FATORES MOTIVACIONAIS DA PRÁTICA DE NATAÇÃO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v1i1.36Resumo
São diversos os motivos que inspiram as pessoas com deficiência a praticarem a natação, e eles variam de pessoa para pessoa e também conforme o objetivo da atividade. O objetivo deste trabalho foi analisar as motivações de pessoas com deficiência para a prática da natação. Participaram da pesquisa, 20 sujeitos com deficiência física e/ou intelectual praticantes de natação. Para coleta de dados foi utilizado um questionário que avalia a motivação, Participation Motivation Questionnaire – PMQ e a Escala de estado de ânimo para análise do estado de ânimo. Os principais resultados apontam que os aspectos aptidão física, reconhecimento social, competição, competência técnica, e diversão motivam mais a prática de natação do que outros aspectos como ganhar prêmios, ganhar dos adversários, e satisfazer os pais. Os estados de ânimo que mais se destacam foram os estados de ânimo positivos tais são felicidade, leveza e energia. Conclui-se que os estímulos que motivam pessoas com deficiência a praticarem natação partem de questões físicas, sociais e emocionais. Muitos pretendem através da natação estabelecer novos vínculos, terem satisfação e ocupação no seu tempo, tratar da saúde, melhorias no humor, relaxamento, e obterem outras experimentações, não se deixando abater pelo seu estado de limitação. A natação se apresenta, portanto, como uma alternativa para melhora do estado de ânimo e qualidade de vida.
Palavras-chave: Deficiência. Natação. Motivação
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Layla Beatriz de Freitas Barros, Raissa Forte Pires Cunha, Winney Aguiar Pimenta, Jéssica do Vale Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.