torno de uma nova compreensão de tecnologia para além do dispositivo. Considera-se a constante necessidade de repensar a formação de professores frente à demanda da tecnologia digital e dos processos de desterritorialização da educação (seja ela básica ou superior). Se por um lado, a abrupta mudança nas formas de ensinar e aprender desestabilizou o professorado, por outro é latente a potência criativa para viabilizar tal processo.
References
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF, abr. 2020. Disponível em: < http://pesquisa.in.gov.br>. Acesso em: 15 out. 2021.
CEARÁ. Decreto nº 33.523, de 23 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas definidas no decreto nº33.519, de 19 de março de 2020, para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e dá outras providências. Ano XX, nº 33.523, publicado em 23 março de 2020. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/DECRETO-N%C2%BA33.523-de-23-de-mar%C3%A7o-de-2020.pdf . Acesso em: 15 out. 2021.
HINOSTROZA, Juan Enrique; JARA, Ignacio; CLARO, Magdalena; SAN MARTÍN, Ernesto; RODRÍGUEZ, Patricio; CABELLO, Tania Cabello; IBIETA, Andrea; LABBÉ, Christian. Understanding factors related to Chilean students' digital skills: A mixed methods analysis. Computers & Education, v. 88, p. 387-398, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2015.07.016. Acesso em 20 dez. 2021.
HODGES, C. et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de Emergência. Revista da Escola, professor, escola e tecnologia. V. 2, p.1-12, 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17. Acesso em: 15 out. 2021.
JARAMILLO, Claudia; CHÁVEZ, Jorge. TIC y educación en Chile: Una revisión sistemática de la literatura. Nuevas Ideas en Informática Educativa, v. 11, 221-231, 2015. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/221-231.pdf. Acesso em 20 dez. 2021
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1997.
MARTOS-GARCIA, Daniel; USABIAGA, Oidui; VALENCIA-PERIS, Alexandra. Students’ perception on formative and shared assessment: Connecting two universities through the Blogosphere. Journal of New Approaches in Educational Research, v. 6, n. 1, p. 64-70, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.7821/naer.2017.1.194. Acesso em: 20 dez. 2021.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Matriz de habilidades TIC para el aprendizaje. Centro de Educación y Tecnología. Enlaces: Santiago de Chile, 2013.
MOLINA, Juan Pedro; VALENCIA-PERIS, Alexandra; SUÁREZ, Cristóbal. Percepción de los estudiantes de una experiencia de uso didáctico de blog docente en Educación Superior. Educación XX1, v. 19, n. 1, p. 91-113, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5944/educXX1.13948. Acesso em 20 dez. 2021.
MOYA-MATA, Irene; LIZANDRA, Jorge. El uso de Edublogs para el acompañamiento y tutorización del alumnado en educación superior: una experiencia en tiempos de pandemia. In: LÓPEZ MENESES, E.; BARRIENTOS-BÁEZ, A.; CALDEVILLA, D.; PEÑA-ACUÑA, B. (Orgs.). Innovación universitaria: reformulaciones en la nueva educación. Barcelona: Octaedro, 2021. p. 41-56.
NATAL. Decreto nº 11.931, de 01 de abril de 2020. Determina a suspensão das aulas na Rede Pública Municipal de Ensino até o dia 30 de abril de 2020, e define outras medidas. Ano XX, nº 4292, Natal/RN, publicado em 02 de abril 2020. Disponível em: https://natal.rn.gov.br/storage/app/media/DOM/anexos/dom_20200402_6dce7bf7f24e30e27cb25bd8d172a530.pdf . Acesso em: 15 out. 2021.
OROZCO, G. G. Hacia una dialéctica de la recepción televisiva: la estructuración de estrategias por los televidentes. Comunicação & Política na América Latina, v. 22-25, n. 8, p. 57-73, 1993.
CABERO, Julio; BARROSO, Julio. La produción de objetos de aprendizaje en realidad aumentada por estudiantes universitários: grado de aceitação de esta tecnologia y motivación para su uso. Revista Mexicana de Investigacion Educativa, v. 23, n. 79, 1261-1283, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329810628. Acesso em: 20 dez. 2021.
CABERO, Julio; BARROSO, Julio. (org.) Nuevos retos en tecnología educativa. Madrid: Editorial Síntesis, 2015.
RIO GRANDE DO NORTE (Estado). Decreto nº 29.524, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias para o enfrentamento da Situação de Emergência em Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus (covid-19). Natal, RN, mar. 2020a. Disponível em: <http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200318&id_doc=677489>. Acesso em: 15 out. 2021.
SELWYN, N. Education and technology: key issues and debates. New York: Continuum Books, 2017.
SILVA, A. J. F. et al. Desafios da educação física escolar em tempos de pandemia: notas sobre estratégias e dilemas de professores(as) no combate à COVID-19 (SARS-COV-2). Cenas Educacionais, v. 4, p. e10618, 30 mar. 2021a.
SILVA, Hugo Tapia. Perfiles de conocimiento y uso de las TIC en profesores chilenos. Revista de Estudios y Experiencias en Educación - REXE, v. 20, n. 42, p. 233-255, 2021. Disponível em: http://www.rexe.cl/ojournal/index.php/rexe/article/view/950. Acesso em: 20 dez. 2021b.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (SBC). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para ensino de Computação na Educação Básica. 2019. Disponível em: https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. Acesso em: 28 set. 2021.
UNESCO. La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19. Informe COVID-19: CEPAL-UNESCO, agosto de 2020.
VAN LANCKER, W.; PAROLIN, Z. COVID-19, school closures, and child poverty: a social crisis in the making. The Lancet Public Health, v. 5, n. 5, p. e243–e244, 2020. Disponível em: doi: https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30084-0. Acesso em 20 dez. 2021.
VAREA, V.; GONZÁLEZ-CALVO, G.; GARCÍA-MONGE, A. Exploring the changes of physical education in the age of Covid-19. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 27, n. 1, p. 32-42, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17408989.2020.1861233. Acesso em 20 dez. 2021.
WANG, Guanhai; ZHANG, Yunting; ZHAO, Jin; ZHANG, Jun; JIANG, Fan. (2020). Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. The Lancet, v. 395, n. 10228, p. 945–947, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30547-X. Acesso em 20 dez. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Allyson Carvalho de Araujo, Alexandre Paulo Loro, Irene Moya Mata, Ricardo Souza de Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.