FATORES MOTIVACIONAIS DA PRÁTICA DE NATAÇÃO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v1i1.36Abstract
São diversos os motivos que inspiram as pessoas com deficiência a praticarem a natação, e eles variam de pessoa para pessoa e também conforme o objetivo da atividade. O objetivo deste trabalho foi analisar as motivações de pessoas com deficiência para a prática da natação. Participaram da pesquisa, 20 sujeitos com deficiência física e/ou intelectual praticantes de natação. Para coleta de dados foi utilizado um questionário que avalia a motivação, Participation Motivation Questionnaire – PMQ e a Escala de estado de ânimo para análise do estado de ânimo. Os principais resultados apontam que os aspectos aptidão física, reconhecimento social, competição, competência técnica, e diversão motivam mais a prática de natação do que outros aspectos como ganhar prêmios, ganhar dos adversários, e satisfazer os pais. Os estados de ânimo que mais se destacam foram os estados de ânimo positivos tais são felicidade, leveza e energia. Conclui-se que os estímulos que motivam pessoas com deficiência a praticarem natação partem de questões físicas, sociais e emocionais. Muitos pretendem através da natação estabelecer novos vínculos, terem satisfação e ocupação no seu tempo, tratar da saúde, melhorias no humor, relaxamento, e obterem outras experimentações, não se deixando abater pelo seu estado de limitação. A natação se apresenta, portanto, como uma alternativa para melhora do estado de ânimo e qualidade de vida.
Palavras-chave: Deficiência. Natação. Motivação
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Layla Beatriz de Freitas Barros, Raissa Forte Pires Cunha, Winney Aguiar Pimenta, Jéssica do Vale Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Refise se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.