OS SABERES-FAZERES NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.21439/refise.v2i1.76Abstract
Tem por objetivo retratar as redes de saberes-fazeres tecidas na disciplina Estágio Supervisionado de Educação Física na Educação Infantil. Toma como base metodológica as narrativas autobiográficas de um professor em formação, cujo principal instrumento de registro é o portfólio utilizado nos espaços de intercessão das discussões na disciplina e nas práticas docentes compartilhadas nos Centros Municipais de Educação Infantil. Faz uso dos estudos e pesquisas nos/dos/com os cotidianos como referencial teórico. Considera a existência de uma crítica mecânica e imediatista dos estagiários sobre as práticas docentes de Educação Física na Educação Infantil, tendo,por consequência, rotulações a professores(as), tais como: “deixam as crianças livres”. Mediante essas ações dos estagiários, alertamos sobre a necessidade de cautela na produção aligeirada dos discursos acerca das práticas de professores(as) que praticam os cotidianos das escolas.Entende-se que a função da crítica só tem procedência quando pautada na ética e na fundamentação ante a complexidade dos acontecimentos vividos nos estágios. Aposta-se, antes de um “falar sobre”, é necessário um “viver com” os outros que praticam cotidianamente os tempos-espaços de educação de crianças muito pequenas. Há necessidade de intervenções com os cotidianos ante os anseios e incertezas da materialização das práticas pedagógicas dos estagiários de Educação Física na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Física. Educação Infantil. Estágio. Saberes-fazeres. Pesquisas com os cotidianos.
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