FATORES MOTIVACIONAIS DA PRÁTICA DE NATAÇÃO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Layla Beatriz de Freitas Barros Fametro
  • Raissa Forte Pires Cunha Fametro
  • Winney Aguiar Pimenta Fametro
  • Jéssica do Vale Ribeiro Fametro

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v1i1.36

Resumo

São diversos os motivos que inspiram as pessoas com deficiência a praticarem a natação, e eles variam de pessoa para pessoa e também conforme o objetivo da atividade. O objetivo deste trabalho foi analisar as motivações de pessoas com deficiência para a prática da natação. Participaram da pesquisa, 20 sujeitos com deficiência física e/ou intelectual praticantes de natação.  Para coleta de dados foi utilizado um questionário que avalia a motivação, Participation Motivation Questionnaire – PMQ e a Escala de estado de ânimo para análise do estado de ânimo. Os principais resultados apontam que os aspectos aptidão física, reconhecimento social, competição, competência técnica, e diversão motivam mais a prática de natação do que outros aspectos como ganhar prêmios, ganhar dos adversários, e satisfazer os pais. Os estados de ânimo que mais se destacam foram os estados de ânimo positivos tais são felicidade, leveza e energia. Conclui-se que os estímulos que motivam pessoas com deficiência a praticarem natação partem de questões físicas, sociais e emocionais. Muitos pretendem através da natação estabelecer novos vínculos, terem satisfação e ocupação no seu tempo, tratar da saúde, melhorias no humor, relaxamento, e obterem outras experimentações, não se deixando abater pelo seu estado de limitação. A natação se apresenta, portanto, como uma alternativa para melhora do estado de ânimo e qualidade de vida.

Palavras-chave: Deficiência. Natação. Motivação

Biografia do Autor

Layla Beatriz de Freitas Barros, Fametro

Graduação em Educação Física pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2018) e pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Lourenço Filho (2018).

Raissa Forte Pires Cunha, Fametro

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015) na área de Educação Inclusiva.

 

Winney Aguiar Pimenta, Fametro

Graduação em Educação Física pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza(2018).

 

Jéssica do Vale Ribeiro, Fametro

Graduação em Educação Física pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2018).

Downloads

Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Artigos Originais