OS SABERES-FAZERES NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Lucas Borges Soeiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.21439/refise.v2i1.76

Resumo

Tem por objetivo retratar as redes de saberes-fazeres tecidas na disciplina Estágio Supervisionado de Educação Física na Educação Infantil. Toma como base metodológica as narrativas autobiográficas de um professor em formação, cujo principal instrumento de registro é o portfólio utilizado nos espaços de intercessão das discussões na disciplina e nas práticas docentes compartilhadas nos Centros Municipais de Educação Infantil. Faz uso dos estudos e pesquisas nos/dos/com os cotidianos como referencial teórico. Considera a existência de uma crítica mecânica e imediatista dos estagiários sobre as práticas docentes de Educação Física na Educação Infantil, tendo,por consequência, rotulações a professores(as), tais como: “deixam as crianças livres”. Mediante essas ações dos estagiários, alertamos sobre a necessidade de cautela na produção aligeirada dos discursos acerca das práticas de professores(as) que praticam os cotidianos das escolas.Entende-se que a função da crítica só tem procedência quando pautada na ética e na fundamentação ante a complexidade dos acontecimentos vividos nos estágios. Aposta-se, antes de um “falar sobre”, é necessário um “viver com” os outros que praticam cotidianamente os tempos-espaços de educação de crianças muito pequenas. Há necessidade de intervenções com os cotidianos ante os anseios e incertezas da materialização das práticas pedagógicas dos estagiários de Educação Física na Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Infantil. Estágio. Saberes-fazeres. Pesquisas com os cotidianos.

Biografia do Autor

Lucas Borges Soeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Licenciado em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo.

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Católico de Vitória (2011). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Coordenador do Comitê Científico do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (biênio 2020/2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educação infantil, educação para a saúde.

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas:sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 13-38.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação.Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007.

CAPARROZ, Francisco Eduardo. O Jogo nas aulas de Educação Física na Pré-Escola e a Pedagogia Crítico-Superadora: elementos para a análise do processo histórico da atuação de um professor de Educação Física na Pré-Escola. 1992. 113 f. Monografia (Especialização) –Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CORTELLA, Mario Sergio. Formação docente: recusar o pedagocídio. In: SANTOS, Emerson. (Org.). Reescrevendo a Educação. 1. ed.São Paulo: Scipione, 2006, v. 1. p. 62-72.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Ensaio de uma metodologia efêmera: ou sobre as várias maneiras de se sentir e inventar o cotidiano escolar. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. 1. ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2001, v. 1. p. 91-107.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. O currículo escolar. In: ESPÍRITO SANTO (ESTADO). Secretaria de Estado de Educação e Esportes. Subsecretaria de Educação Básica e Profissional. Política Educacional do estado do Espírito Santo: a educação é um direito. Vitória, 2004. Coletânea de textos.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Revista Educação e Sociedade,Campinas, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. Pesquisa com os cotidianos em redes de conhecimento.In: AMADO, João; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro(Org.). Referenciais teóricos e metodológicos de investigação em educação e ciências sociais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017. p. 149-166.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete M. Currículos realizados e/ou vividos nos cotidianos de escolas públicas: sobre como concebemos a teoria e a prática em nossas pesquisas. In: MACEDO,Elisabeth; MACEDO, Roberto Sidnei; AMORIM, Antônio Carlos (Org.). Como nossas pesquisas concebem a prática e com ela dialogam? 1. ed. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2008, p. 4-13.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição Silva; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2018.

GALLO, Silvio. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: MARIGUELA, Marcio; CAMARGO, Ana Maria Faccioli (Org.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha, 2007.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; RISTOW, Renato Weiler; GLITZ, Ana Paula.O abandono do trabalho docente em aulas de Educação Física: a invisibilidade do conhecimento disciplinar. Educación Física y Ciencia, Bueno Aires, v. 15, n. 2, p. 2-15, 2013.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “nãomais” e o “aindanão”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 1,p. 9-24, 2009.

MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. Pesquisa Pedagógica em Educação Física e os “estudos nos/dos/com os cotidianos”: entre o contextualismo e a transcendência. Movimento, Porto Alegre, p. 319-330, mar. 2018.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In. PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2002.

LIMA, Maria Socorro; PIMENTA, Selma Garrido.Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, out. 2006.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA. Educação Infantil do Município de Vitória: Umoutro olhar. Secretaria Municipal de Educação Infantil/Gerência de Educação Infantil, Vitória:Multiplicidade, 2006.

RANGEL, Iguatemi Santos. Educação Física na Educação Infantil: possibilidades de intervenção pela via do estágio supervisionado. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2012, Campinas. Anais... Campinas: FE/UNICAMP, 2012. v. 1. p. 14-24.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAYÃO, Deborah Thomé. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002.

SOUZA NETO, Samuel; SARTI, Flavia Medeiros; BENITES, Larissa Cerignoni. Entre o ofício de aluno e o habitus de professor: os desafios do estágio supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 311-324, jan./mar. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Centro de Educação Física e Desportos. Currículo de Curso de Educação Física – Licenciatura - Ano/versão: 2014. Vitória, 2014. 5 p. Disponível em: <http://www.cefd.ufes.br/sites/cefd.ufes.br/files/field/anexo/Vers%C3%A3o%202014.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2018.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 11, p. 729-750, maio/ago. 2019.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico.Campinas:Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências